Empresa de mídia cria produtos que auxiliam na proteção da saúde durante a pandemia - WHOW
Consumo

Empresa de mídia cria produtos que auxiliam na proteção da saúde durante a pandemia

Especializada em mídia out of home, a francesa JCDecaux usou seu laboratório de inovação local para pensar em novos itens de mobiliário urbano

POR Adriana Fonseca | 28/05/2020 15h59 Empresa de mídia cria produtos que auxiliam na proteção da saúde durante a pandemia Foto ilustrativa Gerd Altmann (Pixabay)

Seu negócio é mídia out of home, mas nem por isso a francesa JCDecaux se limita ao que se pode esperar de uma empresa de seu segmento. Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, a companhia, presente em 3.890 cidades em mais de 80 países, inclusive o Brasil, desenvolveu um portfólio de produtos que auxiliam na proteção da saúde das pessoas em trânsito nas cidades. Entre os itens, arcos de descontaminação, esterilizador UV, dispenser de máscaras e álcool em gel, termômetro e pia de higienização – tudo para ser instalado pela cidade e servir de uso da população.

Andrea Salinas, diretora de marketing da empresa no Brasil, explica que desde o começo da pandemia o laboratório de inovação local da multinacional, implementado em 2019, passou a estudar formas de levar aos equipamentos da empresa serviços que pudessem auxiliar a população que está nas ruas. “Já que nos engajamos fortemente em levar informações e orientações, levar serviços é uma extensão natural da nossa função”, afirma.

A ideia surgiu observando o entorno e analisando o momento. “Temos operações em 80 países, portanto estamos acompanhando diversas iniciativas em todo o mundo, projetos diversos desenvolvidos em outros países e analisando como é possível implementá-los no Brasil e nas cidades em que operamos”, diz Andrea. O que reforçou esse desenvolvimento foi que, por meio de uma pesquisa, a empresa verificou que mais da metade das pessoas que precisam sair às ruas sente medo ou desproteção. “Com isso, a JCDecaux teve a ideia de oferecer lavatórios de mãos, esterilizador UV, painel com termômetro digital, dispenser de máscara e de álcool gel com borrifador automatizado, para auxiliar na proteção da saúde da população.”

O desenvolvimento de todos os produtos aconteceu localmente. “Temos designers e engenheiros no Brasil que trabalham nesse tipo de projeto, mas também temos suporte global para pesquisas e desenhos”, afirma a executiva. Também se juntaram à iniciativa parceiros e fornecedores locais. “Assim foi possível adaptar projetos e desenvolver uma série de novos serviços, focando no auxílio e prevenção da Covid-19 para instalação imediata em parceria com os anunciantes.”

Há produtos já prontos para comercialização, e alguns que podem ser adaptados de acordo com as necessidades e regras das cidades em que serão implementados, com as devidas alterações com base na necessidade específica de anunciantes e marcas. “Diversas conversas têm acontecido com diferentes segmentos para uma possível implementação. Além disso, seguimos desenvolvendo novos formatos e ideias”, revela Andrea. 

Conheça os produtos desenvolvidos até agora pela empresa francesa de mídia out of home.

midía Foto JCDecaux arco de descontaminação (divulgação)

Arco de descontaminação

Destinado aos locais de grande circulação de pessoas, como entradas de terminais, estações, transportes públicos e aeroportos. 

Esterilizador UV

É uma forma de prevenir e ajudar na descontaminação de objetos pessoais como smartphones, carteiras, chaves e cartões de banco, entre outros. É possível instalar caixas de descontaminação UV em diferentes locais, de aeroportos a estações de metrô.

Dispenser de máscaras e álcool

A máscara de proteção já é um acessório de segurança indispensável e obrigatório para quem precisa sair de casa, assim como o álcool em gel. O dispenser funciona de maneira automática e pode ser instalado rapidamente e em diversos pontos.

Termômetro

Um dos principais sintomas do novo coronavírus é a febre e muitas instituições adotaram a medição de temperatura como uma prevenção. O sistema, além de medir a temperatura, traz orientações e incentiva os usuários a buscarem mais informação.

midía Foto JCDecaux termômetro digital (divulgação)

Pia de higienização

Lavar as mãos constantemente com água e sabão é uma atitude simples que pode ajudar na prevenção da Covid-19. A pia de higienização é uma solução simples que pode ser adaptada para qualquer ambiente.


+COMUNICAÇÃO

As 10 melhores startups de marketing
Conheça as principais barreiras para inovação na área de marketing
Marketing digital e automação: como melhorar a gestão do lead?
Influenciando quem influencia