• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    alimentos

    Foto Elastic Compute Farm (Pixabay)

    pitch
    Pitch perfect: como conquistar o investidor ideal
    30 de outubro de 2019
    tecnologias
    Brasileiro é otimista com o avanço de tecnologias no mercado de trabalho, segundo pesquisa 
    31 de outubro de 2019
    Global Trends

    Conheça as 10 tendências para alimentos em 2020

    Maior varejista de alimentos orgânicos e saudáveis do mundo, a Whole Foods listou dez tendências em comidas para o próximo ano

    por Adriana Fonseca em 31 de outubro de 2019

    Faz parte do negócio de uma varejista de alimentos estudar os hábitos do consumidor em relação à comida. A Whole Foods, maior varejista de produtos orgânicos e saudáveis do mundo, com 499 lojas nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, divulgou recentemente uma lista com as dez principais tendências alimentares para 2020.

    Agricultura regenerativa, alimentos da África Ocidental, misturas de carne e novas variedades de farinha estão entre as influências e movimentos que se espera que decolem no próximo ano.

    Dado o tipo de negócio da companhia, é claro que se faz necessário ressaltar que há um conflito de interesse óbvio na publicação dessa lista – porque a empresa pode querer influenciar as pessoas a consumirem justamente o que ela coloca em suas prateleiras. Mas, a tomar por base as análises da varejista em anos anteriores, de forma geral ela acerta nas tendências.

    Apesar de a companhia ter lojas em apenas três países, as tendências são globais.

    A cada ano, mais de 50 pessoas da equipe do Whole Foods Market, incluindo compradores regionais e globais e especialistas em culinária, compilam cuidadosamente o relatório com base em décadas de experiência e conhecimento em fornecimento de produtos, estudando as preferências do consumidor e participando de exposições da indústria de alimentos e bem-estar em todo o mundo.

    alimentos

    Foto Pratiksha Mohanty (Unsplash)

    Conheça as 10 tendências do setor de alimentos para 2020

    Agricultura regenerativa

    Agricultores, produtores, acadêmicos, agências governamentais e varejistas estão analisando de perto como usar as práticas de manejo da terra e dos animais para melhorar a saúde do solo e sequestrar carbono.

    Embora o termo “agricultura regenerativa” possa ter muitas definições, em geral descreve práticas agrícolas e de pastoreio que restauram o solo degradado, melhoram a biodiversidade e aumentam a captura de carbono para criar benefícios ambientais duradouros, como impactar positivamente as mudanças climáticas.

    O consumidor pode ajudar esse movimento procurando marcas que apoiam práticas regenerativas.

    O poder da farinha

    Uma variedade de farinhas interessantes está entrando no mercado. O ano de 2020 trará farinhas de frutas e vegetais, como banana e farinha de couve-flor a granel. Os bens de consumo embalados (batatas fritas, salgadinhos e doces) estão entrando nessa tendência e começam a substituir as farinhas tradicionais pela farinha de “tigernut” – conhecida como chufa, uma raiz vegetal consumida há quatro mil anos.

    Alimentos da África Ocidental

    Os sabores tradicionais da África Ocidental estão surgindo em todos os lugares em alimentos e bebidas. O trio de tomates, cebolas e malaguetas forma a base de muitos pratos da região e amendoim, gengibre e erva-cidreira são adições comuns. As 16 nações da África Ocidental compartilham alimentos semelhantes, mas cada uma tem suas próprias especialidades baseadas em influências sutis do Oriente Médio e Europa Ocidental. As marcas estão buscando na África Ocidental seus superalimentos, como moringa e tamarindo, e cereais ainda pouco conhecidos, como sorgo, fonio (variante do painço), teff (um grão vindo da Etiópia) e milheto.

    alimentos

    Foto Tama (Pixabay)

    Pratos prontos

    A vida não está diminuindo a velocidade, mas os lanches vão mais do que acompanhar isso. Já se foram os dias em que as únicas opções eram barras de cereais. A seção refrigerada dos supermercados está cada vez mais repleta de lanches saudáveis ​​e frescos, tipicamente preparados e repartidos com antecedência em casa: ovos cozidos com coberturas salgadas, legumes em conserva, sopas para beber e molhos de todos os tipos – todos com porções perfeitas, embalagem simples e convenientes. Até as barras nutricionais passaram das prateleiras para o refrigerador, graças à adição de frutas e vegetais frescos.

    À base de plantas

    Os mexidos de tofu podem sempre ter um lugar na mesa do café da manhã vegano, mas as marcas mais modernas estão desacelerando o uso da soja, que tradicionalmente domina o espaço de proteínas na dieta à base de plantas.

    Alguns dos produtos que anunciam “sem soja” no próximo ano substituirão o ingrediente por misturas inovadoras (como grãos e feijão mungo) para imitar as texturas cremosas de iogurtes e outros produtos lácteos. No corredor do suplemento, as marcas estão trocando soja por feijão mungo, cânhamo, abóbora, abacate, semente de melancia e clorela dourada, mantendo as texturas suaves nos pós de proteína vegana e trazendo um espectro de aminoácidos à base de plantas para a mesa. À medida que o movimento à base de plantas ganha força, as marcas procuram evitar os ingredientes alergênicos.

    Tudo vira manteiga

    Já viu nozes e sementes virarem manteiga? É provável que isso aconteça em 2020. Pense em manteigas além do tahini – como manteiga de semente de melancia – e produtos sazonais como manteiga de abóbora.

    Manteigas de nozes, de castanha de caju, de amêndoa, amendoim, macadâmia e até grão de bico (não, não é um novo nome para homus). Muitas marcas buscam eliminar o uso de óleo de palma ou promover uma certificação de óleo de palma de origem responsável e usar castanhas cultivadas com menos impacto ambiental.

    alimentos

    Foto Olivia Colacicco (Unsplash)

    Repensando o menu infantil

    A julgar pelo número de competições infantis de culinária e panificação na TV, as crianças estão mais preparadas para a cozinha do que nunca. Até 2026, 80% dos millennials terão filhos, e muitos pais estão apresentando seus filhos a alimentos mais aventureiros – com ótimos resultados.

    As marcas de alimentos estão percebendo a próxima geração – possivelmente os primeiros verdadeiros “foodies” – expandindo o menu para itens como nuggets de frango orgânicos, palitos de peixe sem sal à milanesa e massas coloridas em formas divertidas feitas a partir de farinhas alternativas.

    Açúcares não tão simples

    Para aqueles que buscam doçura fora dos suspeitos de costume, como açúcar, estévia e mel, há muito mais a escolher, seja para cozinhar, assar ou misturar no chá ou café. As reduções de xarope de fontes de frutas, como frutas de monge, romãs, coco e tâmaras, são uma maneira de adicionar sabores únicos e concentrados em receitas de sobremesas, carne e marinadas. Xaropes doces feitos de amidos como sorgo e batata doce podem ser comparados aos sabores profundos de melaço ou mel e podem ser usados para assar pratos e adoçar bebidas.

    Misturas de carne e plantas

    Os açougueiros não serão deixados de lado e a mania “à base de plantas” não vai tornar todo mundo vegetariano em 2020. Mas as marcas e os chefs estão aderindo à tendência de tornar o icônico hambúrguer “melhor para os clientes e para o planeta”, misturando pelo menos 25% de cogumelos frescos à iguaria.

    Grandes marcas estão vendo se os consumidores que comem carne trocam um hambúrguer de carne tradicional por um com 30% de ingredientes vegetais, divulgando benefícios como menos gordura e colesterol, quando comparado ao hambúrguer de carne moída comum. Os consumidores podem esperar mais produtos misturados no futuro.

    Bebidas zero álcool

    Opções não alcoólicas estão surgindo em todos os lugares, desde menus nos bares mais aclamados do mundo até lojas especializadas. Muitas dessas bebidas procuram recriar sabores clássicos de coquetel usando métodos de destilação normalmente reservados ao álcool, criando uma alternativa ao licor.

    Há, por exemplo, o alt-gin para gin e tônicos e líquidos artificiais com infusão botânica para um falso martini. Acrescente a isso as opções que podem ser desfrutadas diretamente da garrafa ou lata, como águas com gás com infusão de lúpulo.


    + TENDÊNCIAS

    9 tendências tecnológicas para 2020
    Futuristas comentam as tendências disruptivas para os próximos anos
    Tendências e o futuro da Internet das Coisas

    Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo
    Tendência no mundo, home office é um dos benefícios mais procurados, segundo pesquisa

    alimentos
    consumidor
    Tendências
    Global Trends

    Tendências: veja os próximos passos no mercado B2B

    Global Trends

    Saiba onde estão as próximas oportunidades dos bancos digitais

    Global Trends

    Você sabe o que são as Organizações Orgânicas?

    Global Trends

    Tendências estratégicas de tecnologia para 2021

    Global Trends

    5 grandes tendências para 2021 ― segunda parte

    Global Trends

    5 grandes tendências para 2021 ― primeira parte

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR