Dicas para manter o foco trabalhando em casa - WHOW

Pessoas

Dicas para manter o foco trabalhando em casa

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que buscar alternativas como o home office, que traz benefícios para quem adota, mas também desafios

POR Redação Whow! | 06/07/2021 17h20

Muitos trabalhadores passaram a trabalhar em casa com o início da pandemia. Se você é um deles, confira as nossas dicas para manter o foco no home office. Afinal, quando estamos nos nossos lares, é muito fácil perder a atenção no trabalho.  Isso porque nos acostumamos a ficar em casa apenas em momentos de lazer ou descanso.

Ou seja, muitas vezes o nosso cérebro já relaciona estar em casa com diversão ou relaxamento. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para que você consiga focar no trabalho mesmo no conforto do seu lar. Confira!

Trabalhando em casa: crescimento do home office

Antes de 2020, poucas pessoas trabalhavam nesse modelo. No entanto, hoje já é difícil pensar num futuro em que profissionais de determinadas áreas não possam trabalhar nas suas casas. Isso se deu, principalmente, por causa dos grandes avanços tecnológicos que a sociedade obteve nas últimas décadas. Dessa forma, diversos setores puderam se adaptar agilmente ao trabalho remoto.

Segundo um estudo realizado pelo IBGE, em 2018 o Brasil já contava com 3,8 milhões de trabalhadores no modelo remoto. Este grupo era composto principalmente por freelancers e funcionários do setor de tecnologia. São vários os motivos que levam um profissional a querer trabalhar em casa. Alguns se atraem pela possibilidade de ter um horário flexível, outros para passar mais tempo com a família, ou ainda para economizar o tempo e dinheiro gastos para o transporte diário até o trabalho.

Além disso, para muitas pessoas o trabalho remoto também pode significar um modo de vida mais saudável e equilibrado. No qual a pessoa consegue focar na alimentação saudável por exemplo, ou ainda incluir uma atividade física no dia a dia. Dessa forma, um levantamento realizado pela Owl Labs em 2019, mostrou que quem trabalha em casa, mesmo com uma carga horária maior, é mais feliz. Este resultado indica que o modelo de trabalho remoto geralmente é muito bem recebido por profissionais.

Profissionais relatam dificuldade em manter o foco

Obviamente trabalhar em casa também traz algumas desvantagens. Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, um quinto dos profissionais brasileiros aponta que o maior desafio desse modelo são as distrações.

Para os entrevistados, a maior responsável por tirar o foco do trabalho é a presença da família. Além disso, outros motivos de distração são as redes sociais, a procrastinação e até a solidão. Além disso, muitas empresas se viram despreparadas para disponibilizar a estrutura ideal aos funcionários quando adotaram esse tipo de jornada. Ou seja, a maioria não tinha softwares ou plataformas para isso.

Sob o mesmo ponto de vista, em muitos casos, os trabalhadores precisam de computadores especializados para exercer sua função. Para quem trabalha com softwares como editores de vídeo, por exemplo, há dificuldades de manter o rendimento em computadores pessoais, visto que esses programas exigem alto processamento e grande espaço para armazenamento.

Dicas para conseguir focar trabalhando em casa

Se você também está enfrentando problemas para conseguir focar no home office, confira essas dicas que separamos:

Manter o foco: Defina seu horário de trabalho

É fundamental definir um horário para começar e parar de trabalhar. Assim, mesmo que você não tenha obrigações com terceiros, será mais difícil de procrastinar o início das suas tarefas. Sob o mesmo ponto de vista, ter um horário para encerrar as atividades é essencial para que você não fique sobrecarregado.

Vale a pena refletir o seguinte: Se você estivesse num escritório, estaria fazendo essa tarefa nesse momento? Se a resposta for não, vale a pena reconsiderá-la.

No entanto, cada pessoa pode ter seu período de trabalho preferido e mais produtivo. Ou seja, ao definir sua jornada, leve em conta o melhor horário para produtividade e também o período em que precisa estar online para reuniões, por exemplo. 

Manter o foco: Organize o dia com agenda de tarefas diárias

Você já teve a sensação de trabalhar muito e mesmo assim não atingir as suas metas? Isso geralmente acontece quando, mesmo com uma carga horária definida, não se tem uma agenda de tarefas diária. 

Essa organização pode ser feita de várias formas: online, em agendas impressas ou até mesmo em post-it. O que importa é que você saiba exatamente o que tem que fazer no dia. Uma boa maneira de começar a definir as demandas é priorizar pelo grau de importância ou complexidade.

No home office, essa organização é fundamental, pois com isso poderá definir os horários de pausa, atividades pessoais e o seu tempo de lazer.  O legal é que tenha tudo anotado e que saiba todos os seus passos. Assim, a cada checklist, você observará o tempo de execução e poderá eliminar ou adicionar atividades na sua rotina.   

Manter o foco: Faça pausas sempre que necessário

Quem nunca passou por um bloqueio criativo e só conseguiu resolver alguma questão depois de um intervalo? Afinal, é numa pausa que muitas vezes as ideias se clareiam e a criatividade retorna.

Por isso, sempre que necessário, faça pequenas pausas para descansar sua mente e seu corpo. Tente se distrair daquela tarefa que você está enfrentando. Aqui vale dar uma alongada, assistir um vídeo, mexer um pouco nas redes sociais, brincar com o cachorro, etc.

Manter o foco: Estabeleça limites e cuide da saúde mental

Para que o trabalho em casa possa ser algo proveitoso, você deve estabelecer limites e cuidar da sua saúde mental. É muito fácil misturar o horário de trabalho com o horário de lazer. E se isso pode ser ruim acarretando uma sobrecarga de trabalho

Até porque não é só porque você está trabalhando em casa que não deve cuidar da sua jornada laboral. Tenha momentos de descanso e lazer, eles são muito importantes para qualquer pessoa. Se você seguir essas dicas, é muito provável que o seu trabalho remoto dê certo e seja benéfico tanto para você, quanto para a sua empresa.

Quer receber mais dicas como essas? Assine agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro dos conteúdos produzidos pela Whow!