Fintech ajuda PMEs a adotarem práticas sustentáveis - WHOW

Tecnologia

Fintech ajuda PMEs a adotarem práticas sustentáveis

As empresas que desenvolvem planejamentos estratégicos que levam em conta o desenvolvimento sustentável e social, ganham mais espaço no mercado

POR Redação Whow! | 08/06/2021 14h18

Antigamente muitos negócios viam práticas sustentáveis como um empecilho para o seu negócio, porém, elas são cada vez mais necessárias para qualquer empresa que deseja obter sucesso no mercado. Afinal, a população em geral está cada vez mais preocupada com o futuro do planeta, e dessa forma, passam a exigir soluções das empresas que ofertam produtos e serviços.

Se você deseja saber mais a respeito do que são práticas sustentáveis e como aplicar ao seu negócio, continue a leitura e fique por dentro desse conceito tão importante para as empresas na atualidade.

O que são práticas sustentáveis?

Práticas sustentáveis são um conceito que abrange métodos de desenvolvimento sem impactos negativos para a sociedade. Portanto, a sustentabilidade é uma maneira de permitir que a sociedade se desenvolva, sem necessariamente destruir os recursos naturais do planeta.

Nesse sentido, encontra-se uma variedade de conceitos relacionados à sustentabilidade. Como por exemplo, o crescimento sustentado, que significa um aumento na economia, de forma segura e constante. Outro conceito que se relaciona com a sustentabilidade é a gestão sustentável. Que se define em liderar uma empresa, englobando e valorizando todos os fatores relacionados à preservação do meio ambiente.

É importante ressaltar que a diferença dos conceitos apresentados. Enquanto sustentável aponta que há a possibilidade de conquistar a sustentabilidade, o termo sustentado indica que a sustentabilidade já foi alcançada. Portanto, as organizações que têm desenvolvido um planejamento estratégico que leva em base o desenvolvimento sustentável e social, passam a ganhar cada vez mais espaço no mercado.

Sustentabilidade e inovação no ambiente empresarial

Muitas empresas têm inserido nas suas estratégias de mercado, ações relacionadas ao meio ambiente e à sociedade. Assim, o negócio que firma compromisso com a sustentabilidade deve ajudar  não só a cuidar do meio ambiente, mas também da comunidade em si, lgo visto com muito bons olhos pelo público consumidor.

Aliás, é válido destacar que nas empresas, o conceito de sustentabilidade significa também uma vantagem competitiva em relação ao mercado. Dessa forma, as práticas sustentáveis no ambiente empresarial estão ligadas também à sustentabilidade econômicaUma vez que ambas desejam alcançar um desenvolvimento econômico, através de práticas que não impactem negativamente a sociedade e o meio ambiente.Além disso, ao aplicar práticas sustentáveis, as empresas garantem maior qualidade de vida para a população na qual está inserida.

Nesse sentido, alguns dos principais resultados do que as práticas sustentáveis podem ajudar a sociedade e o planeta são:

  • redução da poluição na terra, rios e até na atmosfera;
  • aumentar a preservação dos recursos naturais da Terra;
  • possibilitar uma vida com mais qualidade e dignidade sem agredir ao meio ambiente;
  • evitar as catástrofes naturais provocadas pelos impactos ambientais.

Nos últimos anos, o debate sobre a importância da sustentabilidade se tornou essencial para a população. Como consequência disso, os consumidores passaram a procurar serviços e produtos que seguissem padrões sustentáveis.

Assim, as empresas utilizam a sustentabilidade como ações de marketing para a marca, visto que o público exige cada vez mais, produtos e serviços que não danifiquem o meio ambiente e, que ajudem a sociedade como um todo.

Sustentabilidade aplicada nas pequenas e médias empresas

A sustentabilidade é um conceito que toda pequena e média empresa deve seguir nas suas ações. Afinal, questões ambientais e sociais são oportunidades de negócios e podem aumentar a competitividade dentro do mercado. No entanto, de nada adianta que os poderes públicos criem soluções de desenvolvimento sustentável, se o setor privado não segui-los. É preciso fazer um esforço conjunto.

Até porque, o mundo está cada vez mais globalizado e conectado, portanto as empresas de pequeno e médio porte devem assumir seus papéis perante o desenvolvimento sustentável da sociedade. Vale ressaltar, que muitas PMEs são prestadoras de serviço, ou fornecem produtos para grandes empresas. Por isso, elas são responsáveis por tornar a cadeia produtiva mais sustentável.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, 92% das grandes empresas se preocupam com as condutas dos fornecedores. No mesmo sentido, cerca de 70%, já possuem cláusulas socioambientais nos contratos com as empresas parceiras. Ou seja, se o seu negócio já trabalha, ou pretende atender organizações maiores, vale a pena investir em ações sustentáveis. Assim, suas chances de firmar grandes contratos aumentam.

Nova plataforma para implementação de práticas sustentáveis

Para incentivar o empreendedorismo sustentável, a fintech de crédito empresarial, Openbox.ai, passou a buscar no mercado, indicadores que indicassem ações sustentáveis para pequenas e médias empresas. Nesta pesquisa, a startup não encontrou nenhum certificado que pudesse indicar quais PMEs são sustentáveis ou não.

Foi então que os fundadores da Openbox.aí, resolveram desenvolver um portal de incentivo para empreendedores que desejam tornar seus negócios mais sustentáveis. A empresa de tecnologia, ainda concede descontos em operações de crédito empresarial para PMEs que comprovem suas ações sustentáveis.

Para a startup, muitas pequenas e médias empresas já utilizam práticas sustentáveis no seu dia a dia. Seja com a economia de energia, ou até com o combate à discriminação no trabalho. Por isso, devem ser reconhecidas devidamente. No mesmo sentido, a empresa também lançou o programa PME Sustentável. Que demonstra para os empreendedores, como ter ações sustentáveis.

Neste programa, a empresa possui um departamento denominado Simulador Sustentável. No qual o usuário pode avaliar as ações desenvolvidas pelas pequenas e médias empresas. São 52 critérios utilizados para simular em que nível de desenvolvimento sustentável o negócio se encontra . Entre eles estão: duração da jornada de trabalho semanal, proteção ambiental, relações de trabalho, remuneração dos funcionários, entre outros.

Portanto, é possível compreender que a adoção de práticas sustentáveis é essencial para todas as empresas atualmente. Principalmente os pequenos e médios negócios, que acabam sendo mais exigidos da população e do mercado em si.

Por isso, todos os empreendedores que desejam ter suas empresas bem sucedidas e com lugar garantido no futuro do mercado, devem adotar a sustentabilidade como uma parceira de negócios. E aí, gostou desse conteúdo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de conceitos e novidades voltadas aos pequenos e médios empreendedores.