• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    educação disruptiva

    Foto: Freepik

    figital
    5 maiores erros ao migrar uma loja física para o digital
    18 de agosto de 2020
    inovação na educação
    Especial inovação na educação: tendências e o uso de novas tecnologias no segmento
    18 de agosto de 2020
    Disrupção

    Entenda o conceito de educação disruptiva

    Veja como a tecnologia está sendo usada para aperfeiçoar o processo de aprendizagem e democratizar o acesso ao ensino, além dos desafios no setor

    por Luiza Bravo em 18 de agosto de 2020

    O mercado de trabalho mudou: foi-se o tempo em que bastava terminar o Ensino Médio e cursar uma faculdade para conseguir um bom emprego. O avanço acelerado da tecnologia exige que os profissionais se atualizem constantemente para se manterem competitivos. Mas, se por um lado, a tecnologia criou essa necessidade, por outro, ela pode ser uma grande aliada no processo de educação contínua. É o que defende o professor e doutor José Cláudio Securato, fundador da escola de negócios Saint Paul e criador do conceito de “Educação Disruptiva”.

    As bases da educação disruptiva

    O acadêmico explica que as mudanças no processo de educação refletem, na realidade, uma mudança da sociedade. A Revolução Industrial aumentou o poder aquisitivo de uma parcela considerável da população, permitindo que um número sem precedentes de crianças passassem a ter acesso ao ensino. À medida que o mundo foi se tornando mais horizontalizado, o mesmo ocorreu com a educação.

    O problema é que, apesar de mais acessível, o ensino, ainda hoje, se baseia em modelos hierárquicos bem definidos. “É uma escola padronizada, em que o ensino é seriado, regulado pelo tempo: alguém definiu que todos nós iríamos aprender fração em três meses, e basta tirar uma nota na prova acima da média da escola para ser aprovado. Todo mundo aprende igual, ao mesmo tempo, da mesma forma e a mesma coisa. Isso é típico de uma sociedade vertical”, diz José Cláudio, ao Whow!. 

    A ideia da educação disruptiva é justamente se adaptar a um novo modelo de sociedade, mais horizontal, múltipla, colaborativa e flexível.

    José Cláudio explica que este modelo é a soma de três conceitos de educação com aplicação da disrupção.

    Andragogia, que é o ensino voltado para adultos; o lifelong learning e a Heutagogia, que é o fato de o aluno ser programador do seu processo de aprendizado.

    “O adulto aprende de forma diferente da criança: se ele não quiser aprender, não adianta. Então, ele precisa ter esse desejo e compreender qual o benefício que tem ao aprender alguma coisa. O segundo ponto importante é aprendizagem ao longo da vida. Ninguém sabe hoje o que precisa aprender, então você precisa aprender a aprender qualquer coisa. E o último tema que embasa a questão da educação disruptiva é a Heutagogia, ou seja, o processo de aprendizado passa a ser motivado pelo autodesenvolvimento”, detalha José Cláudio.

    educação disruptiva

    Foto Julia Cameron: Pexels

    Inovação x disrupção

    Apesar de serem comumente confundidos, o acadêmico explica que os conceitos de “inovação” e “disrupção” são diferentes. A ideia de disrupção foi ressignificada pelo professor Clayton Christensen, da Universidade de Harvard, e se baseia na transformação de um produto ou serviço caro, complexo, a que poucas pessoas têm acesso, em algo mais fácil de se acessar e mais barato.

    “No conceito de educação disruptiva que eu desenvolvi, a gente democratiza a aprendizagem.”

    José Cláudio Securato, fundador da escola de negócios Saint Paul

    Uma das chaves para isso para isso é a tecnologia, especialmente a inteligência artificial. Na Saint Paul, a IA é utilizada de três maneiras. A primeira delas é um assistente virtual, o Paul, que consegue, por meio de perguntas, avaliar o nível de conhecimento do aluno sobre determinado assunto e indicar os tópicos aos quais ele deveria se dedicar mais, mantendo o conteúdo relevante para o adulto em questão.

    A segunda aplicação de IA ajuda os alunos a como aprender: a tecnologia capta traços de personalidade do aluno e consegue orientá-lo sobre as melhores formas de absorver conteúdo, seja lendo, escrevendo, assistindo a um vídeo e etc. “Essa tecnologia já permitiu que nossos alunos economizassem mais de 40 mil horas em dois anos”, destaca o fundador da instituição. Por fim, o LIT, plataforma da Saint Paul, também utiliza IA para colher dados gerados pelos usuários e tratá-los, para devolver para cada aluno uma experiência de aprendizado mais personalizada.

    O uso de tanta tecnologia para entregar um produto ou serviço ainda mais elaborado poderia, no fim das contas, torná-lo mais caro. Mas, com a disrupção, não é isso que acontece. “Um programa de MBA da Saint Paul custa aproximadamente R$ 40 mil. Se você quiser fazer um MBA no LIT, custa R$10 mil. Democratizou, não? A gente poderia ter feito toda essa inovação com IA, deixado os programas ainda melhores e cobrar mais por isso. Assim, poucas pessoas teriam acesso. Nossa ideia é justamente o contrário, e é isso que eu defendo: que as novas tecnologias permitam que a gente faça a disrupção na educação”, explica José Cláudio. 


    O CEO da Saint Paul também falou sobre as tendências para a educação no futuro e sobre a necessidade de o ensino se reinventar para que o país, as empresas e os brasileiros, enquanto indivíduos, prosperem. Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.


    educação


    +EDUCAÇÃO

    Educação do futuro: por que o ensino superior precisa se reinventar
    Edtechs: qual país está liderando esse movimento?
    A inovação potencialmente ilegal vai disruptar o setor de educação

    Especial: inovação na educação
    Especialista
    pessoas
    Tecnologia
    Disrupção

    5 setores que a Amazon quer disruptar em cinco anos

    Disrupção

    Tendências: tecnologias disruptivas para 2021 e além

    Disrupção

    Entenda as perspectivas da chegada do Open Banking no Brasil

    Disrupção

    Prédios inteligentes: como a tecnologia pode trazer liberdade para as pessoas

    Disrupção

    A inovação é a cura que faltava para o sistema de saúde no Brasil?

    Disrupção

    Reconhecimento facial ficou no passado, agora a Amazon disponibilizará pagamento com a palma da mão

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Fintech Trademaster fecha acordo de investimento de R$ 100 milhões com Banco BV

    Startups

    Especial investimentos em startups: 27 aportes em fevereiro no Brasil

    Startups

    Loggi mira na expansão nacional após aporte de mais de R$ 1 bilhão

    Startups

    Você sabe quais são os diferentes estágios de crescimento das startups?

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR