• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    design thinking
    criatividade
    Arte e criatividade na era das máquinas
    21 de outubro de 2019
    aplicativo
    Conheça o aplicativo mais baixado entre usuários Android e iOS
    22 de outubro de 2019
    Global Trends

    5 dicas para não falhar na prática do Design Thinking

    Durante o Consumidor Moderno Experience Summit, Alberto Levy evangelizador da inovação, explicou quando, como e por que usar a metodologia

    por Gabriella Sandoval, de Praga em 22 de outubro de 2019

    Fundador da renomada companhia de design e consultoria em inovação IDEO – uma das primeiras no mundo a utilizar o design thinking –, David Kelley descreve a metodologia como uma forma de aplicar atividades criativas para promover a colaboração e resolver problemas de forma centrada no ser humano.

    “A confiança criativa é a crença de que todos são criativos e de que a criatividade não é sobre a capacidade de desenhar, compor ou esculpir, mas sim uma maneira de entender o mundo”

    David Kelley, fundador da empresa de design IDEO

    Durante o Consumidor Moderno Experience Summit, em Praga, capital da República Checa foi a vez de Alberto Levy, evangelizador da inovação, aplicar a metodologia aos mais de 160 participantes do encontro para que, em grupos, eles buscassem soluções para problemas urbanos. “Um dos segredos das startups que dão certo é que elas trabalham primeiro o problema para só então buscar uma solução”, explica Levy. Como costuma dizer o fundador do Waze, Uri Levine, “apaixone-se pelo problema e não pela solução”.

    design thinking

    Foto Uri Levine (divuldação)

    Confira, a seguir, as cinco etapas do design thinking e como aplicá-las:

    1. Empatia

    Estude sobre o público para quem está projetando. Quem é seu usuário? O que importa para essa pessoa? “Nenhuma startup vai para frente quando resolve um problema que ninguém tem”, aponta Levy. “É importante ‘estar nos sapatos de alguém e entender as dores dessa pessoa. Não desenhamos tudo para todo mundo.”

    2. Definição

    Outra etapa do design thinking é criar um ponto de vista baseado nas necessidades e nos insights do usuário. “Não é hora ainda de pensar em solução. Foque no problema”, afirma Levy.

    3. Ideação

    Faça um brainstorm e crie o máximo de soluções criativas possíveis. “Algumas ideias têm tanto impacto que as pessoas chegam a pensar ‘sem isso eu não vivo’. É o que chamamos de ‘pain killer´. Ou seja, preciso tanto daquilo, naquele momento, que estou disposto a pagar o que for para que meu problema desapareça”, destaca Levy.

    design thinking

    Foto Alberto Levy (Douglas Lucenna)

    4. Prototipação

    Crie uma representação de uma ou mais ideias para mostrar aos outros. “Procure validar sua ideia por meio de um MVP (em português, Produto Mínimo Viável). Uma coisa é tê-la em um Power Point; outra, é ver a coisa funcionando”, alerta Levy.

    5. Teste

    Por fim no design thinking, compartilhe a sua ideia prototipada com o usuário para obter dele os devidos feedbacks. Entenda o que funcionou, o que não aconteceu e o que poderia ser melhorado. Conhece o ditado “Fail fast, fail cheap, fail often?”

    SEGUE O WHOW! NO INSTAGRAM?

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Você conhece os 5 passos do #DesignThinking Chegou a hora dos participantes do Consumidor Moderno Experience Summit #CMSUMMIT colocarem em prática tudo o que aprenderam aqui em Praga. Hoje, os grupos trabalharam em um método baseado em Design Sprint, do Google, para desenhar a cidade do futuro. Confira esse boom de aprendizado, exclusivamente, em whow,com.br #whow #whowfestival #ideias #criatividade #producao #dicas #motivacao #empreendedorismo #inovacao #liderança #tecnologia #consumo #comportamento #experiencia #consumidormoderno

    Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em 22 de Out, 2019 às 1:00 PDT

     


    + NOTÍCIAS

    O que é Scrum e como aplicá-lo em startups?
    Gestão compartilhada facilita processos, mas necessita objetividade
    9 tendências tecnológicas para 2020
    Conheça as principais incubadoras e aceleradoras do Brasil

    Consumidor Moderno Experience Summit
    design thinking
    Inovação
    startup
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR