Ferramentas para rentabilizar os seus negócios no Instagram - WHOW

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Ferramentas para rentabilizar os seus negócios no Instagram

As ferramentas do Instagram ajudam os negócios a aumentarem as vendas, criar e fortalecer o relacionamento com o público. Veja mais sobre o tema aqui

POR Redação Whow! | 26/05/2021 16h57

As ferramentas do Instagram ajudam as empresas a criarem um relacionamento com o público e vender, sem demandar muito investimento. Afinal,  os custos de uma propaganda da TV costumam ser altíssimos, além da dificuldade de acompanhar os números de alcance.

Anunciar por 30 segundos pode custar algo próximo de 200 mil reais, dependendo da emissora, horário e programação. Um dos exemplos é o valor do intervalo do programa Caldeirão do Huck, da rede Globo, que gira em torno de 186 mil reais.

Ou seja, com 1% desse valor, uma marca pode alcançar um público mais direcionado. Ainda por cima, consegue-se mensurar as estatísticas com apenas um clique, através das próprias ferramentas da rede social. Interessante, concorda? Hoje, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários e 500 milhões deles acessam o aplicativo todos os dias. Nesse contexto, cerca  de 25 milhões de empresas já estão alcançando clientes por essa rede social.

Além disso, conforme dados do próprio Instagram, duas a cada três visitas em perfis comerciais são de não seguidores e um terço dos stories mais visualizados são de empresas. Neste conteúdo, falaremos como rentabilizar os seus negócios no Instagram e como aproveitar melhor os recursos que essa rede social oferece. Continue a leitura!

Por dentro do Instagram para negócios

O Instagram oferece vários recursos para quem deseja realizar negócios na plataforma. Detalhe: tirando o investimento, no caso dos anúncios, o uso dessas ferramentas é gratuito. O conjunto de todos esses recursos, voltados para venda e captação de mais clientes, é chamado de Instagram Business. A própria rede social sugere aos usuários que “usem este conjunto de ferramentas para ajudar sua empresa a brilhar.”

Em síntese, o Instagram Business é composto :

  • pelas informações do perfil comercial, que incluem inserção de número de telefone, links e endereço na BIO;
  • insights detalhados sobre métricas básicas, como curtidas, comentários e visualizações;
  • pelas métricas adicionais de impressões, alcance, visualização de perfil, cliques no site, ganho de seguidores e engajamento de publicações;
  • pelo Instagram ADS, ou seja, a central de anúncios da rede social.

E, com a análise de todos os dados obtidos, é possível ter acesso a informações relevantes para o negócio, como saber quais conteúdos e formatos engajam mais e de onde estão vindo os seus seguidores, por exemplo.

Logo, o Instagram é uma das melhores plataformas para interagir com o público, criar relacionamento com ele, demonstrar autoridade e, assim, concretizar uma venda. E, ainda por cima, conseguir acompanhar o resultado de cada ação, de forma simples e rápida. Em suma: venda mais, invista menos e de uma forma mais fácil.

Conjunto de ferramentas para rentabilizar negócios no Instagram

Dessa forma, conheça agora um pouco mais das ferramentas para rentabilizar negócios do Instagram.

Ferramenta: Loja do instagram

A Loja do Instagram é uma ferramenta que possibilita vender os seus produtos diretamente pela própria rede social. Ela permite também o envio de links dos produtos diretamente para os seguidores. Assim, o ato da compra fica muito mais fácil, rápido e leve. Imagine-se passeando pelo seu feed e se deparando com uma loja com vários produtos que você adora. Para adquiri-los, basta clicar e finalizar a compra. Achou simples?

Muito provavelmente os seus seguidores também acharão a mesma coisa. Em suma, a função Loja, quando bem gerenciada, pode transformar-se em um efetivo canal de vendas. Para isso, invista em boas fotos, que atraiam os seus potenciais clientes. Vale ressaltar também que não basta apenas focar naquilo que será explicitamente divulgado. Cuide também do seu perfil, destaques, stories e demais publicações no feed.

Ferramenta: Anuncie no instagram

A ferramenta de anúncio do Instagram permite anunciar os seus produtos para um público direcionado, criado por você, com filtros conforme a localização, idade, hashtags, páginas que curtem, etc.

Ou seja, com um investimento mais em conta enviado para um público bem segmentado, as chances de se atingir o sucesso nas vendas é alto. O segredo aqui não está em altos valores de patrocínio e sim, no quanto você conhece do seu público. A dica anterior também para essa ferramenta: não basta apenas focar no conteúdo do anúncio específico, cuide da rede como um todo.

Ferramenta: Stories atraem vendas

Quem aí nunca postou um story, ou quem nunca visitou um perfil logo após visualizar um? Nesse sentido, os stories são conteúdos que possuem data de validade com 24 horas, automaticamente eles saem da plataforma. 

Mas, quem disse que eles não são uma poderosa ferramenta de vendas? Essa ferramenta do Instagram, quando usada de forma estratégica, consegue atingir mais seguidores, que se transformarão em clientes. Pelos stories, além de mostrar e divulgar produtos, é possível mostrar o dia a dia, para que as pessoas vejam que está por trás daquela empresa. Assim, os conteúdos ficam muito mais humanizados.

Outro benefício do story é poder realizar enquetes rápidas e ouvir o que o público tem a dizer. Lembre-se: ele é a voz mais importante de uma empresa

As dicas básicas para vender mais no Instagram

Agora que você já conhece mais as ferramentas do Instagram para vendas, veja algumas dicas importantes para aumentar a sua presença na rede, bem como as vendas.

1. Invista em boas fotos e vídeos

O seu produto ou serviço é bom mesmo? Então, deixe isso claro nas redes sociais. Logo, um bom material visual ajudará os seus seguidores a visualizar, com clareza, o que você oferece. E, nem precisa ser um expert em fotografia ou ter os melhores equipamentos. Na internet, é possível encontrar vários tutoriais de como tirar fotos para o Instagram, com o próprio celular. Faça também um benchmarking, para descobrir o que seus concorrentes estão fazendo.

2.Interaja com o seu público

Ninguém gosta de falar sozinho, muito menos o seu público. Dessa forma, responda a comentários e directs, em tempo hábil. O ideal, claro, é que a resposta seja imediata. Porém, quando isso não é possível, não deixe passar mais do que 6 horas para responder a alguma solicitação. Um comentário não respondido pode ser uma venda perdida.

3.Tenha as informações dos seus produtos e serviços claras

Quais cartões aceitam? Quais são as condições gerais de pagamento? Fazem entrega? Com certeza você já ouviu esses questionamentos do seu público. Assim, ao deixar essas informações nos destaques ou nos stories, facilitam a comunicação com seus seguidores. Isso fará também com que você não perca tanto tempo respondendo a perguntas repetitivas. 

4.Entregue conteúdo de valor

Sua marca é autoridade no assunto? Então, seja também autoridade no digital! E essa dica vale para qualquer tipo de negócio. Se você vende roupas, por exemplo, fale de moda e estilo. Seu segmento é alimentação? Então explore mais o assunto. 

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