Enel e Planet Smart City se unem pelo crescimento das cidades inteligentes no Brasil - WHOW

Tecnologia

Enel e Planet Smart City se unem pelo crescimento das cidades inteligentes no Brasil

Enel X irá fornecer recursos para instalações inteligentes da Planet Smart City, como soluções residenciais e tecnologias solares

POR Carolina Cozer | 02/03/2021 13h39 Imagem: Shutterstock Imagem: Shutterstock

Planet Smart City, líder global em cidades inteligentes com foco em inclusão, sustentabilidade e acessibilidade, investiu mais de US$ 40 milhões no final de 2020 na construção de uma smart city no município de Aquiraz, no Ceará.

Agora, a proptech fechou uma parceria com a Enel X, linha de negócios inovadores de energia do grupo italiano Enel, para turbinar projetos de cidades inteligentes no Brasil.

Cidades inteligentes já são realidade no Brasil

Além da Smart City Aquiraz, a Planet Smart City já executou a instalação da smartcCity Laguna, como portal Whow! divulgou na época , em São Gonçalo do Amarante (RN), que é considerada a primeira cidade inteligente e inclusiva do mundo.

Segundo a publicação Diário do Nordeste, outros dois projetos da startup em execução no Brasil são a smart city Natal, no Rio Grande do Norte, e a Aquarela Bela Vista, condomínio inteligente na Freguesia do Ó, em São Paulo (SP).

Através da parceria com a Enel X, a Planet Smart City terá acesso a diversos recursos da marca, como análise baseada em dados, iluminação pública inteligente, dispositivos de tecnologia doméstica, soluções solares fotovoltaicas e demais produtos habilitados para IoT, ou internet das coisas.

“Nosso objetivo é colaborar com as organizações mais inovadoras e dinâmicas do setor, e acredito que o fizemos por meio de nossa parceria com a Enel X. Este acordo nos ajuda a aumentar a qualidade de vida para nossos residentes, seja por meio de novas luzes de rua inteligentes ou serviços de melhoria da comunidade”, afirma à imprensa Giovanni Savio, CEO global da Planet Smart City.

Empresas visam melhoria na qualidade de vida do brasileiro 

A parceria com a Enel X, segundo o Smart Cities World, é um importante acordo estratégico que irá ajudar a Planet Smart City a concretizar o plano de lançar mais de 44 mil unidades habitacionais até 2025.

Segundo Carlos Eduardo Cardoso, responsável da Enel X no Brasil, o acordo irá colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos futuros moradores das instalações inteligentes da proptech. “Essa parceria é um marco importante para a Enel X, pois apresenta projetos que atendam a necessidades específicas com soluções inteligentes que vão facilitar o dia a dia. Uma das propostas seria ter opções customizadas para um empreendimento residencial oferecendo todas as tecnologias de casa inteligente disponíveis, como geração de energia solar e carregador de veículo elétrico na garagem”, disse em comunicado oficial.


cityfutur Arte Grupo Padrão (Giovana Sorroche)

+CIDADES INTELIGENTES

Brasil tem mais de 160 startups de desenvolvimento de cidades inteligentes
A Covid-19 abriu as comportas para as cidades inteligentes
Cidades inteligentes: país europeu quer ir além do conceito de Cidade de 15 minutos e chegar até 1 minuto; entenda
Para especialista em cidades inteligentes, os governantes precisam desenvolver mindset inovador