5 tendências tecnológicas para 2021 que moldarão o futuro, segundo a Accenture - WHOW

Tecnologia

5 tendências tecnológicas para 2021 que moldarão o futuro, segundo a Accenture

Relatório aponta que líderes precisam tomar iniciativas de mudança para que possam moldar o futuro dos negócios

POR Carolina Cozer | 18/02/2021 18h48 Arte Grupo Padrão Arte Grupo Padrão

Lançado nesta semana, o relatório Technology Vision 2021, da consultoria global Accenture, desvendou como as empresas foram capazes de sintetizar apenas em 2020 o que poderia ter sido uma década inteira de revoluções digitais. O estudo levantou, também, cinco principais tendências tecnológicas que líderes deverão analisar para que consigam dar conta das transformações digitais aceleradas.

Segundo o estudo, 92% dos mais de seis mil executivos de empresas entrevistados afirmaram que seus negócios estão investindo ativamente em tecnologias e inovações. Além disso, 91% concordaram que é preciso que as próprias empresas estejam à frente das mudanças, ajudando a moldar o mercado futuro.

“A pandemia fez as empresas acelerarem ainda mais rumo ao futuro. Muitas organizações passaram a usar a tecnologia de forma extraordinária a fim de manter seus negócios e comunidades e a um ritmo que antes parecia impossível. Já outras tiveram que encarar a dura realidade de suas deficiências, como a falta de uma estrutura digital robusta que permita uma mudança acelerada”, comenta Paul Daugherty, CTO da Accenture, sobre o estudo. “Nossa geração tem a oportunidade única de transformar o que chamamos de hora da verdade da tecnologia em confiança ― usando todo o poder da mudança tecnológica exponencial a fim de reinventar e reconstruir totalmente o futuro dos negócios e da experiência humana.”

5 tendências tecnológicas que moldarão o futuro

Estratégias com sistemas de base

Dentre os executivos entrevistados pelo para o relatório, 89% acreditam que as arquiteturas de tecnologia são mais importantes do que nunca, e que suas limitações nesse segmento são críticas para determinar o sucesso das organizações.

E para 83% dos líderes, já não é mais possível distinguir os seus modelos de negócios de suas estratégias de tecnologia. Desta forma, quem tiver uma base tecnológica sólida estará um passo à frente no mercado.

Gêmeos digitais como investimento

Os gêmeos digitais ― construções feitas em ambiente virtual para protótipo ou simulação ― são cada vez mais importantes para que se possa lançar produtos, serviços e novas operações com mais rapidez e assertividade. Essa união entre ambientes físicos e digitais é vital para negócios que desejam navegar em ambientes de inovação, pois ela permite liberdade de experimentação sem riscos e sem limites, de acordo com Accenture.

A democratização da tecnologia

A consultoria global também destaca a democratização da tecnologia, onde cada funcionário pode se tornar um inovador, com autonomia para criar soluções por conta própria. Essa democratização chegou para quebrar as barreiras entre aqueles que podem mexer com tecnologia ou com liderança nas companhias, dando espaço para que todos possam colaborar e atingir resultados com muito mais rapidez.

Anywhere office

O conceito já bem estabelecido de anywhere office tem forçado líderes a pensar na importância de que funcionários possam desenvolver o ambiente ideal de trabalho em seu entorno, tornando o labor mais rico e produtivo. Para isso, contudo, será necessário que as empresas investiguem questões referentes à segurança do trabalho remoto e todas as mudanças culturais necessárias para que este modelo se torne uma prática funcional e não amadora.

Sistemas multidisciplinares

Também ainda se observa inúmeras mudanças nos próximos três anos dentro dos âmbitos de regulação e necessidades dos consumidores, segundo a Accenture. Cerca de 90% dos participantes do relatório afirmaram que os sistemas multipartidários, como a blockchain, são essenciais para que as empresas possam entender melhor o comportamento dos consumidores e oferecer soluções mais ricas, colaborativas e preditivas.


+TENDÊNCIAS

Veja tendências em gestão de dados para 2021
Tendências: tecnologias disruptivas para 2021 e além
10 tendências tecnológicas para ficar de olho neste ano, segundo consultoria global
3 tendências sobre o comportamento dos consumidores para 2021