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Eficiência

Empresa de Sorocaba oferece capacitação sobre embalagens inteligentes

O faturamento do mercado de embalagens inteligentes está estimado em US$ 52 bilhões até 2025, além de buscar reduzir a problemática do lixo

POR Carolina Cozer | 24/09/2020 19h59

Tendo em mente que as embalagens de produtos são um dos maiores causadores de acúmulo de lixo no mundo, há uma demanda cada vez maior por inovações que venham minimizar esse impacto, seja pelo desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, seja pela criação de produtos que funcionem sem embalagem alguma.

Assim surgiu, em 2018, o Sincpress, o primeiro centro de inovação de embalagens inteligentes da América Latina, como um dos pilares do Grupo Flex.

O Sincpress, de acordo com informação institucional, é apto a desenvolver embalagens inteligentes e personalizadas para quaisquer produtos existentes, sejam eles tecnologias de realidade virtual, códigos de barras, NFC, realidade aumentada, marcas d’água, dentre outros.

Dentre seus cases estão empresas como Kraft-Heinz, HP, Café Pelé e Oreo, por exemplo.

O que são as embalagens inteligentes?

Também conhecidas como Smart Packaging, em inglês, são embalagens desenvolvidas com a finalidade de serem tanto mais eficientes para o consumo quando mais ecológicas, unindo ergonomia e sustentabilidade.

O conceito de Smart Packaging envolve a união de dois conceitos: Active and Intelligent Packaging, ou seja, embalagens ativas e inteligentes. Há uma preocupação tanto na relação produto-embalagem, com tecnologias que propõe melhor aproveitamento de invólucros, bem como o envolvimento do consumidor com aquele produto.

Segundo Paula Valério, executiva responsável pelo Sincpress, “não podemos comparar Smart Packaging à embalagens convencionais, afinal, não trata-se apenas de um recurso para aumentar a experiência do consumidor, mas sim sobre gerar valor e otimizar processos para todos os agentes da cadeia.”

O mercado de Smart Packaging, de acordo com a Sincpress, está estimado a atingir um faturamento de US$ 52 bilhões até 2025.

São personalizáveis e podem ser rastreáveis

São ecologicamente corretas

Possuem custo reduzido

Previnem falsificações

Melhoram a experiência do cliente

Minimizam o desperdício

Podem ser compatíveis com QR Code e Realidade Aumentada

Oportunidade de capacitação

A Sincpress também oferece cursos ministrados por especialistas do mercado de embalagens inteligentes.

Atualmente há um curso 100% digital, que visa conceituar essa inovação e apresentar todas as suas vantagens competitivas. Possui 18 horas de duração e é separado por sete diferentes módulos. 

“O curso de Smart Packaging vem para auxiliar as companhias a conhecerem esses princípios e, também, entenderem as mudanças de comportamento e a Transformação Digital”

Paula Valério, executiva responsável pelo Sincpress

Também há um ebook introdutório ao conceito de embalagens inteligentes disponível para download no site oficial da empresa.


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