Dicas para criar um cronograma de postagens para redes sociais - WHOW

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Dicas para criar um cronograma de postagens para redes sociais

Para conseguir bons resultados nas redes sociais é preciso apostar em publicações recorrentes e organizadas

POR Redação Whow! | 22/06/2021 10h56

Uma das melhores ferramentas que as pequenas e médias empresas possuem para anunciar seus produtos são as redes sociais. Afinal, elas permitem um excelente alcance, sem grandes investimentos. Mas para conseguir bons resultados é preciso apostar em publicações periódicas e organizadas, por isso monte um cronograma de postagens.

Dessa forma você consegue mais espaço nas redes e constrói uma credibilidade com o seu público alvo. É a receita ideal para o sucesso de qualquer PME. Quer saber como criar o seu calendário de publicações? Então confira as dicas que preparamos para você. É só ler o texto na íntegra!

Por que é importante estar presente nas redes sociais?

Não é nenhuma novidade que as redes sociais são grandes aliadas das pequenas e médias empresas que desejam conquistar mais clientes. É através delas, que milhares de pessoas podem ter acesso à sua marca.

Segundo uma pesquisa realizada pelo MarketingSherpa, 95% das pessoas entre 18 e 34 anos acompanham marcas em suas redes sociais. Ou seja, para a maioria dos públicos, o marketing digital voltado às mídias sociais já é essencial.

Dessa forma, é através das redes sociais, que estratégias de publicidade podem conquistar melhores resultados e ainda aumentar o alcance. Por isso, é cada vez mais relevante que as empresas passem a estruturar estratégias específicas para essas mídias. Além disso, é possível citar que desde o começo da pandemia, 71% dos brasileiros aumentou o seu consumo através de comércios digitais. É o que demonstra o estudo pela NZN.

Esta é mais uma alternativa de vendas para PMEs. Visto que diversas redes sociais já oferecem marketplaces para que qualquer pessoa venda seus produtos. Ainda vale ressaltar, que as redes sociais também permitem que você faça anúncios para a sua empresa, num preço muito mais acessível. Mas para que essa divulgação seja efetiva, você deve ter uma boa presença online.

Motivos para ter um cronograma de postagens para redes sociais

Para que você tenha mais engajamento nas redes, é preciso manter as publicações constantes na sua página. Nesse sentido, um cronograma de postagens facilita muito uma estratégia de marketing digital.

Por exemplo, ao fazer uma programação sobre os conteúdos que serão postados nas redes, você consegue ter uma visão mais ampla das publicações. Dessa forma, pode explorar diversos assuntos e datas comemorativas, em vários formatos. Mas se não se programar, há grandes chances da sua rede social ficar repetitiva e fraca de conteúdo.

Criar um calendário de publicações também permite que você tenha um maior controle sobre os dias e horários que a sua postagem vai ao ar. O que possibilita liberdade na hora de pensar os assuntos.

Dicas para criar seu cronograma de postagens para redes sociais

Pesquise referências para suas postagens

Antes de criar um conteúdo, é indicado buscar referências e inspirações do que tem sido feito. Crie o seu próprio banco de ideias, seja num documento, uma pasta, ou até salvando publicações no Instagram. O que vale é que você tenha acesso facilmente. Além dessa ferramenta do Instagram, separamos algumas dicas de plataformas que você pode utilizar para armazenar referências:

  • Pinterest: este é um dos sites mais utilizados como banco de ideias. Muitas pessoas criam diversas pastas com as mais variadas referências;
  • Google Trends: é uma ótima ferramenta fornecida pelo Google, que mostra quais são os temas com mais relevância no momento. Gerando assim, insights muito relevantes na hora de criar um conteúdo;
  • Buzzsumo: esse é uma plataforma em que o usuário insere uma palavra-chave e pode saber quais são os conteúdos mais acessados a respeito do assunto;
  • Answer the Public: parecido com o Buzzsumo, o Answer The Public também mostra o que as pessoas estão acessando sobre determinadas palavras-chave.
Separe conteúdo através de temas 

Tanto para te ajudar na organização, como para montar uma linha editorial, priorize sempre separar o seu conteúdo através de temas. Sem ela, suas redes sociais ficarão desconexas e sem profundidade. Vale pensar em quatro possíveis pilares: conteúdo voltado para:

  • vendas;
  • entretenimento;
  • inspirador;
  • educativo
Defina periodicidade e horários para postar

Um fator fundamental é a periodicidade das publicações. Até porque, ela garante que seu público tenha maior reconhecimento com a sua marca. Além disso, ainda permite que os algoritmos das redes sociais passem a entender seu perfil como confiável, algo que faz com que suas postagens tenham maior alcance.

Do mesmo modo, os gestores de redes sociais devem levar em conta os horários que irão publicar seus conteúdos. Logo, dependendo do público da marca e da plataforma escolhida, alguns horários tendem a ter mais sucesso que outros. Por exemplo, se você deseja impactar um adolescente, a sua publicação pode ser veiculada tarde da noite. Mas se o intuito da postagem é alcançar pessoas mais idosas, vale a pena considerar a divulgação pela manhã.

Crie e agende suas  postagens

Por fim, é a hora de criar publicações que estarão presentes no seu cronograma de postagens. Mas calma, isso não significa que você precisa fazer cursos de design gráfico.

Atualmente já temos algumas ferramentas que ajudam o pequeno e médio empreendedor a criarem peças publicitárias, mesmo sem nenhum conhecimento prévio. Um grande exemplo é o site Canva. Este Conta com diversos modelos prontos para edição, permitindo que o usuário crie peças gráficas dos mais variados tamanhos e formatos. A plataforma disponibiliza uma versão gratuita e uma mais completa, que é paga, mas num preço bem acessível.

Da mesma forma, você também precisará agendar suas postagens. Uma boa notícia é que o Facebook já disponibilizou uma ferramenta de agendamento dentro da própria rede social. Lá você pode programar postagens para o Instagram e para o Facebook.

Vale a pena ter um cronograma de postagens?

Conforme vimos ao longo deste texto, o cronograma de postagens pode ser muito benéfico para pequenas e médias empresas. Pois garantem maior organização e eficiência nas redes sociais. Fato este, muito bem vindo na era digital que vivemos. Assine a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de mais conteúdos como este.