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Estratégias para atrair pessoas ao ponto de venda

Confira 3 dicas para atrair mais clientes para sua loja física e a importância de desenvolver estratégias para isso

POR Redação Whow! | 16/07/2021 17h40

Comprar sem sair de casa, pela internet, é bom. Mas poder tocar e ver o produto presencialmente, para muitos, é melhor ainda. Do ano passado para cá, muitas lojas aderiram às vendas online. No entanto, o ato de ir ao estabelecimento em busca dos produtos ainda é da preferência de muita gente.

Mas, como conquistar esses clientes preciosos que vem até a minha empresa? Se você está com essa dúvida, leia este conteúdo para entender a importância das estratégias dos pontos de venda para atrair os clientes e 3 dicas para montar as suas. 

A importância das estratégias de ponto de venda

O ritual de ir às lojas, ver, escolher e pegar nos produtos é preferência da maioria dos brasileiros e uma pesquisa realizada pela RetailNext, empresa que realiza análises do varejo, trouxe dados importantes sobre o assunto.

O levantamento apontou que 94% de todas as compras ainda são realizadas em lojas físicas. E, em um outro estudo, agora desenvolvido pela Lett em parceria com a Opinion Box, 64% das pessoas que foram ouvidas preferem comprar em lojas físicas. 

Para finalizar, em uma outra pesquisa, realizada pela  NZN Intelligence, 10% dos consumidores não confiam em compras de roupas pela internet. Dessa forma, é imprescindível ter estratégias que não somente atraiam, como também convertam esses clientes que estão já estão mais próximos da sua empresa, no seu ponto de venda.  

Porém, um atendimento humanizado, organização, limpeza, boas promoções e disponibilidade de produto, hoje, não são suficientes para tornar os consumidores se tornarem fiéis de uma marca. É preciso encantá-los: quem faz apenas o básico pode ser esquecido facilmente.

Dicas gerais para atrair clientes para sua loja física

Como mencionamos anteriormente, fazer apenas o básico bem feito não garante que os seus clientes serão fiéis. Porém, deixar de fazê-lo garante que eles não retornem nunca mais a sua empresa.  Por isso, antes de focarmos nas estratégias mais específicas para atrair mais clientes aos pontos de venda, veja algumas dicas gerais, que devem ser aplicadas ao seu negócio, para atrair mais clientes. 

Facilidade de acesso

É fácil encontrar a sua empresa?  Nem sempre o empresário consegue o tão esperado lugar dos sonhos para abrir o negócio. Porém, a empresa precisa ter um local que tenha fácil acesso para receber os seus clientes. Além disso, podemos citar que um estacionamento próprio da empresa garante o coração do cliente. Por outro lado, um local com fácil acesso ao transporte público também é interessante, dependendo do público-alvo do negócio.

Conforto e decoração

Quem não gosta de se sentir bem em uma loja?  Ter um ambiente confortável e com uma decoração condizente com o negócio podem fazer com os seus clientes apreciem estar na sua loja.  Você é psicólogo? Invista em uma sala de espera agradável, com um sofá que acolha o cliente, uma decoração que seja a sua cara e também condizente com o seu negócio.

Podemos citar também uma loja de roupas. O que é conforto nesse caso? Provadores espaçosos, com cabides e grandes espelhos são itens essenciais para avaliar esse item. Mas além disso, se você vende camisetas da Marvel, porque não colocar quadros desses super heróis nessa seção? 

Atendimento excelente

Aqui, vale ressaltar dois pontos: o primeiro é conhecer e entender como o seu perfil de clientes gosta de ser tratado e, o segundo, está relacionado a oferecer treinamentos e capacitações para sua equipe.

Disponibilidade de produtos

Busque sempre ter um mix de produtos que atenda o seu público. Para isso, atente-se a uma boa gestão do seu estoque, a fim de saber o momento ideal que cada produto precisa de reposição.

Estratégias para atrair pessoas ao ponto de venda

Estratégia de Ponto de venda: Promoções

Realizar promoções específicas nas lojas físicas pode atrair bastante a clientela. E, quando isso se tornar um hábito, ou seja, quando as pessoas se acostumam com isso, elas podem dar apenas aquela “passadinha” e acabar comprando até mais do que imaginavam.

Entretanto, outro ponto importante é sempre manter a constância dessas promoções. Afinal, sua empresa precisa estar sempre preparada para receber o cliente, a qualquer momento.

Estratégia de Ponto de venda: Parcerias

Realize parcerias interessantes com outros estabelecimentos. Um salão de beleza pode fornecer produtos para cabelos e também pequenos lanches. Logo, essa é uma estratégia que gera conforto, pois o consumidor pode fazer tudo em um mesmo lugar.  

Para você descobrir quais parcerias podem ser mais ou menos interessantes para o seu público, busque estudá-lo e também ouvir as suas sugestões.  Afinal, muitas vezes são dos próprios clientes que podem sair as melhores ideias. 

Colete sugestões, faça pesquisas e enquetes nas redes sociais: use de todos os meios que você puder para entender o seu cliente. 

Estratégia de Ponto de venda: Diferenciais

O que a sua empresa tem como diferencial, no ponto físico, em relação aos seus concorrentes? Uma das formas de descobrir isso é visitando a concorrência, realizando uma pesquisa de mercado, com objetivo de descobrir o que o seu negócio tem de qualidades e pontos de melhoria em relação aos outros.

Uma banca de jornal que oferece recargas para celulares e outros cartões pré-pagos, como os de jogos e também de Uber, pode sair na frente das outras que vendem apenas o produto principal, por exemplo. 

Aqui, também vale a dica de ouvir os clientes, porém agora da sua concorrência.  Em síntese, uma das formas mais simples de fazer isso é acompanhando os comentários da página da empresa concorrente nas redes sociais.

Sempre divulgue as ações nas redes sociais

Fez alguma ação no ponto de venda? Acima de tudo, não esqueça de divulgá-la nas redes sociais, tendo em vista que isso pode ajudar a atrair mais clientes para sua loja.  O mesmo vale para o digital: sempre que alguma ação estiver acontecendo nas redes sociais, ela deve ser divulgada fisicamente na loja, com banners e folhetos, por exemplo. 

Afinal, é sempre muito importante que os meios on e off da empresa estejam em sintonia, no qual um replique o conteúdo do outro. Gostou do artigo? Se sim, assine agora mesmo gratuitamente a newsletter do Whow, para receber conteúdos interessantes sobre empreendedorismo, gestão, mercado e tecnologia!