Diversidade como sinônimo de inovação - WHOW

Pessoas

Diversidade como sinônimo de inovação

Para se manter no mercado, as empresas precisam se reinventar. Saiba como a diversidade e inovação podem ser aliadas do seu negócio

POR Redação Whow! | 25/05/2021 19h00

Com certeza você sabe que a sociedade está cada vez mais receptiva ao diferente. Assim como qualquer outra, essa tendência também reflete no mercado. Por isso, para aqueles que desejam estar presentes no futuro dos negócios, precisam estar atentos à diversidade na inovação. Afinal, para qualquer ideia ou projeto vingar, é preciso de diversos pontos de vista.  Quer saber um pouco mais como funciona esse conceito na prática? Confira o conteúdo na íntegra e boa leitura!

Diversidade é combustível de inovação

As empresas precisam se renovar a cada dia que passa, mas isso não significa apenas obter novas ferramentas tecnológicas, ou investir em novos projetos. É preciso compreender que a diversidade e a inovação estão cada vez mais, fazendo parte da cultura empresarial.

Logo, isso é um reflexo das novas demandas do público, que exigem mais de suas marcas preferidas, a diversidade. Ou seja, o conceito deve ser aplicado por todos, colaboradores, supervisores e canais de comunicação refletindo uniformemente a linguagem da empresa. Dessa forma, muitas empresas passam a valorizar grupos minoritários, para abraçar publicamente, essas causas. Nesse sentido, passam a incluir nas suas ações, mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+, PCDs e idosos.

A diversidade no empreendedorismo brasileiro

Movimentos contra a LGBTfobia, racismo ou qualquer tipo de preconceito ganham cada vez mais força. As causas trazem à tona o debate sobre a diversidade e inclusão nas organizações. 

Segundo levantamento do Sebrae, em pesquisa sobre os aspectos dos empreendedores brasileiros, grande parte das empresas que estão em fases iniciais, são comandadas por mulheres. E os empreendimentos que já possuem mais anos de existência, na maioria, são geridos por homens. Nesse sentido, no setor das startups, as mulheres detêm o domínio de apenas 4,7% das empresas, de acordo com levantamento realizado pela Distrito, em parceria com Endevor, B2Mamy, Google e outras associações.

Mas enquanto o setor empresarial não possui ainda tanta diversidade, os consumidores pertencentes às minorias ganham cada vez mais relevância no mercado. Confira:

  • segundo consultoria Etnus, somente em 2018, no Brasil, a comunidade negra movimentou quase de R$1,7 trilhão. Algo que representa 28% do PIB nacional;
  • conforme o último censo realizado pelo IBGE, em 2010, existiam cerca de 46 milhões brasileiros de portadores de necessidades especiais;
  • os institutos Data Favela e Locomotiva, apresentaram que o consumo dos moradores da favela, é cerca de R$119,8 bilhões por ano;
  • um estudo realizado em 2018, pela Nielsen, aponta que as mulheres que detêm a decisão de compra de 96% dos lares do Brasil.

Inovação mais presente em empresas diversas

Ao apostar na inclusão de diversidade no ambiente de trabalho, as empresas possibilitam que os funcionários se sintam mais confortáveis e seguros nos seus serviços. Dessa forma, a empresa passa a ter um time mais colaborativo, engajado, focado e participativo. 

Inclusão tornando os ambientes inovadores: como investir em diversidade

Muitas empresas tradicionais, ainda não adotaram políticas de inovação e diversidade. No entanto, todo e qualquer negócio precisa ter a visão de que estar aberto para essas mudanças, será benéfico para a instituição.

O primeiro passo para investir em diversidade nas empresas, é compreender que esse processo deve ser feito aos poucos e de maneira simples. Ou seja, como ação inicial, vale estabelecer quais os princípios a empresa irá seguir, e como conquistá-los. Dessa forma, estabelecer alguns guardiões para implementar estas inovações, pode ser uma boa alternativa.

Outra possibilidade, é lançar vagas específicas para as minorias. Seja PCDs, mulheres, negros ou pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Assim, a empresa consegue uma maior heterogeneidade de pessoas e ideias.

Além disso, vale a pena entender em qual situação sua empresa se encontra sobre as seguintes demandas:

  • salário igual entre homens e mulheres;
  • possibilidade de participação de mulheres em cargos de liderança e gestão;
  • métodos de competências, para incluir a diversidade na equipe da empresa.

Porém, é preciso compreender que estas mudanças devem ser feitas de forma séria e verdadeira. De forma contrária, tanto os colaboradores, quanto os clientes, irão perceber a falsidade no discurso, e o que seria algo benéfico, poderá virar contra a própria empresa.

Case Vivo: reality show no linkedin sobre diversidade

A fim de utilizar a diversidade e inclusão para promover a cultura negra, a Vivo, em parceria com a agência Portland, lançará um reality show em formato inédito, na sua página do Linkedin. O reality, contará com a participação de dez estudantes de comunicação, que concorrerão a uma vaga na equipe de colaboradores da Vivo. As etapas do processo serão mediadas pela agência Portland.

O programa foi idealizado pelo Vivo On, um Lab criativo composto pela equipe da Vivo, da VMLY&R e da produtora Coração da Selva. E tem como objetivo, focar no protagonismo negro, aliado ao papel da tecnologia na vida dessas pessoas.

A ação, denominada de Vivo nas Ideias, irá apresentar os desafios que esses participantes enfrentam no cotidiano. Como por exemplo, desenvolver projetos, liderar reuniões, dinâmicas colaborativas dentre outras tarefas. A transmissão do reality será toda quinta-feira, do dia 17 de junho até o dia 8 de julho, na rede social da empresa

Construção da marca na atualidade

Dessa forma, é possível compreender que a diversidade e inovação, são duas aliadas importantes ao sucesso de um negócio. Além delas possibilitarem uma maior amplitude de ideias dentro da empresa, também ajudam a construir uma marca mais justa e menos desigual. Algo de extrema importância tanto para os colaboradores, como para o público que passa exigir essas mudanças.

Se você gostou desse artigo, assine a nossa newsletter gratuitamente e receba diariamente conteúdos relacionados à inovação no mercado de trabalho.