Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia - WHOW
Eficiência

Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia

Salvador é líder nordestino em número de startups; estudo do Sebrae aponta importância da presença de novas empresas para fortalecimento do ecossistema

POR Carolina Cozer | 20/02/2020 09h00 Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

Na décima terceira matéria do especial de Whow! sobre os ecossistemas brasileiros de inovação, faremos um panorama sobre a “Terra de Todos os Santos”: Bahia.

A capital, Salvador, assume o primeiro lugar das cidades nordestinas em número de startups. Segundo a Startup Base, a cidade abriga 195 empresas iniciantes ativas, sendo a maior parte delas ― 50,6% ― na fase operacional.

ecossistema Foto (Shutterstock)

Outros ― 9,7%

Fintechs ― 6,8%

Serviços ― 5,8%

Comunicação e MKT ― 4,9%

Edtechs ― 4,9%

Healthtechs e Life Science ― 4,9%

Big Data ― 4,9%

fonte: ABStartups

Economia local

O Estudo sobre o Ecossistema Baiano de Startups, publicado pelo Sebrae, aponta que as startups da Bahia são essenciais para a economia da região. Contudo, a região nordeste como um todo possui grande evasão de talentos, que vão a grandes centros em busca de alternativas de sucesso. Startups inteiras, inclusive, se movem para capitais como São Paulo ou Rio de Janeiro em busca de acesso à recursos, networking e investidores.

Mas a pesquisa chama a atenção para o fato de que as empresas não precisam de migração completa para acessar outros patrimônios; as raízes podem ser mantidas enquanto novas geografias são acessadas:

“Ter presença em grandes centros comerciais é importante, mas a empresa toda não precisa estar lá, basta uma parte dela. (…) Ou seja, para atuar nacional, e até mesmo globalmente, uma startup baiana não precisa sair da Bahia completamente.”

Estudo sobre o Ecossistema Baiano de Startups do Sebrae

Comunidade All Saints Bay 

ecossistema Foto (Shutterstock)

O ecossistema de inovação de Salvador faz referência ao slogan do estado: All Saints Bay, ou Baía de Todos os Santos, em português. Surgiu em 2017, sendo fundada por atores do ecossistema.

Um destes atores é a Associação Baiana de Startups (ABAS), organização que facilita conexões entre o governo e entidades privadas com empreendedores early stage.

Donjorge Almeida, diretor de Comunidades da ABAS, comenta ao Whow! que a comunidade All Saints Bay se divide entre eventos, encontros e treinamentos: “Acontecem muitos eventos na cidade, como: Atire a Primeira Pedra, Salvador Cidade Inovadora, All Saints Day, entre outros. Ocorrem mais de dois Startup Weekends por ano, além de muitos treinamentos feito pelo Sebrae, o que ajuda bastante o ecossistema.”

Antecipa

Safe Drinking Water For All

Bloxs

Cafeína

Escavador

I4sea

JusBrasil

Me Ajuda

Moovi

República Interativa

Safeticket

Sanar

Parques tecnológicos e comunidades

O Parque Tecnológico da Bahia foi criado há mais de dez anos, e tem muitas startups lá. Possui incubadora própria, e tem como áreas prioritárias Biotecnologia e Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação e Energia e Engenharias. Ocupa uma área de mais de 500 mil metros quadrados, mas já está prevista uma expansão de suas dependências para mais de um milhão.

Em 2018 foi lançado o Hub Salvador, uma enorme comunidade de empreendedorismo, tecnologia e inovação. De acordo com Donjorge, o hub possibilitou o nascimento de muitas startups, que movimentaram diferentes áreas de Salvador. O espaço é parceiro da ABStartups e de diversas empresas, facilitando conexões.

Por fim, em 2019 foi lançado o Colabore, um centro de inovações de impacto social. O espaço é um coworking público, construído com diversos containers coloridos e reaproveitados.

Segundo Donjorge, a vertical de inovações de impacto é forte na cidade de Salvador. No espaço, são bem-vindas startups, microempresas e MEIs que queiram desenvolver soluções sociais inovadoras.


bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Veja todos os ecossistemas de inovação no Brasil
Conheça o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro

Conheça o ecossistema de inovação de Santa Catarina
Conheça o ecossistema de inovação de Minas Gerais