Inovação: 5 elementos fundamentais
Eficiência

5 elementos fundamentais para a inovação disruptiva

Nathan Schulhof, o inventor do MP3 player, compartilhou no Whow! Festival sua experiência de décadas de envolvimento com a inovação disruptiva

POR Carolina Cozer | 10/11/2020 10h32

Sabemos que uma inovação é realmente disruptiva quando ela realoca e estabiliza a tecnologia, ao mesmo tempo em que desestabiliza completamente a indústria do qual está inserida. Quem compartilhou essa frase foi Nathan Schulhof, empreendedor e inventor do MP3 Player, e também um dos principais keynotes internacionais que esteve presente no Whow! Festival de Inovação 2020.

Em seu painel “Nunca desista de inovar!”, Nathan conta sua trajetória com a invenção do MP3 Player e com uma série de outras inovações que levaram disrupção para o mercado. E falou, também, sobre cinco elementos que foram fundamentais para que ele conseguisse desenvolver produtos disruptivos.

Confira abaixo os melhores momentos do bate-papo.

40 anos de disrupção

Embora o empreendedor seja mais conhecido pela invenção do MP3 Player, ele participou do desenvolvimento de muitos produtos inovadores. Seu primeiro produto disruptivo foi o processador de texto para o primeiro computador da Apple. Mais tarde, acidentalmente também esteve presente na invenção dos carrinhos de compra dos e-commerces.

“Sempre fui fascinado por produtos disruptivos, pois eles fazem a vida mais fácil. Inovação e novos negócios são a minha carreira e a minha vida”, diz.

O processador de texto para a Apple pode não parecer muito disruptivo à primeira vista, mas Schulhof explica que foi uma invenção totalmente nova na era das máquinas de escrever. “Computadores pessoais não existiam em 1980. Advogados tinham uma máquina de escrever que era do tamanho de uma mesa”, diz.

Nathan também foi o precursor das revistas de computação que vinham com um CD-ROM de brinde para testar um jogo ou software. “O CD da minha empresa TestDrive tinha mais de 300 softwares disponíveis para teste, então fizemos uma parceria estratégica com uma das revistas de computadores mais populares ― a PC Magazine ―, o que resultou em uma distribuição instantânea para meio milhão de pessoas”, conta. A TestDrive monetizava ao vender as versões pagas dos programas contidos no CD gratuito.

“É muito comum ver revistas com CDs gratuitos nas bancas de jornal, mas em 1992 ninguém tinha feito isso ainda”.

Pouco mais de um ano depois, a TestDrive foi vendida por milhões de dólares.

Paixão

“O atributo principal que me ajudou no sucesso foi a paixão focada e bem gerenciada. A paixão é o ingrediente que me ajudou a visualizar os outros quatro elementos. Coloque paixão em tudo o que você faz na vida, não importa se é trabalho ou diversão. Ame o que você faz, e a paixão o guiará pelos momentos difíceis.”

Bom planejamento

“Um bom planejamento fará seu time e apoiadores caminhem todos juntos. Uma empresa sem bom planejamento se torna caótica, com cada pessoa caminhando para um lugar diferente. Contudo, apresentar um novo produto ou tecnologia para o mundo é uma aventura, portanto, você deve permitir que seu roteiro mude se precisar, pois assim você vai adquirir novas informações.”

Desenvolver relações estratégicas

“Este é provavelmente, depois de paixão, o elemento mais importante da minha vida, e o responsável pela minha carreira. Costumo dizer que as pessoas ao meu redor são mais responsáveis pelo meu sucesso que eu. Escolha as pessoas ao seu redor pelos motivos certos. Relações tem um grande papel em alcançar objetivos. É muito importante cultivá-las. Procure por relações de negócios em que todos se beneficiem.”

Use todas as possibilidades de sucesso

“Entendi que, para ter sucesso, precisava estar na minha melhor forma todos os dias. Me alimentar de forma saudável, praticar atividade física e não consumir álcool me deram o vigor e a energia que eu precisava em um ambiente muito competitivo. Meditação também me ajudou a manter a minha mente em sua melhor forma.”

Juntar dinheiro é o combustível para sua visão

“Quando você começa a sua primeira empresa, você busca por capital semente. Mais pra frente, busca investidores-anjo. Quando você está juntando dinheiro é importante ter boa comunicação com seus investidores, deixando claro como serão as coisas para eles quando você tiver sucesso. Juntar capital para colocar seu planejamento em prática é algo crítico. Durante os estágios iniciais da minha empresa, passei 60% do tempo juntando dinheiro, e você também irá passar pelo mesmo, provavelmente.”


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