Expansão empresarial: o que é e como planejar? - WHOW

Eficiência

Expansão empresarial: o que é e como planejar?

Entenda o conceito, a importância e veja quais são os principais cuidados que se deve ter na hora de pensar em expandir as atividades da sua empresa

POR Redação Whow! | 08/09/2021 19h32

Você ainda lembra da Kodak? A empresa, registrada em 1888 por George Eastman, dominou por muito tempo o mundo da fotografia. Contudo, mesmo em uma era digital, onde tudo é motivo para um clique, por que ninguém usa nenhum produto da Kodak para fazer uma selfie que seja?

A Apple, com seus 45 anos de existência, bem mais nova que a Kodak, não parou no Mac e, ainda por cima, diversificou os seus produtos. Além disso, não são poucos os que desejam ter o Iphone mais novo.

“Mas qual é a relação entre a Kodak e a Apple?”

A resposta é simples: a Apple seguiu o caminho de um plano de expansão empresarial, diversificando e expandindo as suas atividades. Já a Kodak parou no tempo. Neste conteúdo, entenda o conceito de expansão empresarial, os principais cuidados, vantagens e uma ferramenta muito importante nessa movimentação: o plano de expansão empresarial.

O que é expansão empresarial e qual sua importância?

O plano de expansão empresarial é um planejamento de expansão das atividades de uma empresa. Se você tem o desejo de abrir um negócio lucrativo, é fundamental entender sobre o assunto. 

Aqui no Brasil, ter o próprio negócio é sonho de muita gente. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 37% dos brasileiros entrevistados têm vontade de abrir a própria empresa.

Porém, muitos dos que abrem a sua primeira empresa ficam focados apenas no operacional do negócio, esquecendo a tomada de decisões estratégicas. 

A empresa então vai crescendo sem um plano de expansão empresarial consistente. O resultado disso é a tomada de decisões não assertivas, como, por exemplo, a abertura de uma filial em um local que não tem mercado, ou então, comercializar produtos que não resolvem uma dor do seu público.

O plano de expansão empresarial inclui desde a abertura de novas filiais até criação de novos produtos ou serviços, com o objetivo de tornar o negócio mais lucrativo. Tudo isso mediante a um planejamento estruturado, baseado em dados concretos e sem achismos. 

Tipos de expansão empresarial

Uma empresa pode expandir as suas atividade de duas formas: organicamente e inorganicamente. O primeiro caso trata-se de um crescimento mais lento, porém mais barato, no qual a empresa cresce a partir daquilo que já tem, ou seja, a partir da comercialização dos seus produtos ou serviços atuais.

Já no crescimento inorgânico, o negócio cresce a partir da aquisição de uma outra empresa, com o objetivo de aumentar o controle no mercado. 

Assim, a empresa pode juntar-se tanto com uma outra empresa parceira como também com uma concorrente. Um exemplo deste último foi a união da Disney com a Pixar.  Trata-se de um processo mais complexo e mais custoso. Todavia, em ambos os tipos de crescimento, são necessários alguns cuidados elementares. 

Principais cuidados na expansão empresarial 

Analise seu público e a concorrência

O que os seus clientes querem? Está sendo oferecido no mercado que pode suprir tais necessidades? O que não está sendo oferecido? Na hora de realizar a expansão empresarial, é indispensável descobrir as preferências do seu público atual como também da concorrência.

Afinal, são das necessidades do público que podem surgir as melhores ideias de como expandir. Voltando ao exemplo inicial, se a Apple não estivesse por dentro das necessidades dos seus clientes, poderia ter ficado parada no tempo, assim como a Kodak.

Faça um planejamento e calcule os gastos

Faça um planejamento minucioso, calculando todos os gastos, prós e contras de realizar a expansão de suas atividades. Deve-se estimar não apenas o lucro, como também os possíveis riscos.

Você quer expandir a empresa. Mas ela está preparada?

Mesmo que as chances da sua empresa passar a lucrar mais sejam altas, é preciso olhar para dentro dela, a fim de descobrir o quanto ela está preparada para uma expansão. Aqui, deve-se levar em conta estrutura física, recursos financeiros e também humanos: sua equipe precisa estar preparada e afinada com as mudanças. 

As vantagens de uma expansão empresarial

Expandir as atividades da empresa, principalmente quando ela já é tida como referência no mercado, pode fazer com que ela dê um verdadeiro salto à frente dos concorrentes. Basta parar e pensar em quantas pessoas do seu próprio público têm necessidades específicas que não estão sendo atendidas nem por você e nem pelos seus concorrentes. 

Imagine que você tem uma loja de roupas para atividades físicas, que veste apenas até o tamanho 42. Contudo, avaliando seu público e também mercado, você descobre que existe uma grande parcela desassistida.

Ela é composta por pessoas que vestem números maiores e que deixam, inclusive, de se exercitar por isso. Que tal então investir em roupas de academia plus size, ou seja, em tamanhos maiores e também em roupas para o dia a dia desse público? 

Logo, expandir as atividades da empresa poderá fazer com que você descubra novos caminhos lucrativos, que poderão mudar o rumo do seu negócio.

Conheça o plano de expansão empresarial

Em resumo, o plano de expansão empresarial contempla toda a estratégia necessária para que as empresas expandam as suas atividades.  Nele, devem ser descritos itens como metas, objetivos, riscos, recursos financeiros necessários, projeções de lucro e também prazos.

O plano de expansão empresarial servirá de base para que você realize uma comparação sucinta do que você tem atualmente com o que você deseja alcançar expandindo as suas atividades.  Vale ressaltar também que é importante que ele seja documentado de forma clara e estruturada. 

Empreender é correr riscos calculados

Você já deve ter perdido as contas de quantas vezes ouviu esta frase. Porém, ela ilustra bem o mundo dos negócios. E, quando se fala em expansão empresarial, calcular e analisar os riscos, bem como desenvolver alternativas para superá-los, é crucial para o sucesso da empresa.

Por isso, se você está pensando em expandir as atividades da sua empresa, planeje-se bem e não abra mão do plano de expansão empresarial. Por vezes, vendo apenas a teoria, pode não parecer tão clara a sua aplicação. Contudo, quando você adequa a sua realidade, o plano de expansão empresarial pode fazer todo sentido e, até mesmo, mudar os rumos do seu negócio.

Gostou do conteúdo? Se sim, assine agora mesmo a newsletter da Whow gratuitamente e receba todos os dias, conteúdos interessantes sobre mercado, gestão, empreendedorismo e tecnologia!