WHOW

Entenda o conceito de empreendedorismo sobre quatro rodas

food truck 3 scaled 1

Já pensou em entrar em um carro, escolher uma vaga de estacionamento, parar e trabalhar? O conceito de escritório móvel está se popularizando. Neste conteúdo, entenda o que é empreendedorismo sobre quatro rodas, as principais vantagens e veja dois exemplos de negócios móveis. 

Escritório móvel: Conceito de negócio em quatro rodas

Talvez se alguém falasse há algumas décadas que, um dia, seria possível trabalhar de qualquer lugar (ou sem sair de casa), soaria como algo surreal.

Porém, hoje, principalmente com a pandemia do Covid-19, grandes, pequenas e médias empresas perceberam que, com a internet, vários de seus processos internos foram ajustados e se tornaram mais produtivos. 

Definitivamente, ganhou-se em tempo e em dinheiro também. Reuniões presenciais puderam ser substituídas por chamadas de vídeo e, caso um colaborador precisasse se deslocar, bastava ter internet e levar os seus equipamentos, por exemplo. Todo esse movimento segue reforçando o conceito de escritório móvel, que está relacionado ao fato de levar o ambiente de trabalho para qualquer lugar.

O conceito de escritório móvel, portanto, está cada vez mais comum. Ele pode se referir ao movimento de levar consigo tudo que é necessário para exercer o trabalho ou, de forma mais literal, trabalhar em um veículo. 

A marca de automóveis japonesa Nissan, inclusive, já desenvolveu um projeto de escritório móvel. O NV350 Caravan Office Pod promete levar o ambiente de trabalho para onde o colaborador quiser. 

Basta clicar em um botão no seu próprio celular e o carro se transforma em um escritório. E, caso o trabalhador seja um amante do café, este projeto vem com uma cafeteira embutida. Apesar de ser uma ideia empolgante, o projeto do escritório móvel da Nissan ainda é apenas um conceito, sem previsão para chegada no mercado.

Contudo, vale ressaltar que grandes empresas já estão buscando desenvolver alternativas para que possamos trabalhar de qualquer lugar.   Além da questão do deslocamento, existem outras vantagens do escritório móvel. 

Quais as vantagens de ter um escritório móvel?

Vale ressaltar que o conceito de escritório móvel está diretamente ligado aos modelos de trabalho home office e híbrido, que oferecem mais flexibilidade e autonomia aos colaboradores.  Nesse sentido, ter um escritório ou uma estação de trabalho móvel traz outros benefícios a quem gosta de trabalhar com mais liberdade. Veja quais são eles agora. 

Menos distrações

Trabalhar em casa, apesar de ter seus benefícios, também tem algumas desvantagens. Afinal, estamos falando de um ambiente que nem sempre está preparado para ser realmente um local de trabalho. Logo, dividir a atenção com outras distrações acaba sendo comum. Nesse sentido, trabalhar em um escritório móvel favorece a concentração, eliminando fatores que possam afetá-la.

Aumento na produtividade

Menos distrações, mais produtividade. Além disso, trabalhar no mesmo local, principalmente em casa, pode se tornar repetitivo para algumas pessoas. Com o escritório móvel, é possível sentir-se também mais relaxado, com ganhos também na criatividade. 

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Quem, em pleno home office, largou alguma coisa que estava fazendo para enviar aquele e-mail, ou então soltou o notebook para fazer o almoço, por exemplo? Trabalhar em casa pode afetar, como já mencionamos, a relação entre a vida pessoal e profissional. E, em um escritório móvel, ambas as atividades ficam mais divididas, sem que se perca a flexibilidade. 

Maior inspiração e criatividade

Como já falamos, trabalhar todos os dias, no mesmo lugar, pode se tornar repetitivo e cansativo. Portanto, considerar visitar novos ares, a fim de evitar bloqueios criativos pode ser algo bastante positivo. 

Favorece a organização dos horários

Muitas vezes, trabalhando em casa, os horários de trabalho com os momentos de lazer podem se confundir. Portanto, trabalhando fora, é possível ter um controle maior do seu próprio horário de trabalho. E,nada melhor que fazer isso em um outro ambiente a sua escolha, sem precisar ser nas dependências da empresa. 

Exemplos do empreendedorismo em quatro rodas

Escritório móvel: Food Trucks

Se, quando falamos em escritório móvel, a ideia que vem em sua cabeça é de um estação de trabalho com um computador, saiba que este conceito é muito mais amplo.

O escritório móvel está relacionado também com outras atividades comerciais que podem ser desenvolvidas sobre quatro rodas, como os food trucks. Comida rápida a um preço baixo são as premissas desse negócio, que surgiu nos Estados Unidos e ganhou adeptos pelo mundo inteiro. No Brasil, os food trucks viraram tendência há aproximadamente seis anos. 

Hoje, é possível encontrar food trucks das mais variadas refeições, que variam conforme a região. A flexibilidade do negócio permite ao empreendedor mudar de lugar e buscar o seu público onde quer que ele esteja. 

Como exemplo, quando ainda tinha-se eventos presenciais, o dono do food truck poderia aproveitar um grande show para faturar mais do que de costume.

Escritório móvel: Startups em movimento

Outra tendência são as startups focadas em negócios de quatro rodas, que incentivam o uso do próprio veículo para ganhar dinheiro.

Nesse sentido, uma delas é a Pegcar, que permite o aluguel totalmente online por horas ou por dias de um veículo. O pagamento é realizado via site. Outra startup, a BeepMe, desenvolveu um aplicativo para que pessoas procurem e ofereçam caronas gratuitas, conforme os seus horários e disponibilidades. 

Qualidade vida acima de tudo

Existem outros tipos de negócios sobre quatro rodas, como vendas de produtos artesanais no porta-malas ou estúdios de fotografia itinerantes. Basta ter criatividade e um veículo para criar seu escritório móvel. 

Acima de tudo, o mais importante é não deixar de priorizar a sua qualidade de vida. Seja em outro local ou em casa, estar sempre ocupado não quer dizer que você está sendo produtivo.  A dica é sempre buscar a melhor opção que favoreça tanto a sua saúde física e mental quanto a sua produtividade.

Assim, caso você trabalhe em casa e não esteja conseguindo produzir bem, pode optar pelo escritório móvel. Por outro lado, se você não sente a necessidade de sair de casa para trabalhar, não há necessidade de buscar um outro ambiente.

O importante é saber respeitar o seu próprio tempo bem como os seus limites. 

Gostou do conteúdo? Se a resposta foi sim, assine agora gratuitamente a newsletter do Whow e receba todos os dias artigos interessantes sobre empreendedorismo, gestão, tecnologia e mercado!

Sair da versão mobile