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Empresas Future Ready: Estamos preparados?

Garantir um sucesso duradouro à empresa não é tarefa fácil. Conheça mais sobre o future ready e descubra as aplicações para o seu negócio

POR Redação Whow! | 07/05/2021 14h05

Vivemos num mundo em que mudanças são exigidas diariamente. Se desejamos estar atualizados, tanto na vida particular, como em nossos trabalhos, precisamos estar sintonizados com as novidades do mundo moderno, ou seja devemos estar “future ready”.

É essencial se manter inteirado no mundo empresarial. Uma vez que empresas mais bem preparadas para as mudanças garantem um sucesso maior em meio a momentos de crise. Além de se consolidarem como marcas inovadoras para o público.

Nesse sentido, não só existe um termo, como também uma fórmula para estar preparado para o futuro dos negócios. Chamada de “future ready”, a denominação serve para identificar quais empresas estão se adaptando às inovações do mercado.

Se você deseja não só estar presente no futuro do mercado, mas também garantir um sucesso duradouro para a sua empresa, confira o texto até o final para entender como essa prática funciona e como inseri-la no seu negócio.

O que são empresas future ready?

O termo surgiu por meio de um estudo realizado pela cientista e pesquisadora Stephanie Woerner e o presidente do MIT Sloan Center for Information Systems Research (CISR), o cientista e pesquisador Peter Weill. A dupla de estudiosos garante que, quando aplicada corretamente, as empresas têm 19,5% a mais de lucro do que as concorrentes.

Os pesquisadores analisaram, desde 2017, mais de 1,5 mil empresas. O intuito da pesquisa se deu na vontade de entender o que são empresas future ready e como padronizar uma fórmula de sucesso. As principais fontes de estudo foram as grandes companhias tradicionais, que passaram por uma transformação digital.

Como o próprio nome diz, o conceito tem intuito de apresentar como estar preparado para o futuro (future ready). Apesar de parecer algo simples para muitos que já tem a inovação como uma ferramenta alinhada à empresa, os pesquisadores apresentam uma nova perspectiva bem formulada e baseada em casos reais.

Depois de anos de estudos, Stephanie e Peter apresentam quais caminhos as empresas devem seguir para garantir sucesso nessas mudanças. Conforme apresentam os estudiosos, caminhar sem método pode ser perigoso e arriscado para o futuro da sua empresa.

Os quatro caminhos do modelo future ready

O estudo apresenta um modelo com quatro caminhos possíveis para a jornada de transformação. Em algum momento, é preciso atravessar quatro tipos de mudanças, significativas e marcantes. Eles chamam esses momentos de “explosões”.

A expressão se dá no mesmo sentido que em algumas ocasiões, é preciso literalmente explodir algo para abrir caminho. De forma figurada, é o que as empresas precisam fazer hoje, para serem future ready. 

No entanto, os autores afirmam que essas explosões não são fáceis de conquistar. As empresas com melhores desempenhos alcançam 70% de sucesso em todas as quatro.

Os caminhos são os seguintes:

Padronize suas informações 

Esse caminho é essencial para embarcar na mentalidade do futuro dos negócios. Ao padronizar suas informações, você irá permitir que seus dados possam ser acessados por toda a empresa e até fora dela. Isso irá permitir que o seu negócio elimine processos defasados e que atrasam o desenvolvimento. No entanto, este processo pode ser demorado e requer colocar outros projetos em espera.

Melhore a experiência do cliente

Este que já é um dos principais motivos de sucesso de empresas, é o que garante um futuro próspero para o seu negócio. Num mundo onde há cada vez mais concorrência e acesso à informação, a satisfação é algo primordial para os clientes

Aproveite canais de negócios digitalizados, permitindo que sua empresa ofereça serviços a uma grande fatia de clientes de modo próximo. Assim, será capaz de expandir o negócio para novos mercados e/ou ser referência no seu.

Vá com calma

Apesar desses passos apresentados serem necessários para garantir o futuro do seu negócio, é preciso manter a calma para não atropelar as coisas. 

Estudos mostram que empresas que tentam implementar mudanças drásticas em pouco tempo, além de não obterem sucesso, comprometem a saúde mental dos funcionários. Ou seja, dê um passo de cada vez.

Crie uma nova organização

Se a sua empresa está baseada em produtores que provavelmente estarão fora do futuro, considere repensar o seu foco. Ao invés de travar uma batalha para transformar a sua empresa, alguns líderes optam por iniciar novos empreendimentos voltados para o futuro

Como por exemplo algumas empresas automobilísticas, que ao enxergarem a previsão do sucesso de carros elétricos, passam a apostar neste tipo de mercado.

Futuro digital

Nesse sentido, a pesquisa ainda ressalta que para se tornar pronto para o futuro, é preciso mudar a empresa em duas esferas principais: experiência do cliente e eficiência operacional. Essas mudanças além de tornarem a empresa future ready, tornam elas capazes de reduzir os custos e ao mesmo tempo engajar e satisfazer os clientes.

Dessa forma, o estudo afirma que os 23% dos negócios pesquisados estavam mais preparados para o futuro. Seja pelo fato da empresa estar pronta para competir na economia digital, como por ser capaz de trabalhar com uma grande variedade de parceiros por meio de serviços digitais e interfaces de programação de aplicativos (APIs) expostas.

Isso significa um desempenho de 16 pontos percentuais melhor do que a média do seu mercado. Ou seja, se a margem média de lucro líquido para uma empresa era de 10%, as empresas future ready tiveram 26%. Em outras palavras, o estudo demonstra o sucesso econômico de estar preparado para o futuro.

Tornando-se uma empresa do futuro

Conforme foi possível concluir, uma empresa preparada para o futuro deve ser efetiva em diversas áreas. Ela precisa inovar para encantar e envolver os clientes, ao mesmo tempo que deve reduzir gastos por meio de ferramentas tecnológicas e abordagens de desenvolvimento ágil, como teste e aprendizado.

Nesse sentido, é preciso garantir aos clientes uma ótima experiência, independentemente do canal que escolherem. Dessa forma, a empresa deve priorizar atender todas as necessidades dos clientes, em vez de promover seus produtos.

Para garantir uma maior horizontalidade e assim, o sucesso para o futuro, a empresa deve tratar os dados como um método de estratégia, sendo acessível a todos os funcionários.

Os pesquisadores ainda ressaltam que uma das questões fundamentais para o sucesso nessa caminhada passa pelo líder. Que irá determinar qual caminho o negócio deve seguir e quão agressivamente irá se mover.

Comece entendendo aonde a empresa se encontra hoje, em comparação às outras, e aonde quer chegar. Somente compreendendo a situação presente do seu negócio que você pode estar preparado para o futuro.

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