Dicas para quem quer abrir um novo negócio em 2021 - WHOW

Consumo

Dicas para quem quer abrir um novo negócio em 2021

Apesar das dificuldades, 2021 tem sido um bom ano para quem deseja abrir um novo negócio no Brasil

POR Redação Whow! | 05/07/2021 14h20

Se, assim como muitos brasileiros, você deseja ter abrir um novo negócio neste ano, saiba que é preciso ficar ligado nas tendências e oportunidades. Afinal, você não quer apostar suas fichas em algo que não vai dar frutos, não é mesmo? Por isso, produzimos esse conteúdo exclusivo com um panorama do cenário atual, tendências de setores para apostar em seu negócio e ainda dicas para quem está pensando em abrir uma empresa em 2021. Confira!

Motivos para abrir um novo negócio em 2021

Mesmo com essa crise sem precedentes, pequenos empreendedores conseguiram utilizar da criatividade para continuar no mercado. E, neste mesmo contexto, muitas outras empresas foram criadas desde então.

Entretanto, a Covid-19 deixou marcas no setor empresarial. Segundo a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 700 mil negócios fecharam a porta desde o início da pandemia no Brasil.

A projeção para 2021 é de que, com o avanço da vacinação e a retomada da economia, novas empresas surjam e empreendedores tenham mais estabilidade em seus negócios. Quer abrir um novo negócio? Confira abaixo 10 motivos para empreender ainda esse ano!

  1. recompor o dinheiro que foi perdido por causa da crise;
  2. aumentar as fontes de renda que já existem;
  3. gerar emprego e renda para a sociedade;
  4. aproveitar uma oportunidade  de mercado disponível;
  5. tirar uma ideia do papel;
  6. auxiliar na recuperação da economia brasileira;
  7. conquistar independência financeira;
  8. trabalhar com algo que gosta;
  9. maior flexibilidade de horário e de prazos;
  10. enxergar uma oportunidade que surgiu e aproveitar para ser pioneiro.

Tendências e oportunidades de novo negócio para 2021

Produtos digitais

Para quem deseja empreender e ainda estar alinhado com o futuro do mercado, os produtos digitais podem ser uma boa opção. Nesse sentido, é possível produzir e vender infoprodutos, por exemplo. Assim, você consegue monetizar em cima de algum conhecimento que adquiriu ao longo dos anos.

Alimentação saudável

A preocupação com a saúde tem crescido a cada ano que passa. E isso acarreta em mudanças de hábitos da população como um todo. Um exemplo disso, é a maior busca por alimentação saudável. Um estudo realizado pela Kantar aponta que 27% dos brasileiros passaram a comprar alimentos mais saudáveis em 2020. Por isso, apostar nesse segmento pode significar uma boa oportunidade. Seja num restaurante, armazém de produtos naturais ou até em marmitas fit, existe uma crescente chance de dar certo

Vida saudável

Apostar em produtos e serviços relacionados com a saúde também pode ser uma boa alternativa. São diversas oportunidades, que vão desde academias, até plataformas e aplicativos digitais para auxiliar na saúde e bem estar da sociedade.

Franquias

Para quem deseja iniciar um novo negócio, mas ainda não possui um produto ou serviço próprio, a franquia pode ser uma boa opção.

Afinal, a maior exigência é na fase inicial, no qual o empreendedor precisa de capital para contratar a franquia. Mas, após isso, a tendência é que, por ser uma marca conhecida, o seu negócio conquiste clientes em pouco tempo. Por exemplo, se abrisse hoje na sua cidade, uma hamburgueria que você nunca ouviu falar e um McDonald ‘s, qual você teria maior confiança? Com certeza na marca mais famosa, não é mesmo?

Brechós on-line

Sustentabilidade e preços mais baratos estão cada vez mais em pauta no mercado. Isso porque as pessoas estão revendo seus hábitos de consumo e o brechó atua justamente nessa linha. Alinhado a isso, as plataformas digitais têm facilitado cada vez mais os pequenos empreendedores que desejam vender online.

Dicas para quem quer abrir um novo negócio em 2021

Agora que você já sabe os motivos para abrir um novo negócio em 2021 e quais são as áreas com mais chances de dar certo, separamos algumas dicas para quem deseja iniciar no mundo empresarial:

É essencial validar a sua ideia 

Acima de tudo, você precisa refletir se a sua ideia corresponde à realidade do mercado. Ou seja, de nada adianta você escolher um segmento promissor, se o negócio não estiver em sintonia com o que a sociedade deseja.

A importância de um plano de negócios

Além de estar alinhado com o mercado, você precisa organizar muito bem a sua ideia antes de iniciar a empreender. Por isso, é muito importante a elaboração de um plano de negócios. Assim, com ele, o futuro empreendedor pode definir os objetivos, qual o capital inicial e ainda analisar o mercado e a concorrência. Este planejamento vai te ajudar a compreender se a sua ideia poderá dar certo ou não.

Conheça o seu mercado e concorrentes

Mesmo com um plano de negócios muito bem estruturado, se você não conhecer as particularidades e os concorrentes do mercado no qual deseja se inserir, muito provavelmente a sua empresa irá fracassar. É essencial saber como o segmento tem se estruturado e quais são as oportunidades que o seu negócio pode aproveitar para se destacar perante os concorrentes. Logo, uma dica muito importante é ter um bom networking. Uma rede de contatos profissional poderá trazer maior conhecimento a respeito da realidade atual do mercado

Defina produtos e serviços

Apesar de parecer óbvio, essa dica é muito importante. Vários empreendedores começam um novo negócio “atirando para todos os lados”. E dificilmente isso irá dar certo.

Afinal, é essencial que você tenha foco ao abrir uma empresa. Além disso, não ter um serviço ou produto muito bem definido pode causar confusão para os clientes. Isso gera menos identificação com a sua marca.

Portanto, se você deseja abrir uma empresa em 2021, procure investir em segmentos que sejam tendência no mercado. Mas isso não significa que você não possa inovar, ok? É possível lançar projetos disruptivos mesmo em segmentos já consolidados.

Assine a nossa newsletter gratuitamente para receber mais conteúdos como este!