• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    inovação rápida

    Arte Grupo Padrão

    biometria
    O futuro dos sistemas de biometria pode estar nas nossas veias das mãos
    19 de fevereiro de 2021
    inovação na Paraíba
    Conheça o ecossistema de inovação na Paraíba
    22 de fevereiro de 2021
    Eficiência

    Você sabe o que é a Inovação Rápida?

    Executivo da IBM explica os conceitos da metodologia aplicados em startups unicórnios e que têm sido adotados por grandes corporações

    por Carolina Cozer em 19 de fevereiro de 2021

    Startups são emblemas de inovação, porque são capazes de criar soluções com poucos recursos em um curto espaço de tempo. O segredo por trás dessa eficiência está no conceito de Inovação Rápida, que tem sido cada vez mais adotado por corporações para crescerem com baixo investimento e alta performance.

    Marcelo Salim, head da IBM Open Ventures, conta ao portal Whow! que a multinacional desenvolve este modelos de inovação dentro de casa através da IBM Garage ― hub de cocriação e inovação para negócios. O nome do hub foi inspirado nas startups, que também são conhecidas como “negócios de garagem”.

    “As startups, em vez de fazerem projetos gigantescos, começam pequeno e colocam o produto para funcionar. Elas têm a necessidade de usar a Inovação Rápida porque precisam quebrar o status quo, pensando e fazendo diferente”, diz o executivo.

    Ele também aponta que a Inovação Rápida surgiu de diversas fontes, sobretudo do Manifesto Ágil, que incentiva a valorização dos indivíduos e suas interações acima de processos e ferramentas. “A cultura ágil olha muito para a colaboração com o cliente, entendendo que eles conhecem as próprias dores e problemas muito melhor do que as organizações que oferecem as soluções”, comenta. 

    Inovação Rápida exige mudanças culturais e desapego ao planejamento

    Para Marcelo, é preferível que as empresas que desejam inovar com velocidade dediquem mais tempo em um sistema colaborativo que em discussões de contratos e entregas. “É uma mudança cultural. A inovação rápida começa na cabeça antes de passar para os negócios. É uma mudança da forma como as pessoas procedem”, destaca.

    Pode não ser fácil para que grandes empresas coloquem essas mudanças de mentalidade em prática, mas elas estão dando conta, segundo o head da IBM Open Ventures. “Hoje a inovação é mais que necessária. Antigamente era um diferencial, mas agora é mandatória para que empresas se mantenham vivas. Desta forma, inovar pode ser caro e ter riscos envolvidos, mas a alternativa, que é não inovar, sai bem mais caro e é ainda mais arriscada”, completa.

    Outro pilar do Manifesto Ágil é a resposta rápida às mudanças, fator que envolve um grande desapego ao planejamento. “É importante planejar, mas o plano é uma trilha a qual não se deve estar amarrado”, explica

    “A Inovação Rápida é muito mais sobre responder rápido às mudanças e às sutilezas do aprendizado do que seguir um plano que foi desenhado lá atrás.”

    Marcelo Salim, head da IBM Open Ventures

    Execução imediata e permissão para a “estupidez” 

    Além do Manifesto Ágil, o executivo conta que esta forma de inovação da IBM se inspira nos trabalhos de skunk works, desenvolvidos por Lockheed Martin na Segunda Guerra Mundial. Um dos pilares deste projeto é a independência para a ação, para o qual Marcelo exemplifica: “Se estou fazendo um teste para uma empresa, e preciso comprar equipamentos, não deveria ser necessário que eu submeta pedidos para compra ou esperar pela aprovação de superiores ― e sim apenas ir em frente e comprar. A independência para a ação significa partir para a resolução direta de um problema. Isso traz velocidade e agilidade”, afirma.

    A variância de consenso também é um pilar importante da Inovação Rápida, permitindo a libertação da criatividade e da experimentação. “Inovação é, no fundo, o gerenciamento da variância de pensamentos e conceitos. No conceito da Inovação Rápida não existe ideia estúpida ― de ideias supostamente estúpidas, com algumas pequenas variações, é possível chegar a respostas espetaculares”, diz. 

    Ele contextualiza o “estúpido” como algo que nunca povoou o imaginário das pessoas, provocando, assim, certo desconforto cognitivo. Mas esses absurdos, no fim do dia, seriam justamente o combustível capaz de levar negócios à disrupção. “Por isso, na Inovação Rápida sempre se dá chances para as oportunidades antes de olhar para os problemas. Numa corporação as ideias são abafadas com muita velocidade; já na Inovação Rápida as ideias são respeitadas. Não que se valorize a estupidez, mas essas ideias, com alguma variação, podem ser disruptivas”, descreve o executivo.

    Por fim, o especialista explica que essa mentalidade está muito atrelada à execução imediata, com outros elementos, como frameworks, laboratórios e softwares sendo utilizados como apetrechos complementares.

    “O mais importante no Manifesto Ágil é o fator humano e a mudança de modelo mental. Softwares e maquinários são apenas ferramentas; você pode ter a melhor ferramenta do mundo, mas se não for um bom marceneiro, de nada adiantará. Desta forma, o modelo mental vem em primeiro lugar. Se ele estiver adequado, aí sim as ferramentas podem entrar para potencializar os processos”, conclui.


    metodologias ágeis

    Arte Grupo Padrão


    +INOVAÇÃO

    Veja os próximos passos da inovação no Brasil
    Próximo passo da inovação na Atento: processos disruptivos
    A inovação na Votorantim Energia foca em antecipar tendências e acompanhar o ecossistema
    Para a Natura, sustentabilidade é vetor de inovação

    Corporações
    Inovação Rápida
    metodologia ágil
    Startups
    Unicórnios
    Eficiência

    5 séries e filmes de empreendedorismo e startups para inspirar

    Eficiência

    Conheça os atributos para construir uma organização resiliente

    Eficiência

    Conheça o ecossistema de inovação no Maranhão

    Eficiência

    Triplica o volume de investimentos em startups do varejo no Brasil

    Eficiência

    Você sabe como aplicar o Lean Inception?

    Eficiência

    Inovação aberta: veja melhores práticas para Prova de Conceito (POC) entre empresas e startups

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    Startups

    Fintech de pagamentos RecargaPay recebe aporte de quase R$ 400 milhões

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR