Entenda o que é Inovação em serviços - WHOW

Eficiência

Entenda o que é Inovação em serviços

Buscar inovação é algo muito utilizado no mundo empresarial. Afinal, são mudanças que tem como intuito melhorar algum panorama da empresa

POR Redação Whow! | 28/06/2021 16h13

Cada vez mais, o ecossistema precisa se adequar às novidades que aparecem –  principalmente quando são voltadas para inovação em serviços. Afinal, todo gestor gostaria de ter tecnologias voltadas para melhorar o fluxo da sua empresa, né? Pois é justamente sobre isso que iremos abordar neste texto!

Continue a leitura e fique por dentro dessa novidade.

O que é inovação em serviços? 

A inovação em serviços busca otimizar o desempenho de uma organização, de modo estratégico. Assim, demanda a criação de caminhos novos para alcançar novos resultados. Sob esse ponto de vista, a inovação em serviços se define como um conjunto de ações implementadas e elaboradas para melhorar a experiência que a empresa entrega aos seus clientes.

É uma prática fundamental para o crescimento do negócio. Logo, a empresa que investe em inovação em serviços se destaca diante de seus concorrentes. 

Quais são os desafios das empresas que não apostam em inovação?

A principal consequência das empresas que não apostam em inovação é a perda de competitividade no mercado.  Além disso, o próprio fluxo de trabalho pode ser comprometido sem um investimento adequado em inovação. Afinal, empreender exige buscar constantemente melhorias na produtividade, estrutura organizacional e no relacionamento com os clientes.

Como a tecnologia pode contribuir para a inovação? Atualmente, já são oferecidas diversas tecnologias para auxiliar pequenas e médias empresas a entregarem melhores serviços. São plataformas, aplicativos e sites que permitem ao empreendedor maior controle sobre seu produto observando pontos a serem melhorados.

Exemplos de marcas que investem na inovação em serviços

1. Uber

Sabemos que a maioria das cidades possuem problemas de deslocamento, ao mesmo tempo em que manter um carro é cada vez mais difícil. Além disso, muitos profissionais perderam seus empregos formais e precisaram encontrar outras formas de trabalhar.

Juntando tudo isso, a Uber passou a oferecer de uma maneira simples, a resolução para as dores da população. Isso tudo com um serviço inovador e uma tecnologia de ponta.

Hoje, em alguns toques na tela do celular, o usuário define sua rota e acompanha o deslocamento do seu motorista até o local de embarque. Este tipo de serviço diminuiu radicalmente a busca por pontos de táxi, ou aquela procura por um telefone de um motorista que lhe atendesse. 

A Uber foi pioneira nesse modelo, que hoje conta com outros aplicativos de sucesso como 99 e inDriver. 

2. Netflix

Ao contrário da Uber, que já chegou com um serviço inovador, a Netflix está no mercado desde 1998 e, por uma década, atuou no mercado de locação de filmes. Foi apenas em 2007 que a empresa apostou no serviço de streaming. 

Aos poucos, a empresa foi conquistando seus consumidores. Ver filmes e séries quando quiser a hora que quiser? Isso tudo é muito comum atualmente, mas antigamente não era tão simples.

Além disso, o baixo custo do streaming e a possibilidade de um grande repertório e com qualidade de reprodução era algo que todos buscavam. Por isso, a Netflix tornou-se um fenômeno mundial.

Atualmente, a Netflix tem várias concorrentes, que observaram o quanto pode ser lucrativo um serviço de streaming próprio para disponibilizar as produções ao seu público. Podemos citar ainda, a Disney+, Amazon Prime, Globo Play, HBO Max, Starz Play, dentre outras que vêm surgindo nos últimos anos.  

3. Make-up Genius da L’Oreal

Outro exemplo de empresa que já estava bem, mas resolveu apostar no novo, é a L’Oreal. Ao lançar o novo serviço chamado de Make-up Genius, que é uma linha de maquiagem da empresa, ela se viu obrigada a inovar.

Isso porque, para comprar uma maquiagem, as clientes geralmente precisam provar os produtos. Mas para ganhar escala nas vendas digitais, era preciso encontrar uma maneira de testar a maquiagem sem contato físico

Dessa forma, a empresa investiu em tecnologias para fazer reconhecimento facial, realidade aumentada e assim, os consumidores pudessem testar as maquiagens.

Tipos de inovação em serviços

Primeiramente, a maneira certa para criar a inovação em serviços é compreender que a sua empresa deve procurar transformar a cultura organizacional. 

Após isso, é preciso escolher qual é o tipo de inovação que você irá inserir. São eles:

  1. Inovação de materiais: se a sua empresa depende de matérias primas para funcionar, é preciso ficar evidente nos novos materiais que surgem no mercado. Afinal, alguns deles oferecem melhores resultados, com menores investimentos;
  2. Inovação de melhoria: ao apresentar uma melhoria para o seu serviço, o valor da sua marca passa a crescer também. Busque oferecer novas características ou opções para o seu público; Vamos exemplificar, um carro já vem com câmbio automático e você cria uma nova versão com o câmbio mais sensível ao toque. Veja que não houve inserção de uma nova funcionalidade e sim melhoria daquela que já existia
  3. Inovação incremental: já neste caso, existe o lançamento de uma nova funcionalidade do seu serviço. Ou seja, é algo que irá alterar a performance dele, agregando valor para o seu público. Por exemplo, num carro, quando uma montadora lança uma opção de um modelo que já existe, mas com câmbio automático, está incrementando a funcionalidade;
  4. Inovação disruptiva: por fim, a inovação disruptiva não tem como intuito agregar valor, mas sim, criar um novo valor ou novo modelo de negócio. Revolucionando a indústria no qual está inserida.
Inovar é fundamental 

Dessa forma, inovar é uma ação fundamental para que qualquer empresa possa atingir e ser capaz de obter sucesso. Na realidade em que estamos inseridos, a inovação em serviços é uma prática obrigatória para todos os tipos de negócio.

Uma vez que garantem não só maiores benefícios para os clientes, mas para o fluxo da empresa como um todo.

Quer saber mais de conteúdos de inovação para pequenas e médias empresas? Assine nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades!