Ferramentas gratuitas para micro e pequenas empresas - WHOW

Vendas

Ferramentas gratuitas para micro e pequenas empresas

Com o crescimento das micro e pequenas empresas, muitas ferramentas digitais também surgem para auxiliar no fluxo de trabalho

POR Redação Whow! | 07/06/2021 15h34

Todo negócio precisa de ferramentas para auxiliar nos seus processos diários, e com as micro e pequenas empresas isso não é diferente. Afinal, esses tipos de empreendimentos são um dos que mais precisam de mecanismos de controle e gestão para crescer.

No entanto, nesse segmento do mercado, muitos negócios não possuem uma grande renda e disponibilidade de caixa para investimentos quando do início de suas atividades. Por isso, a fim de facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores, separamos algumas ferramentas gratuitas que podem auxiliar a gerir todo tipo de negócio.

Confira o conteúdo na íntegra e boa leitura!

Tecnologia como aliada das micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas encontraram na tecnologia, uma grande aliada para alavancar os negócios. A democratização da internet possibilitou cada vez mais que diversos conhecimentos fossem compartilhados de forma gratuita.

Dessa forma, aqueles que se aventuram no mundo do empreendimento e não possuem um capital elevado puderam encontrar diversas ferramentas para auxiliar no crescimento das suas empresas. Este movimento de adotar ferramentas de controle, gestão e de vendas online para gerir e impulsionar os seus negócios já vinha crescendo nos últimos anos. Mas foi com o início da pandemia, que passou a ganhar ainda mais força.

O estudo “O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizado pelo Sebrae apontou que 7 a cada 10 pequenos empreendedores da Paraíba, já fazem uso de ferramentas digitais para alavancar seus negócios. O estudo apontou que as plataformas mais utilizadas pelos donos de pequenos negócios paraibanos são o WhatsApp, o Instagram e o Facebook.

No entanto, vale destacar que atualmente encontramos uma diversidade de ferramentas disponíveis gratuitamente. Vai do empreendedor compreender quais se encaixam mais com o seu negócio, e passar a utilizá-las para o benefício da sua própria empresa.

Motivos para utilizar ferramentas digitais nas micro e pequenas empresas

Mas afinal, como as ferramentas digitais podem auxiliar o seu negócio? Bom, primeiramente é preciso ressaltar que utilizar essas plataformas podem fazer a diferença na hora de tornar um projeto bem sucedido ou não. Por isso, separamos 5 motivos porque todos os micro e pequenos empreendedores, devem utilizar ferramentas digitais nas suas empresas. Confira!

Economizar

As ferramentas digitais auxiliam muito na geração de resultados da empresa. Quando o assunto é comunicação, por exemplo, adotar uma plataforma de comunicação online pode otimizar o relacionamento da empresa com seus fornecedores, colaboradores e clientes.

Principalmente para as empresas que dependem do contato com terceiros para conseguir gerir o seu negócio. Além disso, essas ferramentas ainda podem baratear processos que  representam custos significativos para a empresa. Como por exemplo, desenvolvimento de peças gráficas, atendimento ao público e até a gestão de relacionamento com o cliente.

Ou seja, itens que são necessários para qualquer negócio, podem ser feitos pelos próprios funcionários da empresa e com um baixo ou sem nenhum custo.

Mais agilidade nas entregas

Não é nenhuma novidade que as ferramentas digitais podem acelerar o fluxo de trabalho de qualquer empresa. Até porque, elas facilitam a automação e o compartilhamento de informações. Portanto, toda e quaisquer decisões que precisam ser tomadas poderão ser feitas de maneira muito mais ágil. Assim, o projeto de trabalho conquista mais velocidade na entrega.

Para compreender melhor como isso acontece, reflita a respeito de quanto tempo a sua empresa gasta numa atividade que poderia ser facilmente gerenciada por uma plataforma digital, o que agilizaria muito a entrega de seus produtos ou serviços.  Ou então, pense a respeito do tempo que é gasto, até resolver um determinado problema, que possa surgir no meio do caminho caso você não tenha estas informações compartilhadas na sua empresa. 

Infelizmente, para qualquer empreendimento, imprevistos podem surgir, e se o seu negócio demorar para resolver qualquer questão, pode significar demora na entrega do produto ou serviço, e como consequência impactar na satisfação dos seus clientes.   

Menos erros no processo

Além de possibilitar a economia e mais agilidade, as ferramentas digitais diminuem a probabilidade de acontecer erros no processo de trabalho da empresa como produção/serviço, entrega e relacionamento com clientes. 

Afinal, essas plataformas podem permitir abordagens muito mais precisas,pois gerenciam os processos, todas as atividades necessárias para cumprir o processo, os responsáveis por cada atividade e as suas respectivas datas de entrega.  Visto que se utilizam muitas vezes da inteligência dos seus algoritmos e de programação robusta, estas plataformas digitais podem auxiliar as micro e pequenas empresas a gerenciar seus processos diários e otimizar seus resultados e satisfação de seus clientes. 

Dessa forma, é possível prever erros e corrigir aquilo que pode ser a parte mais fraca de todo o processo da empresa.

Informações em tempo real

Uma das principais vantagens em utilizar meios digitais, é a troca de informações em tempo real. Nesse sentido, os funcionários e gestores podem ter muito mais agilidade para realizar o seu trabalho, ou resolver possíveis problemas. Assim, a empresa também consegue garantir maior transparência a todos os envolvidos no fluxo de trabalho. Algo que é cada vez mais essencial para ter sucesso.

Dados seguros

Como as informações serão comunicadas em menor tempo, os funcionários terão mais segurança nos dados que têm acesso. Ou seja, todo e qualquer dado que são utilizados pelos funcionários, serão mais atuais e consequentemente, mais confiáveis e seguros.

Ferramentas gratuitas para micro e pequenas empresas

A fim de facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores, separamos aqui, algumas ferramentas gratuitas para serem utilizadas diariamente.

Vendas: Instagram

Além do aplicativo em si, já possibilita que o perfil da empresa seja uma grande vitrine.  O Instagram ainda desenvolveu uma parte exclusiva para vendas. Lá, o empresário pode colocar seus produtos, com fotos e informações, que ligam diretamente à página de vendas (e-commerce) de sua empresa.   Outra alternativa é colocar no Instagram um link para o whatsapp da empresa e permitir que o cliente efetue compras através deste canal.    

Design gráfico: Canva

Essa é uma das ferramentas mais úteis que temos disponível. O Canva é ideal para aqueles que não possuem conhecimento em design gráfico mas não abrem mão de ter uma comunicação gráfica bonita. No Canva, é possível criar e editar peças gráficas que vão desde uma logo até peças de outdoors. Nesse sentido, a plataforma é fácil de usar e com comandos intuitivos. É a ferramenta ideal para os empreendedores que ainda não possuem recursos para investir numa agência de publicidade ou num designer gráfico.

CRM: Hubspot

Uma plataforma completamente gratuita, o CRM do Hubspot auxilia no gerenciamento e organização de clientes. São diversas funcionalidades disponíveis, como por exemplo, criar e medir desempenho de e-mails enviados, gerenciar chamadas e reuniões  dentro da plataforma, entre outros..

Resumindo, existem hoje inúmeras ferramentas que pequenos e médios negócios podem  utilizar para gestão, relacionamento com clientes e aumento de vendas, entre inúmeras outras, gratuitas para sua empresa hoje na Internet.   Dessa forma, sua empresa conseguirá melhores resultados sem precisar passar por problemas desnecessários.

Se você gostou desse conteúdo, e quer ficar por dentro de dicas e novidades a respeito das micro e pequenas empresas, assine a nossa newsletter gratuitamente e receba textos diariamente.