• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    diversidade

    Imagem Isi Parente: Unsplash

    geração Z
    Startups focadas na geração Z conquistam outras gerações
    12 de novembro de 2019
    transhumanidade
    Humanidade 2.0: transhumanismo, chips implantáveis e computação tatuada
    13 de novembro de 2019
    Global Trends

    10 passos para promover a diversidade nas empresas

    Uma lista do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ mostra como fazer para que a mudança em diversidade aconteça na prática nas empresas

    por Adriana Fonseca em 12 de novembro de 2019

    Em novembro, o CEO da Nestlé do Brasil, Marcelo Melchior, assinou a carta de adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e aos seus dez compromissos. Isso significa que a companhia assume formalmente o empenho em estimular a diversidade e inclusão em seus escritórios e fábricas no Brasil.

    Hoje, a empresa tem um comitê exclusivo dedicado ao tema e um grupo aberto de discussão na sua ferramenta de comunicação interna, onde divulga informações e realiza troca de melhores práticas e aprendizados. No Brasil, a Nestlé tem 32 mil funcionários diretos.

    Atualmente, há 77 empresas signatárias ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, quase todas multinacionais, como Ambev, 3M, Basf, Bayer, Coca-Cola, Google, Itaú e P&G.

    Há também na lista consultorias, como Accenture, KPMG e Bain & Company, e escritórios de advocacia, como Demarest e Mattos Filho. Por fim, completam a lista algumas poucas startups: Resultados Digitais e Salesforce.

    Promover a diversidade nas empresas, como mostram as organizações signatárias, é possível e o plano de trabalho para que isso aconteça de verdade na prática depende do estágio de maturidade de cada companhia em relação ao tema. De forma geral, os 10 compromissos enumerados pelo Fórum dão o caminho.

    diversidade

    Foto Wokandapix (Pixabay)

    1.Alto escalão engajado

    A presidência da empresa, bem como os demais executivos do topo da hierarquia, precisam dar o exemplo e abraçar a diversidade, respeitando a promoção dos direitos LGBTI+. Para isso, podem e devem tratar do tema em suas falas, documentos e políticas da empresa.

    2.Igualdade de oportunidades para diversidade

    É preciso que haja um tratamento justo às pessoas LGBTI+. Para isso vale estabelecer políticas e práticas de não discriminação em processos de recrutamento e seleção, criando, inclusive, metas específicas para a inclusão de travestis e transexuais.

    3.Ambiente respeitoso

    O local de trabalho precisa ser seguro e saudável para as pessoas LGBTI+. Os gestores e as equipes, portanto, precisam ser capacitados no tema da diversidade sexual e deve ser considerada a implantação ou o aprimoramento do canal de reclamação de empregados considerando a diversidade sexual, a vulnerabilidade do segmento LGBT a práticas de discriminação e as necessidades específicas de capacitação dos operadores do canal para lidar com as situações.

    4.Educação para todos

    É trabalho da organização, por meio de comitês específicos ou da área de recursos humanos, sensibilizar e educar toda a equipe em relação ao respeito aos direitos LGBTI+. É possível definir ou incluir no calendário da empresa datas relacionadas à comunidade LGBT e sua luta por direitos, trabalhando os temas na comunicação interna. Também é válido realizar eventos internos ou apoiar eventos da comunidade com participação do segmento LGBT, dando visibilidade ao tema da diversidade sexual, ao compromisso da empresa com direitos humanos e sua relevância para o ambiente de trabalho e o relacionamento com todos os stakeholders.

    5.Grupos de afinidade

    A empresa deve estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+ para ampliar o diagnóstico da situação, aprendizados no tema e proposição de soluções. É importante formalizar a criação ou a existência do grupo no sistema de governança das ações de valorização da diversidade ou outros sistemas de gestão da empresa, garantindo que os diagnósticos, proposições e planos de ação sejam considerados institucionalmente.

    diversidade

    Foto Sharon Mccutcheon (Unsplash)

    6.Comunicação acertada

    Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing também é papel da empresa que quer promover a diversidade. Por isso é preciso cuidar, por meio de acompanhamento formal da área interna de comunicação e marketing e de agências parceiras, que não se produzam ou utilizem campanhas com conteúdo que discrimine as pessoas LGBT. Além disso, também é possível pensar na inserção de mensagens positivas sobre os direitos LGBT na comunicação da companhia.

    7.Abrangência ampla

    A empresa deve considerar as perspectivas, expectativas e demandas específicas do segmento LGBT no planejamento de produtos e serviços sempre que se mostrar viável e respeitoso para com seus direitos. Também é importante cuidar da qualidade do atendimento a pessoas do segmento LGBT, primando por relacionamentos respeitosos, inclusivos e que considerem suas especificidades em ferramentas, protocolos, processos e procedimentos. Atenção especial a casais do mesmo sexo, a travestis e transexuais.

    8.Desenvolvimento profissional

    Desenvolver e apoiar ações de capacitação de membros do segmento LGBT na empresa ou com parceiros de desenvolvimento e qualificação profissional. Atenção especial a travestis e transexuais.

    9.Além do quadro de funcionários

    Também é missão da companhia promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor, incentivando, por exemplo, programas que favoreçam o empreendedorismo de pessoas do segmento LGBT, com ênfase no apoio a travestis e transexuais.

    10.Apoio à comunidade

    Considerar o tema dos direitos LGBT nos conteúdos trabalhados no investimento social privado ou ações sociais e comunitárias realizadas ou apoiadas pela empresa.


    + DIVERSIDADE

    Recrutamento às cegas e o aumento em diversidade nas empresas
    Surge um novo cargo nas empresas: o líder de diversidade
    Empreendedorismo feminino e a cultura “We Can Do It!”
    Whow! 2019 premia as mulheres mais inovadoras do ano

    diversidade
    inclusão
    LGBTQI+
    Global Trends

    Você sabe o que são o reskilling e upskilling?

    Global Trends

    Conheça 5 novas tendências para a década no mundo dos negócios

    Global Trends

    10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global

    Global Trends

    Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda

    Global Trends

    Veja tendências em gestão de dados para 2021

    Global Trends

    As tendências para o consumo neste ano

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR