É possível empreender com pouco investimento? - WHOW

Eficiência

É possível empreender com pouco investimento?

A resposta é sim! Veja aqui algumas dicas, ideias e 4 áreas interessantes para começar o próprio negócio sem gastar tanto

POR Redação Whow! | 05/07/2021 16h19

Empreender com pouco investimento? Isso é possível?  Então, se você pensa em ter o próprio negócio, mas não tem muito dinheiro ou não sabe por onde começar, leia este conteúdo para tirar a sua dúvida. Veja também dicas, ideias e alguns segmentos para iniciar uma empresa nessas condições.

Afinal, é possível empreender com pouco investimento?

A resposta é sim. Existem muitos negócios que podem ser iniciados com investimento baixíssimo e isso é extremamente positivo para as empresas que estão acabando de nascer. Uma das melhores maneiras de maximizar o lucro é reduzindo os custos, concorda? Entretanto, não é de uma hora para outra e nem é tão fácil abrir uma empresa de sucesso com pouco dinheiro. Veja agora como ter ideias e algumas dicas para empreender com poucos recursos. 

Como ter ideias para empreender com pouco investimento?

Não faz a menor ideia de como começar?

Inicie então fazendo um levantamento das habilidades que possui, segmentos que você conhece e áreas que mais lhe interessam. Depois, pesquise e analise quais dessas opções podem ser mais rentáveis no momento, considerando as necessidades do público que deseja atingir, bem como os seus recursos disponíveis.  Dessa forma, comece a analisar a concorrência e o que dizem dela. Observe onde estão errando e quais são os pontos fortes delas. Essas atitudes proporcionarão mais clareza na hora da escolha de qual negócio iniciar.

O segredo é unir algo que você goste, tenha habilidade e resolva um problema real no mercado.

Dicas para empreender com pouco investimento

O planejamento é o melhor amigo de todos os negócios. Lembre-se que, mesmo que a sua empresa não seja tão grande ainda, é indispensável um plano de negócios. Esta é a primeira coisa que você precisa fazer logo após definir o segmento em que vai atuar.

Tenha paciência e entenda que não é de um dia para outro que sua empresa irá crescer e prosperar. Foque nas tarefas de estruturação do serviço a partir dos dados levantados neste planejamento. 

Posicionar o seu negócio como uma autoridade em determinado segmento pode ser interessante e, por meio das redes sociais, não é necessário grande investimento. Crie uma boa identidade visual, aliada a constância e conteúdos relevantes. Hoje é possível desenvolver posts profissionais em ferramentas criativas simples, como o Canva, por exemplo 

Por fim, aproveite a sua rede de contatos para ir aos poucos expandindo a sua clientela. Geralmente, são essas mesmas pessoas responsáveis por propagar a sua empresa.

Iniciativas para empreender com pouco investimento

O Sebrae realizou um estudo, em 2020, no qual listou 350 ideias para quem deseja começar o seu próprio negócio. Dessas, trouxemos aqui as quatro áreas favoráveis ao investimento com pouco dinheiro. 

Artesanato 

A habilidade com trabalhos manuais não é para todo mundo, concorda?  Logo, se você tem facilidade com esse tipo de trabalho ou vontade de aprender, invista. 

O último Plano Setorial do Artesanato, documento do Ministério da Economia sobre o setor, trouxe dados importantes sobre o artesanato no país.  Assim, estima-se que no Brasil, aproximadamente oito milhões de pessoas vivem da produção de artesanato. 

Conforme o estudo, o artesanato contribui significativamente na economia nacional e possui uma grande perspectiva de crescimento atualmente. Afinal, são várias possibilidades para empreender no segmento. Veja algumas delas, com exemplos: 

  • decoração infantil em geral: pintura de quadros, cachepôs de fios de malha e bonecas de pano; 
  • tricô e crochê: casacos de frio, conjuntos, vestidos, almofadas personalizadas, toalhas de mesa e conjuntos personalizados para cozinha;
  • cosméticos artesanais: sabonetes, cremes para cabelo e shampoos;
  • acessórios em geral: brincos, colares, pulseira e chaveiros;
  • customização de roupas: aplicação de miçangas, lantejoulas e pinturas personalizadas. 

Além de tudo isso, trabalhar com artesanato proporciona tranquilidade e relaxamento. Outro ponto que vale ressaltar é que, na maioria das vezes, a matéria-prima é muito mais barata que o produto final

Refeições por encomenda 

Acima de tudo, um dos efeitos da pandemia foi o isolamento social, que culminou em várias mudanças no mercado como um todo. Dentre elas, o aumento do consumo de refeições via delivery, que ainda continua em alta em 2021. 

Para se ter uma ideia, segundo dados do RankmyApp, em março de 2020 foi registrado um aumento de 54% nos downloads de aplicativos de entregas, em comparação com o mês anterior.  Além disso, segundo a pesquisa Food Trends Brasil, uma das maiores tendências  de consumo no país é a praticidade, quando o assunto é alimentação. 

Nesse sentido, iniciar um negócio de vendas de refeições preparadas representa uma boa opção, tendo em vista os baixos custos de investimento e pessoas dispostas a comprar sem sair de casa, com alguns cliques.

Se você gostou da ideia, veja alguns insights que podem ser interessantes:

  • investir em refeições para nichos específicos, como os intolerantes à lactose, ao glúten, veganos e vegetarianos;
  • venda de pacotes semanais de refeições congeladas;
  • ir além das grandes refeições (almoço e jantar), oferecendo também café da manhã e lanches.

Portanto, você pode iniciar o negócio oferecendo refeições para pessoas mais próximas e, através das redes sociais, expandi-lo.

E-commerce de nichos específicos

Você gosta de plantas? É amante dos vinhos? Adora os discos de vinil?

Dessa forma, nada melhor do que trabalhar com algo lucrativo, que você goste e entenda. Assim, investir na venda de produtos ou serviços mais específicos, ou seja, que de início pode aparentar um mercado pequeno, pode ser uma ótima oportunidade de empreender com pouco dinheiro.

Inclusive, você pode começar até mesmo com algumas peças ou produtos que já tenha em casa. Aproveite a sua expertise e conhecimento sobre alguma área para ganhar dinheiro com ela. Com certeza, em seu círculo social existem pessoas que compartilham dos mesmos gostos que os seus. Estes podem ser os seus primeiros clientes. 

Aulas online

Você já parou para pensar que muitas pessoas gostariam de aprender algumas de suas habilidades?

Nesse sentido, investir em aulas on-line exige custo baixíssimo de investimento, representando uma das melhores opções para quem deseja começar a investir.  Então, para iniciar, você pode começar oferecendo suas aulas por plataforma gratuitas, como Google Meet  e até mesmo em lives em uma conta privada do Instagram. 

Fique de olho nas oportunidades

Aqui, citamos algumas dicas que podem ser interessantes para quem está querendo começar a empreender, mas tem pouco dinheiro.  Contudo, podem existir outras possibilidades para ganhar dinheiro perto de você. Fique de olho no mercado, nas tendências e na sua própria comunidade.

Afinal, alguma oportunidade pode estar bem perto de você, esperando apenas um olhar empreendedor.

Gostou do conteúdo? Assinando a newsletter da Whow gratuitamente, você receberá todos os dias artigos interessantes sobre empreendedorismo, mercado, tecnologia e gestão!