O ecossistema de meios de pagamento digitais já está em crescimento acelerados nos últimos anos, mas apenas 4% das empresas estão preparadas para esses tipos de pagamento, segundo pesquisa da Visa. Em contraposição, o consumidor está cada vez mais interessado nesse tipo de tecnologia para agilizar suas compras.
Uma pesquisa da Minsait, empresa espanhola especializada em consultoria de Transformação Digital, apontou que 56,9% dos consumidores brasileiros têm intenção de usar, neste ano, algum tipo de aplicativo (por exemplo, a carteira virtual) para realizar pagamentos. “O brasileiro é um early adopter de novas tecnologias e isso inclui tecnologias como pagamento in-app – como Uber e 99 – e carteiras digitais – como ApplePay, Samsung Pay e GooglePay”, afirma Túlio Cardoso, head de Adquirência e Parcerias da Adyen para a América Latina.
Transações contactless possuem um caminho preferencial no fluxo da transação se comparada a uma transação somente de contato, onde o cartão é inserido no Terminal POS. Quem garante é Cassio Batoni, head de Marketing e Desenvolvimento de Negócios na América Latina na Thales, empresa especializada em tecnologia para meios de pagamento. “Uma transação sem contato pode ser até duas vezes mais rápida que uma transação de cartão de crédito tradicional”, afirma.
A tecnologia NFC funciona ao aproximar o seu celular de um leitor compatível ou de outro aparelho, quando a conexão é feita via radiofrequência. Para isso, é preciso que eles estejam entre dois e dez centímetros de distância. “No caso dos cartões, há uma antena interna que se comunica com o terminal (POS) de acordo com os métodos acima descritos e a fabricação pode ser por meio de acoplamento indutivo ou pela tecnologia conectada”, detalha Batoni.