Formas de apoiar seu amigo que é empreendedor - WHOW

Pessoas

Formas de apoiar seu amigo que é empreendedor

Veja neste conteúdo a importância e algumas dicas de como apoiar o seu amigo que é empreendedor

POR Redação Whow! | 05/07/2021 17h13

Segundo dados da última pesquisa do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, estima-se que mais de 40% da população é constituída por empreendedores, o que corresponde a mais de 50 milhões de empresas abertas. 

Porém, a jornada do empreendedor, pode ser, por vezes, solitária. Desde a aceitação pela família até a cobrança interna para ter sucesso, muitos fatores contribuem para que o empreendedor precise caminhar sozinho. Neste conteúdo, veja a importância de apoiar seu amigo empreendedor e algumas dicas práticas para fazer isso.

Empreender pode ser uma jornada solitária

O empreendedorismo é considerado um caminho arriscado e cheio de incertezas.  O empreendedor, muitas vezes, ao arriscar, fica sem o apoio de seus amigos e até de familiares. Afinal, para viver essa aventura, o empresário pode ter deixado uma empresa em que trabalhou por anos para recomeçar do zero, e muitas vezes abandona um salário fixo para se arriscar. 

Essa falta de apoio acaba estimulando o pensamento de intolerância aos erros e falhas no processo de montagem do próprio negócio. Daí pode vir também a pressão interna de ter de provar e mostrar o seu sucesso a cada um que duvidou. E, quando o sucesso não chega tão rápido, as críticas à escolha chegam primeiro. Com isso, a vida do empreendedor, além de solitária, também pode ser angustiante. 

Por que é importante apoiar um amigo empreendedor

Muitas pessoas deixam de iniciar negócios incríveis, que mudariam a realidade de comunidades inteiras, pela falta de apoio e pelo medo do julgamento daqueles que mais amam.

Afinal, uma palavra amiga de estímulo e motivação pode fazer toda a diferença para quem está começando a empreender. 

E apoiar não significa somente incentivar. Apoiar é acima de tudo elogiar quando preciso e criticar quando necessário. Mas lembre-se em avaliar e dar o feedback com carinho ao seu amigo, com opiniões construtivas que agreguem ao seu negócio. 

Saiba como apoiar um amigo empreendedor

Indique o trabalho do seu amigo

Viu alguma oportunidade que pode ser positiva para seu amigo empreendedor? Indique o trabalho dele! Por exemplo: caso uma pessoa fale para você que precisa levar o carro à oficina, e seu amigo empreendedor tenha uma, não perca a oportunidade de indicá-lo. 

Hoje, com o mundo digital que vivemos, o boca a boca é muito mais potencializado. Nesse contexto, não perca uma oportunidade de indicar o seu amigo que empreende. Porém, atente-se para não tentar “fechar negócio” por ele ou aprofundar-se no julgamento se tal possibilidade é ou não boa. Indique, dê sua opinião, mas não esqueça de que a empresa não é sua.

Seja um seguidor engajado

O ambiente da internet é muito concorrido e a quantidade de recomendações sobre um produto ou serviço são bem mais abundantes que há algumas décadas. Nesse contexto, seja um seguidor engajado nas redes sociais do seu amigo ou familiar empreendedor.

Por isso, curta, comente e compartilhe em sua rede de contatos. Além de motivar o recém empresário, isso também contribui para que mais pessoas conheçam o produto e/ou serviço que ele oferece.

Vale ressaltar, também, que as possibilidades de alguém concretizar um negócio, indicado um conhecido, são muito maiores. Basta pensar em quantas vezes você consumiu algo porque recebeu a indicação de outra pessoa em quem você confia. 

Palavras de estímulo

Elogie, demonstre o quanto gostou e, se o for o caso, como também já mencionamos, dê um feedback construtivo, do produto ou serviço do seu amigo ou familiar empreendedor.

Para quem está começando, ainda com receio, receber elogios e apoio é fundamental para o desenvolvimento da  autoconfiança e também autoestima. Faça isso não somente direto para o empreendedor, como também em suas redes sociais.

Os feedbacks positivos, assim como as indicações, contribuem para aumentar as chances de alguém consumir um produto ou serviço. Afinal, muitas pessoas acessam os comentários das postagens, nas redes sociais, quando desejam adquirir alguma coisa.

Marque presença nos eventos 

Estar presente encoraja o empreendedor. Atualmente, devido às restrições do isolamento social, a recomendação é que não se realize eventos presenciais. Contudo, os eventos on-line ainda continuam em alta.

Assim, sempre que possível, assista àquela transmissão ao vivo do seu amigo ou familiar empreendedor. Não deixe de compartilhar com outras pessoas e também nas suas redes sociais.  Dessa forma, além de estar ajudando a encontrar mais interessados pelos produtos ou serviços da empresa, você também estará estimulando e motivando o empreendedor. 

Compre/contrate seus produtos/serviços

Seja um entusiasta de quem você ama. Sempre que possível, não abra mão de contratar os serviços ou comprar os produtos do seu amigo ou familiar que empreende. Tenha certeza que, quando ele chegar no topo, certamente se lembrará dos seus primeiros passos e de quem o ajudou.

Nesse sentido, caso seu amigo empreendedor tenha uma loja de eletrônicos e você precise de um mouse, dê prioridade a comprar com ele, no lugar de buscar o produto em um dos grandes e-commerces, como a Amazon.  E, ao contratar ou comprar, você também está estimulando a divulgação da empresa. Assim, não perca a oportunidade de dizer que tal produto ou serviço é de alguém que conhece.

Cada um tem um sonho

Cada pessoa tem um sonho diferente. 

Ninguém precisa concordar com as atitudes do outro, mesmo sendo pessoas próximas, como familiares e amigos. Contudo, o respeito e, em seguida, o apoio, são fundamentais. A vida do empreendedor iniciante já não é fácil, por que então torná-la mais difícil, com julgamentos e críticas tão duras?

Empatia é a palavra de ordem. Nesse sentido, apoiar os sonhos de quem amamos é fundamental para que se sintam motivados, confiantes e, com isso, tenham mais vontade de realizá-los. 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter gratuitamente, para receber diariamente artigos interessantes sobre empreendedorismo, mercado, gestão e tecnologia!