Frete no e-commerce: não fique de fora e agilize suas entregas - WHOW
Eficiência

Frete no e-commerce: não fique de fora e agilize suas entregas

Fábrica das Apostilas, Éfora e Brechó Vegano utilizam a plataforma a fim de economizar até 80% o valor do frete.  

POR Isa Carrard | 28/03/2022 12h00 Frete no e-commerce: não fique de fora e agilize suas entregas

Trabalhar com comércio em ambiente digital pode ser desgastante. Cálculo de fretes, contratos com transportadoras, atrasos em envios de produtos, devoluções, etc. É um checklist quase interminável de tarefas, e lidar sozinho (ou com uma equipe diminuta) pode até ser um risco para o seu negócio.

Uma boa opção para obter maior praticidade, acessibilidade e agilidade no seu e-commerce é a Melhor Envio, uma plataforma de cotação e geração de fretes que oferece condições muito mais competitivas para o ambiente comercial virtual.

Não se trata de uma transportadora, mas sim uma plataforma que realiza o intermédio do frete conectando as maiores transportadoras do país aos negócios que são seus clientes. A Melhor Envio é uma plataforma que vale a pena ser apresentada para (principalmente o pequeno) empreendedor, já que otimiza desde a cotação do envio dos produtos até o fechamento do frete com melhor custo-benefício e espaço de tempo reduzido.

O que preciso fazer para integrar meu negócio à plataforma e como essa otimização acontece?

Esse processo de otimização da contratação do frete sem que você precise negociar com diversas transportadoras e fazer as comparações por sua conta é possível com um simples cadastro que se subdivide em três passos.

Primeiro, você informa as medidas e o peso do pacote para fazer a cotação do valor de envio do seu produto. Depois disso, você consegue comparar transportadoras e escolher o frete com o melhor custo benefício. Simples assim, a etiqueta fica disponível para impressão e já pode ser fixada na caixa do produto. A terceira etapa é o próprio envio do pacote, que dispõe do rastreio do produto até o momento final da entrega.

Para cadastrar seu perfil no Melhor Envio é feito através do CPF, ou seja, o registro de pessoa física. Este é o primeiro passo, antes mesmo de cadastrar o CNPJ. Após isso, basta criar um login empresarial dentro do site do Melhor Envio, cadastrar a sua loja virtual e começar a usar a plataforma.

Alguns negócios que já integraram a plataforma

Empreendimentos como a Fábrica das Apostilas, Éfora e Brechó Vegano já utilizam a plataforma, chegando a economizar até 80% no valor do frete para todo o Brasil.

Para a Fábrica das Apostilas, por exemplo, aderir à plataforma foi essencial para o desenvolvimento do seu negócio, já que já conseguem oferecer fretes mais baratos para seus clientes.

“Antes de conhecermos o Melhor Envio nossas dificuldades eram muitas. Hoje eu não consigo acreditar que fazíamos tudo de forma manual, porque com eles ganhamos agilidade, modernizamos processos e estamos crescendo cada vez mais”, comenta Lucas Balk, fundador da Fábrica das Apostilas.

Depoimentos como o da Fábrica de Apostilas demonstram claramente o impacto da iniciativa da Melhor Envio no setor de e-commerce no Brasil, que viveu um verdadeiro período de ascensão em 2021, alcançando o recorde em vendas de R$ 53,4 bilhões apenas no primeiro semestre do ano passado. Estamos falando do crescimento de 31% em comparação com os anos anteriores.

“Assim como vários de nossos usuários, essas três empresas nos mostraram o quanto buscar soluções que ajudem os empreendedores pode impactar diretamente o consumidor final e principalmente o setor como um todo. Hoje as companhias contam com nossas soluções para oferecerem opções mais baratas e uma agilidade que não era vista antes. Então, permanecer nesse caminho e melhorar cada vez mais é a nossa missão”, explica Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.

Em qual lado você está?

Entre dicas e lições, existem dois pontos que merecem destaque para serem sintetizados por você, empreendedor e leitor.

Lendo essa matéria, você recebe uma dica de plataforma que pode otimizar o seu negócio como um todo. Mas nem todos enxergam a outra “dica”.

Revelando ela a você, é importante que essa provocação seja feita: talvez você não esteja procurando utilizar os serviços da Melhor Envio para o seu negócio, mas esteja procurando uma área para empreender e/ou investir.Sendo assim, a resposta que você procura para iniciar um empreendimento pode ser “trazer inovação para o comércio digital”, assim como esse empreendimento disruptivo arriscou fazer e acabou plantando uma nuvem de benefícios para o setor do comércio digital no nosso país.

Exemplos dados. Vamos implementar melhorias nesse setor?

Fonte e elaboração: Webshoppers – 44ª edição, pela Ebit; Nielsen; Bexs Banco.