Entenda o comportamento de consumo da Geração Z - WHOW
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Entenda o comportamento de consumo da Geração Z

Se o seu empreendimento tem serviços ou produtos voltados ao público mais jovem, é essencial entender como a Geração Z se comporta em relação ao consumo

POR Marcelo Almeida | 15/12/2021 10h34 Entenda o comportamento de consumo da Geração Z

Se seu negócio tem serviços ou produtos voltados ao público mais jovem, é bom que você entenda quais são as principais tendências dessa faixa etária enquanto consumidores para tornar o seu empreendimento mais atrativo e adequado ao que eles procuram. Em primeiro lugar, é relevante entender que a Geração Z envolve todas as pessoas nascidas entre 1995 e 2010.

Uma de suas principais características é ter nascido em um mundo já conectado pela internet e cercado por tecnologia, sobretudo por meio dos dispositivos móveis: smartphones, tablets, notebooks, etc. Essa geração tem também uma tendência a interagir bastante por meio de redes sociais, como Instagram, Snapchat, TikTok, entre outros.

Além disso, são boa parte da audiência dos influencers e das personalidades da internet como os Youtubers, que não atraem tanta atenção de faixas etárias mais avançadas, além de serem eles mesmos os novos influencers e o próximo grande grupo a se tornar formador de opinião. Uma boa estratégia, portanto, para atingir esse público consumidor, pode ser fazer parcerias com influenciadores e personalidades de plataformas de streaming.

Outro hábito dessa geração é seguir pessoas que admiram e participar de lives por plataformas como o Twitch, que permite que os criadores sejam recompensadas por suas transmissões. Essas lives geralmente envolvem a pessoa jogando games diversos e mostrando suas habilidades, comentando uma outra transmissão ou realizando outras tarefas cotidianas, o que faz o espectador sentir que está conversando com um amigo próximo.

Como consumidores, os membros  Geração Z buscam apoiar as marcas com que mais se identificam e acabam se tornando fãs fiéis. Eles querem, em geral, comprar transformação, não apenas um produto ou um serviço. Isso significa que eles procuram algo que vai proporcionar uma experiência mais única ou algo que pode melhorar a sua qualidade de vida, por exemplo.

Além disso, eles favorecem informações rápidas, clareza nas informações, transparência e a disponibilização de opiniões sobre o seu produto para poderem ter uma percepção mais ampla de que vale a pena comprá-lo.

Em resumo, podemos considerar as seguintes características principais da Geração Z enquanto consumidores:

  • Em geral, elas são exigentes e possuem um bom conhecimento sobre tendências de consumo
  • Eles são consumidores informados, que geralmente pesquisam e pesam as opções antes de decidir comprar algo
  • Não são tão fiéis a marcas específicas, buscando geralmente os melhores custos-benefícios
  • Dão grande importância a questões como ética e responsabilidade das empresas
  • De todas as gerações, são os que mais consomem por mídias sociais
  • Apesar de ser a geração mais conectada, eles gostam de ir a lojas físicas para consumir determinados produtos
  • Também apreciam que existam pessoas para atendê-los nas lojas para responder a dúvidas e questionamentos
  • Têm altas expectativas em relação à qualidade do atendimento e do produto
  • Gostam de experiências personalizadas e que possam ser moldadas a suas preferências pessoais