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    Contactless pode deixar checkout duas vezes mais rápido

    Pesquisa apontou que 56,9% dos consumidores brasileiros têm intenção de usar, neste ano, algum tipo de aplicativo para realizar pagamentos

    por Raphael Coraccini em 16 de agosto de 2019

    O ecossistema de meios de pagamento digitais já está em crescimento acelerados nos últimos anos, mas apenas 4% das empresas estão preparadas para esses tipos de pagamento, segundo pesquisa da Visa. Em contraposição, o consumidor está cada vez mais interessado nesse tipo de tecnologia para agilizar suas compras.

    Uma pesquisa da Minsait, empresa espanhola especializada em consultoria de Transformação Digital, apontou que 56,9% dos consumidores brasileiros têm intenção de usar, neste ano, algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos.  “O brasileiro é um early adopter de novas tecnologias e isso inclui tecnologias como pagamento in-app – como Uber e 99 – e carteiras digitais – como ApplePay, Samsung Pay e GooglePay”, afirma Túlio Cardoso, head de Adquirência e Parcerias da Adyen para a América Latina.

    Transações contactless possuem um caminho preferencial no fluxo da transação se comparada a uma transação somente de contato, onde o cartão é inserido no Terminal POS. Quem garante é Cassio Batoni, head de Marketing e Desenvolvimento de Negócios na América Latina na Thales, empresa especializada em tecnologia para meios de pagamento. “Uma transação sem contato pode ser até duas vezes mais rápida que uma transação de cartão de crédito tradicional”, afirma.

    A tecnologia NFC funciona ao aproximar o seu celular de um leitor compatível ou de outro aparelho, quando a conexão é feita via radiofrequência. Para isso, é preciso que eles estejam entre dois e dez centímetros de distância. “No caso dos cartões, há uma antena interna que se comunica com o terminal (POS) de acordo com os métodos acima descritos e a fabricação pode ser por meio de acoplamento indutivo ou pela tecnologia conectada”, detalha Batoni.

    Quais são os tipos de transmissão NFC disponibilizadas para pagamentos sem contato?

    PASSIVA – Apenas gera o sinal de conexão para outro dispositivo

    ATIVA – Envia e recebe dados

    LEITOR E GRAVADOR – Lê, altera e grava novos dados

    PEER-TO-PEER (P2P) – Dois aparelhos comunicam-se entre si, semelhante ao que acontece via Bluetooth, porém com menor gasto de energia

    TROCA DE CARTÕES

    Segundo Batoni, as bandeiras de cartões estão trabalhando para aumentar a quantidade de plásticos com tecnologia NFC e reduzir os modelos tradicionais. “Elas sabem que a adesão de pagamentos sem contato é uma forma de trazer inovação e segurança para o mercado”, conta o executivo. “Por isso emitiram mandates que determinam regras e prazos para a implantação de cartões contactless aos emissores, assim como regras especificas para adquirentes e estabelecimentos. O prazo para as mudanças varia de acordo com a região geográfica no mundo”, completa.

    No caso da América Latina, segundo Batoni, os emissores devem migrar seus portfólios de forma gradual e o processo foi iniciado apenas no ano passado. Entre os segmentos que podem se beneficiar das novas tecnologias de contacless, o de mobilidade e de varejo estão entre os mais avançados. O Brasil possui a segunda maior rede de terminais POS habilitados para contactless no mundo graças à adesão gradual desses dois setores, em especial.

    A prefeitura do Rio de Janeiro passou a disponibilizar, desde o fim de abril, sua opção de pagamento da tarifa do transporte público com a tecnologia contactless. Os usuários cadastram seu cartão de crédito para descontar a passagem. A operação pode ser efetuada via celular, pulseira ou relógio equipados com a tecnologia e cadastrados.

    Batoni, alerta, porém, que a troca de cartões comuns pela tecnologia contacless deve ser pensada levando em conta localidade e perfil do cliente, faixa de renda e dados socioeconômicos. “A massificação do pagamento NFC (sem contato) por meio do celular é uma certeza para o futuro, porém a realidade mais próxima e acessível aos usuários que vemos com certeza está nos cartões e nos wearables”, explica Batoni.

    “Uma transação sem contato pode ser até duas vezes mais rápida que uma transação de cartão de crédito tradicional”

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