Nunca vimos um período de tantas mudanças no comportamento do consumidor como aconteceu em 2020 – pelo menos não na história recente. O ritmo de transformação do mundo causado pela pandemia do novo coronavírus é extremamente acelerado. Tendências previstas para acontecer dentro dos próximos dez anos se tornaram realidade em alguns meses. Compreender esse cenário se tornou um grande desafio para as empresas que agora se perguntam: como será 2021?
A melhor forma de responder ao questionamento é usando os dados para conhecer profundamente o consumidor e entender os movimentos da sociedade. “Estudar o futuro auxilia as empresas a criar produtos mais assertivos, direcionados ao perfil do cliente, evitando erros estratégicos. A disciplina aponta dados através da recorrência de padrões comportamentais, trazendo indícios de para onde a sociedade está caminhando”, explica Julia Curan, consultora sênior da WGSN Mindset.
Em uma visão macro do mundo atual, Carlos Coutinho, sócio da PwC Brasil, elenca cinco forças que estão afetando e moldando a humanidade. “A primeira delas é a assimetria, a diferença cada vez mais acentuada entre pobres e ricos. A segunda é a disrupção tecnológica, ou seja, o uso de Inteligência Artificial, Big Data, redes sociais etc. Temos também o fator idade. As pessoas estão preocupadas se vão conseguir se sustentar e por quanto tempo. Além disso, há a polarização e a ausência de confiança.” Entender de que forma o consumidor será impactado por essas forças é um ponto de partida.