EcoRodovias cria simulador de realidade virtual através de programa de inovação - WHOW
Eficiência

EcoRodovias cria simulador de realidade virtual através de programa de inovação

O projeto de realidade virtual irá trabalhar na reciclagem de skills de operadores de pedágio, além de treinamentos para novos funcionários

POR Carolina Cozer | 14/09/2020 13h15

O Grupo EcoRodovias, companhia brasileira de infraestrutura para operações de concessões rodoviárias, se prepara para o lançamento de um novo programa de treinamento de colaboradores baseado em realidade virtual.

O projeto, que irá trabalhar na reciclagem de skills de operadores de pedágio, além de treinamentos para novos operadores, foi idealizado por funcionários da empresa, que foram encorajados a sugerir novas ideias para a empresa em um programa de pitch em 2018.

Por ter sido elaborado há dois anos atrás, o treinamento virtual não levava em conta o isolamento social e a pandemia do novo coronavírus, mas a ideia acabou caindo como uma luva para a situação atual, que exige novos pensamentos para que todos possam trabalhar com o máximo de segurança.

O treinamento é feito através de óculos de realidade virtual com tecnologia imersiva. O ambiente, segundo nota oficial da EcoRodovias, foi feito através de captação de imagens reais da própria empresa, fazendo com que a ambientação seja bastante realista. Durante o treinamento, os diversos espaços, trajetos, sistemas e equipamentos necessários para as rotinas profissionais são apresentados e experimentados pelos colaboradores.“Fail fast, learn faster”

Carlos Boiani, coordenador de projetos especiais e um dos executivos da EcoRodovias que participou da seleção de ideias dos colaboradores, o projeto segue o conceito de “fail fast, learn faster” (erre rápido, aprenda mais rápido ainda, em português) das startups do Vale do Silício: “O princípio é falhar rápido, mas falhar barato, ou seja, testamos e corrigimos praticamente ao mesmo tempo, otimizando os recursos e apostando no próprio  desenvolvimento do profissional, o que certamente trará frutos para a empresa”, disse em nota oficial.

Neste ano a empresa já passou por um novo pitch de seleção de soluções de impacto, mas dessa vez os colaboradores interessados participaram de um hackathon, com soluções de desafios em squads.

O simulador de realidade virtual para treinamento de funcionários entrará em operação na EcoRodovias no próximo mês.


+NOTÍCIAS

Inovação aberta possibilita migração digital de banco na pandemia
Inteligência artificial será uma das principais tendências no setor bancário, segundo pesquisa
Opinião: Tecnologias a prova de pandemias
Feira gratuita irá conectar empresas e pessoas com deficiência