• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    5G
    são paulo
    Por que investir em São Paulo?
    1 de agosto de 2019
    Natura
    Natura utiliza o Google para aumentar em 30% eficiência na criação de produtos
    2 de agosto de 2019
    Global Trends

    Claro espera que 5G acelere em 30 vezes a transferência de dados

    5G vai permitir também a hiper personalização de serviços de conexão para empresas e promete catapultar tecnologias ainda incipientes no Brasil, como IoT e blockchain

    por Raphael Coraccini em 2 de agosto de 2019

    O leilão para a rede 5G no Brasil está programado para ser realizado em março de 2020, conforme divulgou a Anatel em fevereiro deste ano. Com o leilão, as teles vão disputar participação em três bandas: 2.3GB; 3,5GB; e 26 GB.

    Para o consumidor final e empresas, o que importa é a eficiência da internet. A média de velocidade no Brasil é de 13 Mbps (megabit por segundo) para a tecnologia 3G, segundo levantamento da empresa britânica OpenSignal. Na Coréia do Sul, a velocidade da internet móvel é de 52,4 Mbps. Segundo Luiz Fernando Bourdot, diretor de Evolução Tecnológica de Rede da Claro, “na prática, a internet 5G no Brasil contará com picos de 1,5 Gbps e a média será de 800 Mbps”, afirma.

    As primeiras experiências de 5G nos países desenvolvidos apresentaram um desempenho muito abaixo do prometido. Os primeiros testes na Austrália no ano passado alcançaram 100 Mbps, quando o teto era de 3Gbps. Mesmo assim, isso significou um aumento de 30 vezes na eficiência da internet local.

    Se o Brasil conseguir oferecer o 5G de 800 Mbps na média, seria oito vezes mais eficiente que as primeiras tentativas na Austrália, por exemplo. Difícil acreditar, ainda mais levando em conta que o pico esperado para cá é apenas a metade do que o país da Oceania previa para sua rede. Espera-se que, pelo menos, o 5G coloque o Brasil próximo da média mundial em eficiência na internet que está em 17,6 Mbps.

    5G

    Bourdout afirma ainda que uma das grandes novidades do 5G extrapola a questão da eficiência da rede. Será a possibilidade de personalização de planos para clientes corporativos por meio da construção de slices (redes dedicadas) para adequar o serviço à demanda de cada empresa. “O 5g diferente das outras gerações, é menos focado em aumentar o desempenho no acesso e trata-se de todo um novo ecossistema, nova arquitetura fim a fim que possibilita catapultar a inovação”, diz Bourdot.

    O executivo aponta que, com o 5G, o tempo de baixa latência (a transferência de pacotes de dados de um ponto a outro da rede) pode diminuir em 50 vezes. “Isso pode fazer uma diferença muito grande em setores da economia que têm necessidade de troca de informações em alta velocidade, como o mercado de ações”, destaca Bardot.

    Para o executivo da Claro, os desafios para implementação do 5G passam pela necessidade da ampliação da infraestrutura de rede no Brasil, que é historicamente defasada. Bourdot lembra que um dos entraves maiores está na burocracia excessiva necessária para a instalação de novos sites para ampliar a área de cobertura. Mas a eficiência do 5G pode ajudar a reduzir esse déficit. “A gente conseguirá (com o 5G) ter uma cobertura maior mesmo com uma banda menor se as operadoras trabalharem com duas bandas combinadas para melhorar conexão e velocidade”, detalha.

    Rodrigo Uchoa, diretor de Negócios para Transformação Digital da Cisco, destaca que, além do desafio do aumento dos sites, as teles vão ter que encarar a necessidade investir mais na distribuição de datas centers – cada vez mais cheio de dados.

    “Pode fazer uma diferença muito grande em setores da economia que têm necessidade de troca de informações em alta velocidade, como o mercado de ações”

    “Uma rede 5G não é só para telecomunicações, é também para processamento. Será a primeira vez que a operadora vai ter acapacidade de processar e distribuir aplicações na sua própria rede, isso traz mudanças radicais não só na infraestrutura necessária, mas no papel das teles”, afirma

    TELECOM E BANCOS

    A implementação do 5G, segundo Uchoa, é o trampolim que ainda falta ao Brasil para a implementação em larga escala de tecnologias que já vêm sendo discutidas há anos, como o iOT e o blockchain. “O 5G permite que tudo que está sendo discutido em tecnologia hoje seja aplicado em larga escala”, afirma.

    O executivo da Cisco destaca ainda que, com a nova tecnologia de conexão, domínios e infraestruturas das empresas passarão a ser cada vez mais difícil de separar dos domínios e infraestrutura das teles, o que deve acelerar o desenvolvimento de ecossistemas no País com várias grandes empresas de diferentes setores agindo em integração, fomentando o sistema de startups que circulam na órbita dessas grandes empresas.

    Segundo Bourdot, da Claro, a implementação do 5G trará mudanças importantes ao sistema financeiro. “O impacto será muito grande. Hoje, boa parte das operações bancárias já são mobile e a tendência é de crescimento acelerado. Os assistentes financeiros vão precisar cada vez mais oferecer uma experiência melhor ao cliente”, afirma o executivo da Claro.

    E, para isso, os bancos vão precisar de uma conexão mais eficiente. Para Bardot, as instituições financeiras devem ser as principais beneficiadas pela capacidade do 5G de criar redes dedicadas com mais facilidade. “Com o 5G, vai haver grande automação da rede”, afirma. “Os chamados slices de rede permitirão aos grandes clientes ter um pedaço da própria rede da operadora. Hoje, constrói-se ‘túneis’ para oferecer redes dedicadas”, afirma.

    ECOSSISTEMAS

    Marcia Ogawa, líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, aponta que a integração entre bancos e teles é parte do que tem se tornado paradigma da nova economia, com a concorrência sendo praticada entre diferentes redes e não mais entre diferentes empresas. “Havia uma cadeia linear de supply chain e na nova economia passa a ser uma combinação de várias empresas sem hierarquia. Atualmente, a competição é feita entre ecossistemas ou plataformas, isso muda tudo no planejamento estratégico das empresas”, afirma.

    Nessa nova lógica, as empresas de telecomunicações têm a possibilidade de ganhar protagonismo em outras áreas, segundo Marcia. “O 5G pode combinar tecnologias e frequências distintas necessárias para diferentes aplicações, como IoT, por exemplo. É o grande pulo do gato. Até então pensávamos as teles apenas com seu chapéu de conectividade, hoje, elas pensam em subir na cadeia de valor”, avalia.

    A especialista afirma que, há 10 anos, a Deloitte trabalha com o diálogo entre bancos e teles para que liderem a transformação digital na internet brasileira. “A indústria financeira no Brasil é das mais desenvolvidas do mundo e encontra a possibilidade de continuar na liderança em âmbito global se conseguir criar modelos de negócios inovadores. Sempre desafiamos teles e bancos a fazer negócios conjuntos. E para isso, elas vão precisar das startups, em especial, das fintechs que estão surgindo”, aponta Marcia.

    “Até então pensávamos as teles apenas com seu chapéu de conectividade, hoje, elas pensam em subir na cadeia de valor”


    +5G

    5G, 6G e 7G: até onde iremos na telefonia móvel?
    Comunicação: para cada marca, um desafio
    Softbank avança no Brasil e pode concentrar investimentos em inovação
    Claro espera que 5G acelere em 30 vezes a transferência de dados

    5G
    banco
    dados
    especialistas
    telecomunicações
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR