É possível gerar valor através da inovação? - WHOW

Consumo

É possível gerar valor através da inovação?

Nova pesquisa revela que o mercado brasileiro ainda é descrente da importância e capacidade de geração de valor através da criação de inovações

POR Carolina Cozer | 18/03/2021 17h52 Foto (Shutterstock) Foto (Shutterstock)

Embora a criação de inovações seja uma prática de enormes benefícios para as empresas e para a sociedade, muitos empreendedores brasileiros ainda têm dificuldade para entender como a inovação pode gerar valor para seus negócios.

É o que revela o estudo Transformando Estratégia em Realidade, realizado pela consultoria Falconi, que ouviu cerca de 100 líderes de empresas brasileiras de diferentes setores da economia.

A pesquisa expôs um dado crítico: 70,8% dos CEOs, diretores e gestores participantes afirmaram que a inovação gera impactos limitantes nos resultados de suas empresas.

Dentre as empresas entrevistadas, apenas 1% revelou não ter quaisquer investimentos voltados à ações inovadoras.

Retornos financeiros pela inovação

Será que ações inovadoras geram retornos pequenos, ou as empresas do país não estão sabendo tirar proveito das inovações para os negócios?

De acordo com Bernardo Miranda, sócio e head da Falconi na América do Norte, a inovação é capaz de gerar vantagens competitivas para empresas em mercados cada vez mais dinâmicos. “No mundo atual as organizações têm seus resultados acompanhados de perto por diversos stakeholders, e a inovação é peça chave para garantir a capacidade de adaptação às demandas desses públicos”, afirma.

Ele acredita que ainda falta conhecimento por parte das empresas brasileiras sobre como inovar e garantir retornos no longo prazo.

No estudo, as organizações cujo faturamento ultrapassa R$ 4 bilhões foram mais favoráveis a concordar com os benefícios numéricos das inovações. A pesquisa também mostrou que 47% das empresas brasileiras não possuem iniciativas voltadas à sigla ESG (Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Corporativa), sem gerar qualquer retorno à sociedade nesses valores.

Soluções de impacto para empresas e para a sociedade

Com o consumidor se tornando mais exigente a cada dia, as empresas podem se beneficiar de medidas inovadoras que causem impacto social. E existem métodos capazes de prever e planejar esse impacto, tendo em mente, também, o retorno monetário às empresas.

“Por meio da inovação, com uma base tecnológica que utiliza data analytics para trazer projeções e tendências, e avaliar a agenda de impacto social das empresas, oferecemos uma ferramenta sistêmica e customizável”, explica Bernardo.

E não perca as novidades nas nossas redes sociais no LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.


+GERAÇÃO DE VALOR

Como utilizar a inovação para processos internos nas empresas
Novos programas de inovação aberta para startups e empreendedores no Brasil

Muito além da cerveja: inovação na Ambev passa por investimentos em startups e joint ventures
Como a Nestlé usa a inovação aberta e tendências para se manter competitiva