Exclusivo: levantamento destaca as soft skills mais buscadas no mercado de tecnologia - WHOW

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Exclusivo: levantamento destaca as soft skills mais buscadas no mercado de tecnologia

Os dados do InfoJobs e da Claranet foram compartilhados com o portal Whow! para mostrar o que é necessário para se destacar na área

POR Eric Visintainer | 16/03/2021 16h01 Foto ilustrativa (ShutterStock) Foto ilustrativa (ShutterStock)

Uma frase repetida com frequência por gestores é que “se contra pelas habilidades e se demite pelo comportamento”. No entanto, ao menos a primeira parte está em ampla mudança.

Cada vez mais empresas também buscam um alinhamento cultura entre os candidatos e as vagas disponíveis, bem como querem entender as soft skills que uma pessoa interessada na oportunidade possui.

Mas o que são as tais soft skills? Elas são habilidades interpessoais focadas no comportamento dos colaboradores. Dentre elas estão a escuta ativa, adaptabilidade, empatia, comunicação não violenta, entre outras.

E um levantamento realizado pelo InfoJobs, plataforma de oportunidades profissionais, e compartilhado com exclusividade ao portal Whow!, aponta as habilidades comportamentais que mais chamam a atenção dos recrutadores no setor da tecnologia.

Facilidade de comunicação

Senso de dono

Trabalho em equipe

Autogestão

Aprendizado contínuo

fonte: InfoJobs

“Vale ressaltar que mesmo em um mercado superaquecido como o de tecnologia, os profissionais que não mostrarem habilidades técnicas e comportamentais, perdem valor para as empresas”, explica Nathália Paes, executiva de desenvolvimento de negócios do InfoJobs em nota à imprensa.

Ela completa ao dizer que, por conta da pandemia e com os profissionais atuando muitas vezes 100% remotos, exigiu um foco das companhias para avaliarem a adaptabilidades, resiliência, gerenciamento de tempo, foco, senso de dono e facilidade de comunicação com mais atenção.

Nathália e Ana Paula Cordeiro, head head de RH da Claranet Brasil, especialista em serviços gerenciados de infraestrutura híbrida, também abordaram dez características que são observadas atualmente nos interessados em vagas em tecnologia. Confira abaixo:

Empatia
Entender os motivos que levam um determinado colega a ter dificuldades no ambiente de trabalho, solucionar conflitos ou resolver um problema do cliente;

Positividade
São as pessoas que conseguem inspirar os outros e mantê-los nos trilhos, mesmo que um resultado não possa ser visto no curto prazo;

Adaptabilidade
De tempos em tempos são contratados novos membros e até líderes, ser adaptável, nesse sentido, permite manter-se resiliente diante de qualquer novidade;

Gerenciamento do tempo
Quando o tempo é bem trabalhado, é possível fazer mais e gerar mais valor com a mesma quantidade de tempo;

Controle das emoções
 Essa habilidade faz com que a pessoa saiba converter ambientes e situações caóticas em valor agregado, isto é, tirar vantagem daquilo que é aparentemente ruim;

Foco
. Atualmente, as empresas veem profissionais focados como aqueles com maior índice de desenvolvimento, e que, por consequência, também podem ajudá-las a crescer;

Resiliência
Profissionalmente, em meio a tantas cobranças, é importante não deixar de manter a calma. Isso dará a força necessária para dar continuidade a projetos de longo prazo implantados em qualquer empresa;

Multitasking
Pessoas que têm essa soft skill, conseguem gerar mais valor porque podem acumular funções e responsabilidades, garantindo que as entregas acontecerão conforme o previsto;

Facilidade de comunicação
Esta característica abrange traduzir o cenário, verbalizar de forma compreensível e clara as questões relacionadas a tecnologia, no caso;

Senso de dono
Tomar projetos para si.


fonte: Ana Paula Cordeiro e Nathália Paes

E, em vídeo publicado no último mês, o especialista em liderança e autor Simon Sinek destacou as soft skills não como habilidades interpessoais, ou até “suave”, se comparadas com os conhecimentos técnicos, mas sim como características simplesmente humanas.

Ele as descreve como sendo a escuta, empatia, paciência, ter conversas difíceis, confrontos eficazes, e servem também para que as pessoas tornem-se melhores líderes.

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