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Foodtech brasileira coloca hambúrguer vegetal nas prateleiras do Pão de Açúcar
Escrito por Raphael Coraccini | 27 de Maio de 2019 | 3 semanas atrás

O segmento de supermercados está abrindo suas portas para as foodtechs, empresas especializadas em inovações sobre a maneira de produzir, vender ou servir alimentos. E para substituir alimentos até então classificados como intocáveis nas gôndolas, como os hambúrgueres.

O GPA (grupo das redes de supermercados Extra e Pão de Açúcar) fechou parceria com a startup brasileira Fazenda Futuro e com a ONG The Good Food Institute. O Futuro Burger é um hambúrguer “plant-based” que pode ser encontrado a partir desta terça-feira (28) em todas as unidades do Pão de Açúcar no Estado de São Paulo por R$ 17,99 a bandeja com duas unidades. O produto estará disponível nas opções resfriada e congelada.

O hambúrguer vegetal promete imitar o gosto, o aroma e a textura do hambúrguer tradicional, feito a partir de uma combinação de aromatizantes e temperos naturais, grão de bico, proteína isolada de soja e proteína de ervilha. Já para imitar a cor de sangue da carne bovina foi utilizada beterraba em sua composição.

Mercado promissor

Uma pesquisa da Barclays apontou que as vendas de substitutos vegetais podem ocupar 10% das vendas de carne animal, o que representaria 140 bilhões de dólares nos próximos 10 anos. O segmento de proteína animal deve chegar a 1,4 trilhão de dólares até 2029.  Nos Estados Unidos, as ações da Beyond Meat – foodtech que também lançou seu hambúrguer vegetal, à base de ervilha – dispararam no dia de lançamento do seu hambúrguer, no dia 2 de maio.

Apesar de ter um rebanho de 200 mil cabeças de gado, 500 mil suínos, 43 milhões de frangos e 80 mil outros animais (cordeiros, ovelhas, entre outros), a JBS-Friboi, um dos maiores produtores de proteína animal do mundo, anunciou, no começo de maio, um hambúrguer idêntico ao de carne animal, mas totalmente feito com plantas.

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