• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    consumidores
    6 Dicas de Eric Ries para transformar grandes empresas em startups
    5 de novembro de 2019
    valores
    Toda empresa tem valores. Mas quantas acreditam e geram confiança de verdade a partir deles?
    5 de novembro de 2019
    Global Trends

    O cliente não está mais no centro de tudo. E quem está no lugar dele?

    Barbara Martin, chief digital officer da Ikea, arrancou aplausos entusiasmados no Web Summit ao falar sobre a “centralidade das pessoas”

    por Jacques Meir, de Lisboa em 5 de novembro de 2019

    “Vivemos em uma época de crise, mas também de definições importantes”. Com voz calma, mas com notável segurança, Barbara Martin Coppola, Chief Digital da Ikea, iniciou sua apresentação que galvanizou a plateia do Web Summit. Em toda sua carreira, ela sempre ouviu a necessidade de adaptar empresas à centralidade do cliente. “O cliente no centro dos negócios era um mantra, o objetivo primordial”, comentou.

    Mas na Ikea, uma empresa devotada a criar um mundo melhor para as pessoas, era necessário ousar e ir além desse objetivo. Hoje, ela está completamente voltada para trabalhar na ideia de centralidade da “pessoa”. Ou seja, criar condições para gerar impacto positivo no mundo e na vida das pessoas, para além da vida dos clientes.

    “Nossa casa é o lugar mais importante das nossas vidas, onde relaxamos, onde refletimos melhor sobre nossos problemas e cultivamos diversos afetos, onde podemos nos sentir bem”

    Isso significa que precisamos pensar sobre como podemos fazer o relacionamento das pessoas com suas casas ser melhor. A Ikea naturalmente pensa em como tornar as casas mais funcionais e mais receptivas para gerar e compartilhar bem-estar. Para isso, ela desenvolve diversas ações que requalificam os lares das pessoas.

    “I think it’s time for these companies to move from customer-centricity to people-centricity.” 👫

    IKEA Chief Digital Officer Barbara Martin Coppola speaking at #WebSummit on how legacy brands can adapt to a rapidly changing world ✨ pic.twitter.com/7K3XAt7IAH

    — Web Summit (@WebSummit) November 5, 2019

    Pense em energia sustentável, em estimular residências e comunidades a criar formas de compartilhar e gerar energia sustentável. Usar energia de forma mais racional, de fontes renováveis faz bem para a qualidade de vida. Mas dentro dos lares, por que não ousar e pensar no conceito de “Mobília como serviço”? Por que não “alugar”sua mobília, coisas que você usa pouco ou estão em desuso no seu momento de vida, mas que podem ser úteis para outras pessoas ou famílias. Barbara fala de berços ou trocadores, por exemplo.

    E o que dizer da forma como reimaginamos o espaço onde vivemos? A Ikea trabalha no desenvolvimento de robótica dos móveis para ajudar famílias a aproveitar melhor mínimos espaços. Momentos do dia, tais como camas que se transformam em sofás automaticamente.

    Claro, todas essas inovações são baseadas na análise dos dados, que permitem identificar benefícios reais, para pessoa

    Barbara Martin Coppola, Chief Digital Officer, IKEA (Foto: David Fitzgerald)

    Claro, todas essas inovações são baseadas na análise dos dados, que permitem identificar benefícios reais. É por isso que a centralidade nas pessoas pode gerar impactos positivos para a sociedade? Ela vai além: afirma que toda a empresa pode disseminar impactos no seu ecossistema.Por isso, a Ikea decidiu investir em parcerias com companhias com as mesmas crenças dela. Dessa forma, desenvolveu uma rede de fornecedores capazes de inovar e propor soluções que entrem em sintonia com os seus valores: combatendo a discriminação, eliminando o trabalho abusivo, com respeito ambiental. Esse ecossistema multiplica a visão da Ikea e gera impactos positivos para muito mais pessoas.

    Por outro lado, nessa equação, é imprescindível que esses valores sejam compartilhados pelos colaboradores e é necessário encorajar mais e mais empresas a desenvolver valores e incluir mais e mais talentos diversos em seus quadros. 54% dos colaboradores da Ikea são mulheres, o que é absolutamente positivo  – um reflexo real da sociedade, na visão de Barbara.

    A Chief Digital Officer também falou da casa de todos, o planeta: “estamos encarando uma crise real, e é necessário que as empresas tomem atitudes prontamente. É preciso agir agora”, enfatizou.

    clienteMais e mais pessoas sabem que não é mais possível desperdiçar tantos e tantos recursos continuamente. É insustentável, enquanto as gerações passam, o planeta continua. Mas em que condições para as demais gerações?

    Esse foi o ponto de ártica que motivou a Ikea a estabelecer uma política plena de economia circular até 2030. Para isso, ela se compromete a vender apenas produtos de materiais reciclados e reusados até essa data. “Queremos que 1 bilhão de pessoas consiga viver de modo amplamente sustentável até essa data. Essas são as bases da “centralidade nas pessoas”, alinhando os interesses de sociedades com os do planeta.

    De forma pragmática, Barbara Martin encerrou sua palestra afirmando que é hora de ser corajoso e ativo.

    Já segue o Whow! no Instagram? Acompanhe nossa cobertura exclusiva do evento também nas redes sociais

    Fique por dentro de todos os insights do Web Summit com a hashtag #whownowebsummit

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    “É a hora de as empresas mudarem o foco no cliente para o foco nas pessoas, e realmente ter um impacto positivo na sociedade”, Bárbara Martin Coppola, CDO da @ikeausa O #websummit2019 está dando o que falar! Estamos aqui em Lisboa para montar um panorama completo das startups e teses de negócios mais relevantes para o mercado #whownowebsummit #whowfestival #whow #inovacao #tech #tecnologia #futuro #tendencia #negocios #noticiasinternacionales

    Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em 5 de Nov, 2019 às 8:09 PST

    Ikea
    Web Summit 2019
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    Startups

    Startup brasileira desenvolve nova tecnologia para acesso à água durante a pandemia

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR