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Ferramentas de vendas on-line para começar a usar

A tecnologia não mudou apenas o modo de venda, mas o mercado como um todo. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de venda

POR Redação Whow! | 26/07/2021 18h35

Com o amadurecimento dos meios digitais, surgiram muitas facilidades para o dia a dia do ser humano. No mundo dos negócios não é diferente, e diversas ferramentas de vendas foram criadas para ajudar a rotina dos empreendedores atuais. Se você quer saber um pouco mais sobre quais ferramentas usar para o seu negócio a partir de agora, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você.

Qual a importância do uso de Ferramentas de vendas online

Atualmente, a tecnologia não mudou apenas o modo de venda das empresas, mas o mercado como um todo. Se antigamente o profissional de vendas poderia focar apenas em fechar o negócio, através de reuniões, e manter um bom relacionamento com os clientes, hoje esse cenário já mudou.

Afinal de contas, o mercado está cada vez mais lotado e concorrido e essa realidade acaba exigindo cada vez mais conhecimento dos executivos. A capacidade analítica se tornou essencial para profissionais de vendas.  

Com isso, as ferramentas digitais de venda ganham muita força para auxiliar os vendedores a conquistarem melhores resultados, ao tornarem o fluxo de trabalho mais ágil e eficiente.

Principais benefícios das Ferramentas de vendas online

De maneira geral, o principal benefício das ferramentas de vendas online é que elas diminuem as limitações dos profissionais da área comercial.

Com o auxílio das ferramentas certas, são impulsionados aspectos como gestão e automação de processos, produtividade e marketing. Assim, com o auxílio da tecnologia, diversos recursos em diferentes áreas tornam-se parte do funil de vendas. 

Ferramentas de vendas online para começar a usar 

Skype

Numa realidade de pandemia, as vídeo chamadas se tornaram essenciais no mundo dos negócios. Isso porque, em muitos casos, o olho no olho faz toda a diferença na hora de uma negociação comercial.

Segundo uma reportagem da CNN, somente na pandemia, as plataformas de vídeo chamadas aumentaram 500%. E é nesse sentido que muitas empresas passaram a adotar o Skype como uma ferramenta de vendas.

O programa de videochamadas pode ser utilizado desde as fases iniciais das negociações, para apresentar o serviço ou produto, até nos momentos que exigem maior proximidade entre as partes da venda.

Vale dizer que o Skype ainda será importante quando a pandemia acabar, visto que permite às empresas economizarem em deslocamentos com reuniões que não precisam da presença física dos envolvidos.

A plataforma faz chamadas de voz e vídeo e ainda permite o uso através do computador ou celular, oferecendo a possibilidade de compartilhar arquivos e a tela para apresentação.

Agendor

Outro fator que deve ser priorizado na hora de buscar ferramentas de vendas é um bom programa de otimização de Customer Relationship Management. O CRM se refere ao conjunto de estratégias, práticas e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

E é nesse sentido que o Agendor trabalha. Segundo o site da ferramenta, a especialidade é oferecer a gestão de vendas de uma maneira simples mas sem deixar de entregar um bom serviço.

Compatível com celular e computador, a plataforma oferece as seguintes funções:

  • Acompanhamento do funil e pipeline de vendas: a empresa entrega, de maneira visual, um acompanhamento das vendas em tempo real, segmentadas de acordo com o momento de negociação;
  • Notificação e registro de tarefas e visitas no site de vendas: a cada interação que o cliente tiver com a sua empresa, a plataforma irá gerar alertas para apresentar os próximos passos;
  • Análise de interação com o público: o Agendor aponta todo o histórico de contato com os consumidores para facilitar a consulta nos momentos de vendas;
  • Organização de números: para que o empreendedor consiga tomar a decisão perante relatórios das principais métricas de vendas.

Através da ferramenta de funil de vendas, a plataforma permite que o empreendedor visualize rapidamente todos os negócios que estão em andamento na empresa. Dessa forma, consegue saber qual a situação que a negociação se encontra.

RD Station

A RD Station é uma das ferramentas de vendas online mais utilizadas atualmente e foi desenvolvida pela Resultados Digitais, empresa com foco em automação de marketing.

Atualmente, a empresa é a mais consolidada do seu segmento no Brasil e já é responsável por apresentar resultados para milhares de clientes.

Através da plataforma, é possível gerenciar campanhas que levam em conta diferentes etapas de Inbound Marketing, como por exemplo:

  • Atrair possíveis clientes qualificados para a sua empresa;
  • Captar leads através de landing pages qualificadas;
  • Construir um relacionamento mais consolidado com seus prospects ao longo de toda a jornada de compra;
  • Analisar os resultados e buscar ações em busca de um melhor ROI.

Além disso, vale ressaltar que o RD Station também pode se integrar com outras ferramentas de vendas, incluindo o Agendor que comentamos anteriormente.

Help Scout

O Help Scout é uma ferramenta que prioriza o sucesso do cliente antes de tudo.  Utilizada para organizar as interações e demandas dos possíveis consumidores da empresa.

Através dela, a empresa consegue abrir chamados que podem ser gerenciados dentro da própria ferramenta.

Assim, fica mais fácil saber quais questões já foram resolvidas, quais consumidores ainda estão esperando o retorno sobre alguma requisição e quanto tempo em média a empresa está demorando para cada tipo de atendimento.

Portanto, além de auxiliar no atendimento, esta plataforma ainda ajuda a equipe comercial a gerar estratégias mais assertivas.

Google Trends

Outra plataforma de vendas muito boa para as empresas que desejam ter o melhor resultado possível é o Google Trends. Através dessa ferramenta, o empreendedor consegue conhecer quais são as tendências do mercado e quais são as tendências de buscas.

Nesse sentido, o usuário consegue filtrar por data e localização e ainda fazer comparações de diferentes questões. Assim, pode avaliar como a sua empresa consegue impulsionar os resultados nas ferramentas de busca. Em suma, fica claro que as ferramentas de vendas podem ser uma ótima alternativa para as empresas que precisam buscar resultados eficientes e certeiros.

Portanto, vale a pena analisar quais se encaixam nas demandas da sua empresa e pesquisar como elas funcionam. Se você gostou desse conteúdo e quer receber mais dicas, assine a nossa newsletter e receba textos gratuitos diariamente.