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Diferencial do produto: por dentro desse conceito

O diferencial do produto é o conjunto de características que tornam o produto essencial para o consumidor

POR Redação Whow! | 09/07/2021 13h16

O diferencial de produto corresponde às características que se destacam na hora que o cliente vai escolher entre um produto ou outro. Esse conceito está presente principalmente em empresas que podem apresentar um preço mais elevado, através de alto valor agregado ao seu negócio, mas que ainda assim conseguem conquistar boa parte do mercado.

Confira esse artigo sobre a importância desse conceito, e como utilizá-lo no seu negócio. 

O que é diferencial competitivo?

Primeiramente precisamos esclarecer que o diferencial de produto faz parte do diferencial competitivo. Vamos refletir um pouco:

O diferencial competitivo é tudo aquilo que a empresa pode fazer para se destacar entre os concorrentes. Suas ações compreendem produtos, preço, experiência de entrega e ponto de venda, por exemplo. Assim, o diferencial de produto é apenas um dos diferenciais competitivos.

Vale ressaltar que essa vantagem competitiva é aquilo que os clientes da sua empresa irão levar em conta na hora de decidir onde comprar. Ou seja, são as características pelo qual o seu negócio se sobressai.

Por esse motivo, o diferencial competitivo só é válido se o público realmente enxerga esse valor.  Portanto, além de investirem nessas vantagens, as empresas devem apostar em ações de comunicação que apresentem essas informações aos consumidores.

Até porque é para os clientes que esses diferenciais são criados. Se eles não captarem essa informação, sua empresa não terá diferencial algum na prática.

Conheça a importância do diferencial competitivo

De maneira simples, o diferencial competitivo auxilia a sua empresa a blindar o cliente dos encantos da concorrência. Dessa forma, é garantida a preferência dele pelo seu negócio. Além disso, esse conceito também é importante para:

Criar uma identidade forte na mente do consumidor

Ao entregar diferenciais para o cliente, a empresa constrói uma identidade de marca mais forte na mente do consumidor. Por exemplo, digamos que você tenha uma loja de bolsas. Se você oferecer um serviço humanizado, com produtos de qualidade e manter um bom relacionamento com o cliente, é bem provável que ele se lembre da sua empresa quando quiser comprar uma bolsa nova.

Aumentar o reconhecimento e a credibilidade no mercado

A vantagem competitiva da sua empresa poderá firmar o seu nome no mercado. Ser uma referência do seu segmento é a melhor maneira de atrair e manter os clientes fiéis ao seu negócio. Assim, se a sua loja de bolsas sempre vai ser lembrada pelos clientes, isso significa que você conquistou credibilidade e reconhecimento neste segmento. 

Ter foco para investimento

Se a sua loja se destaca pela concorrência por causa da qualidade das bolsas, é nesse ponto que você deverá investir na sua empresa. Seja de maneira comercial, administrativa ou no setor de marketing, investir no diferencial de produto garantirá grandes resultados para o seu negócio.

Afinal, o que é diferencial do produto?

O diferencial do produto é o conjunto de características que tornam o produto essencial para o consumidor. Dessa forma, esse conceito foca mais no que o produto pode oferecer ao público. Seja qual for o diferencial do produto, as peças de comunicação também devem explorá-los.

Essa vantagem caminha lado a lado com o valor agregado. Ou seja, ela oferece ao cliente uma perspectiva mais positiva a respeito daquilo que ele comprou. Para elevar esse valor, a empresa precisa compreender o seu público, a fim de  oferecer exatamente aquilo que ele busca.

Desse modo, proporcionar valor agregado ao produto é uma forma de modificar a experiência de compra do cliente. Assim, quando esses benefícios estão claros, o consumidor tende a aceitar melhor preços mais altos, por exemplo.

Por isso que bons profissionais de marketing e bons vendedores são aqueles que sabem explorar muito bem esses diferenciais. De maneira indireta, é isso que o público espera.

Explorando o diferencial do produto

Para facilitar a compreensão desse panorama, separamos aqui algumas dicas de como explorar o diferencial do produto na sua empresa. Confira:

Estude o mercado e aposte na segmentação

Quando você for traçar as estratégias da sua empresa, é importante buscar a segmentação em que a sua empresa atua. É a partir dela que você poderá compreender quais são as vantagens que o seu produto apresenta para o público-alvo e definir personas. Isso porque, mesmo que você compreenda qual é a sua segmentação, dentro dela ainda podem existir subdivisões. Então é preciso ficar atento a todos os públicos-alvo.

Basicamente, a segmentação é utilizar essas divisões para entender como atingir cada grupo. Voltando no exemplo da loja de bolsas, os motivos que levam uma mulher acima dos 50 anos consumir na sua loja são bem diferentes daqueles de um jovem de 20.

Portanto, o diferencial do produto pode ser utilizado para ambos os públicos. Até porque uma boa bolsa de viagens serve muito bem para esses dois casos.

Um bom marketing é essencial

A principal maneira de explorar o diferencial de produto como estratégia comercial é com um bom setor de marketing. É na comunicação que a sua empresa irá conseguir destacar os atributos do seu produto.

De nada adianta que o seu negócio entregue diversos diferenciais de produto se o público não conseguir compreendê-los. Por isso, um bom marketing é essencial para que as empresas consigam repassar suas informações aos clientes.

Diferencial do produto serve para todas as empresas?

A resposta dessa pergunta é: sim! Não importa qual o seu segmento, nem o tamanho da sua empresa, apostar suas fichas nas vantagens que você pode oferecer ao consumidor pode ser uma boa forma de se destacar.

Portanto, busque entender o que você pode oferecer de diferente para os seus clientes e então passe a utilizar esse conhecimento ao seu favor. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos diariamente!