• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    blockchain

    Imagem: Pixabay

    Brasil
    Raio-x das startups latinas criadas em 2019; metade está no Brasil
    12 de dezembro de 2019
    Alemanha
    Conheça as startups unicórnios da Alemanha
    12 de dezembro de 2019
    Global Trends

    10 principais tendências tecnológicas para 2020, segundo a Gartner

    A empresa de pesquisa de TI Gartner apresentou tendências que devem impulsionar o mercado de tecnologia nos próximos anos

    por Luiza Bravo em 12 de dezembro de 2019

    Dezembro chegou, e muita gente gosta de fazer previsões para o ano novo que está batendo à porta. A consultoria Gartner não ficou de fora, e apontou as dez principais tendências tecnológicas para 2020–que vão levar disrupção e criar as maiores oportunidades no mercado pelos próximos cinco ou dez anos.

    Entre os critérios usados pela empresa para definir o que é tendência estratégica de tecnologia, estão o seu potencial de transformação de alto impacto e sua previsão de crescimento acelerado, com alto grau de volatilidade, para os próximos cinco anos. Veja abaixo 10 tendências tecnológicas para 2020.

    1.Hiper automatização

    A hiper automatização consiste em compreender como mecanismos de automação se relacionam e como podem ser combinados para simplificar o trabalho em todas as etapas. Essa tendência surgiu com a automação de processos robóticos, conhecida como RPA, e boa parte das empresas, de acordo com a Gartner, já está olhando para todos os processos que podem automatizar.

    tendências

    Foto (Pixabay)

    2.Multiexperiência

    As multiexperiências digitais já estão acontecendo o tempo todo, e segundo a consultoria, a forma como os usuários interagem com o mundo digital vai mudar significativamente até 2028. Essa mudança se deve a tecnologias como a realidade virtual e realidade aumentada, que promovem experiências multissensoriais.

    3.Democratização da expertise

    A democratização do conhecimento tecnológico nada mais é do que fornecer acesso a conhecimentos técnicos de forma simplificada, sem que as pessoas precisem passar por treinamentos extensos ou caros.

    A Gartner espera que, até 2023, a democratização da expertise evolua, principalmente, em quatro áreas: dados e análises; desenvolvimento; design e conhecimento. Alguns críticos dizem, no entanto, que essa democratização já está acontecendo há algum tempo, desde que os microcomputadores domésticos foram lançados, e que avançou ainda mais nos últimos anos com a invenção de gadgets intuitivos, como os smartphones e os wearables. A democratização total, no entanto, seria algo mais complexo e englobaria, por exemplo, ferramentas como Inteligência Artificial.

    4.Aprimoramento humano

    Essa tendência traduz o estudo de como a tecnologia pode integrar a experiência humana fornecendo melhorias cognitivas e físicas aos seus usuários. O aprimoramento cognitivo se dá, por exemplo, por meio do acesso ao conhecimento e do uso de tecnologias como aplicativos e espaços inteligentes que proporcionam interface multiexperiência.

    Já o aprimoramento físico é facilitado por meio do uso de tecnologias como implantes ou dispositivos vestíveis, que monitoram e até ajudam a melhorar o desempenho dos usuários em determinadas atividades.

    tendências

    Foto (Pixabay)

    5.Transparência e rastreabilidade

    A discussão acerca da proteção da privacidade dos usuários de tecnologia já é uma realidade, e segundo a Gartner, deve impactar ainda mais na forma como as empresas de tecnologia trabalham, entre as futuras tendências. Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o quão valiosas são suas informações pessoais, e por isso, exigem maior controle sobre seus dados.

    As organizações têm um enorme desafio pela frente, e reconhecem sua responsabilidade sobre a gestão de todas essas informações. Por isso, transparência e rastreabilidade são elementos fundamentais para dar suporte a essa nova exigência dos usuários.

    Na prática, isso se traduz em ações e tecnologias que ajudem a preservar os dados dos consumidores de forma ética, reestabelecendo a confiança das pessoas nas organizações, e ajudando essas empresas a cumprir novas regulamentações. No caso do Brasil, as companhias já estão de olho na Lei Geral de Proteção de Dados, que está marcada para entra em vigor no segundo semestre 2020.

    6. Edge Computing (Computação de Borda)

    Entre as tendências, ainda aparece a Computação de Borda, uma tecnologia que permite que dispositivos façam processamentos descentralizados e análises avançadas, e que possibilitou, por exemplo, o desenvolvimento de tecnologias de computação móvel e de Internet das Coisas.

    Atualmente, de acordo com a consultoria, a tecnologia ajuda a fornecer recursos principalmente para setores como manufatura ou varejo. A tendência, no entanto, é que essa tecnologia se expanda para outros setores por meio de sistemas operacionais mais avançados e de dispositivos como robôs, drones e veículos autônomos.

    7.Nuvens distribuídas

    No sistema de nuvem distribuída, o provedor de origem distribui os dados para diferentes locais, sendo responsável pela segurança, operação e governança dos mesmos, além das atualizações dos serviços. O modelo representa uma mudança significativa em relação ao que temos hoje, que é centralizado.

    tendências

    Foto (Pixabay)

    8.Coisas autônomas

    Entre as tendências, também estão as chamadas “coisas autônomas”, que são dispositivos que usam inteligência artificial para desempenhar funções que, antes, precisavam ser realizadas por seres humanos. Os mais conhecidos atualmente são robôs, drones e carros, mas a tendência é que essa variedade de aparelhos aumente.

    A Gartner também espera que, com a evolução de seus modelos de programação, esses dispositivos interajam de forma mais natural com o ambiente e com as pessoas, e passem a ser mais aceitos pela sociedade. Além disso, se espera que eles sejam capazes de trabalhar juntos, dependendo ainda menos da colaboração humana.

    9.Blockchain prático

    De acordo com as previsões, o blockchain será totalmente escalável em 2023, e tem o potencial de remodelar vários setores da economia, já que favorece a transparência, reduz custos e melhora o fluxo de caixa por meio da redução do tempo de liquidação de transações. 

    A Gartner destaca que esta tecnologia ainda é pouco implementada nas corporações porque é pouco escalável, mas acredita que as organizações vão passar a adotá-la progressivamente, devido ao potencial de geração de receita que ela oferece.

    10.Segurança de inteligência artificial

    Essa tendência, na prática, já é uma realidade, mas deve se desenvolver ainda mais nos próximos anos. De acordo com a consultoria especializada em TI, a IA continuará sendo utilizada para aprimorar máquinas, mas traz com ela um grande desafio: a segurança. 

    A expansão dos sistemas inteligentes significa, também, um aumento de pontos passíveis de ataque. Por isso, os profissionais devem se concentrar em aprimorar a segurança e discutir o que os novos regulamentos devem prever em casos de violações inevitáveis. 

     


    +TENDÊNCIAS

    Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo
    Tendência no mundo, home office é um dos benefícios mais procurados, segundo pesquisa
    O fim da improdutividade: como as startups combatem a ineficiência no mundo corporativo
    Inovação é o principal fator de valorização das marcas no Brasil, aponta estudo

    blockchain
    inteligência artificial
    privacidade
    realidade aumentada
    Realidade virtual
    Tecnologia
    Tendências
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR