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Dicas para construir uma boa presença digital

Uma boa presença digital costuma gerar bons resultados, com pouco investimento

POR Redação Whow! | 10/06/2021 12h26

Numa sociedade cada vez mais tecnológica, a presença digital se torna essencial para qualquer empresa. Até porque, se antes já havia um movimento de migração para o ambiente digital, hoje, com a pandemia, a fluência digital universal foi aumentada exponencialmente em todo o mundo e em todas as classes sociais.   

Somente no Brasil, em 2020, 20 milhões de pessoas aderiram ao e-commerce, superando as barreiras sociais históricas de penetração. Tivemos um grande destaque entre as pessoas com mais de 60 anos, com crescimento de penetração de 41% em 2018 para 67% em 2020,  entre a classe C, com crescimento de penetração de 37% em 2018 para 64% em 2020 e classes D, com crescimento de penetração de 18% em 2018 para 44% em 2020.

Importante destacar também que mais de 150 mil lojas de e-commerce foram abertas em 2020, sendo que as principais regiões que se destacaram foram: 1. Nordeste, com crescimento no número de lojas em 100,34%    2. Sul, com crescimento no número de lojas em 79,22%    3. Norte, com crescimento no número de lojas em 73,24%  4. Centro-Oeste, com crescimento no número de lojas em 72,87 % e finalmente 5. Sudeste, com crescimento no número de lojas em 68,74%.     

Ou seja, praticamente todos os negócios que desejam ter sucesso precisam construir uma boa presença digital. Leia o texto na íntegra, e confira as dicas que separamos para você!

Afinal, o que é presença digital?

De maneira resumida, presença digital é quando uma empresa está inserida em canais online. Como por exemplo o Facebook, WhatsApp, Instagram e site. Não só transacionando mas também fornecendo conteúdo e gerando relacionamento com seus clientes.

Mas vai além, ela também significa construir um planejamento  para atuação  nesses canais e não simplesmente estar presente  Até porque, o público está cada vez mais exigente e se alguma informação presente na sua rede, estiver errada, ou desatualizada, como por exemplo um preço errado de um produto ou um catálogo antigo de produtos, isso pode significar uma grande perda para o seu negócio.

Como a presença digital pode ajudar pequenos negócios

Um ponto positivo de ter uma boa presença digital, é que geralmente, ela possibilita bons resultados, com pouco investimento. Ou seja, ideal para pequenos negócios que desejam se destacar em meio à concorrência abundante presente no mercado.

Isso sem mencionar o fato de que no meio digital, a empresa consegue escolher pontualmente quem receberá seus anúncios. Dessa forma, consegue atingir exatamente o público alvo desejado. Por isso, separamos uma lista dos tópicos que a presença digital da sua marca deve seguir:

Conteúdo relevante

O conteúdo é um dos pontos mais importantes quando falamos de presença digital. É através dele, que uma empresa consegue passar credibilidade para o público. Por essa razão, o conteúdo é o que irá guiar as estratégias digitais da marca. Principalmente porque ele é um canal de comunicação entre a empresa e o consumidor.

Portanto, sem um conteúdo de qualidade, fica muito difícil criar um vínculo real e duradouro entre a marca e o público. É investindo em bons conteúdos, uma boa comunicação e em um bom relacionamento com o cliente, que pequenas empresas podem competir com as grandes.

Vários canais  (Instagram, Facebook, Whatsapp, Telegram, Pinterest, TikTok)

No contexto atual, existem vários canais que podem conectar o seu negócio com os clientes. Por isso, é preciso saber como e quais utilizar.

Por isso, quando uma empresa utiliza várias plataformas para atingir o público, garante mais assertividade. Principalmente porque consegue se comunicar de várias formas. Vale a pena ressaltar, que canais offline também podem ser utilizados em conjunto com os digitais.

Inovações

Antigamente, para uma empresa estar inserida no mundo online, precisava apenas ter um site. Porém, hoje em dia já existem outras inovações disponíveis. Traga produtos ou serviços novos, que demonstrem que você está preocupado em ofertar a melhor solução para os problemas reais que seus clientes têm. Para isso, é importante que você líder ou empreendedor  fique atento às novidades que o mercado traz, afinal, diversas tecnologias e softwares são lançadas regularmente.

Estratégia

Antes de decidir quais canais a sua empresa vai utilizar, é preciso construir uma estratégia bem definida. Isso só poderá acontecer, se você souber muito bem quem é o seu público-alvo e como o seu negócio pode auxiliá-lo.

Por isso, vale a pena se atentar às métricas das redes online. Como por exemplo, se inteirar sobre a origem do tráfego do seu site, quais postagens fizeram mais sucesso e os  porquês. São dados que servem de matéria prima na hora de decidir o investimento digital.  Esses dados podem ser obtidos através de plataformas que podem ser utilizadas em parte gratuitamente, como google analytics e neilpatel.com. 

Dicas para construir a presença digital da sua marca:

Saiba quem é seu público e onde ele está

O primeiro passo é saber quem é o público da sua marca. Mas isso é conhecer o seu consumidor de verdade. Ou seja, ir a fundo a respeito das informações deles e como a sua empresa pode ajudá-los. Dessa forma, para que as estratégias tenham eficiência, a empresa precisa construir um bom relacionamento com o público alvo, principalmente de forma digital.

Assim, você conseguirá tomar decisões mais eficazes na hora de querer impactar a sua clientela.

Defina posicionamento e o tom da sua comunicação

Uma vez definido quem é o público alvo, chega a hora de escolher qual será o posicionamento da empresa. Em outras palavras, decidir qual será a imagem da marca e onde ela quer chegar com isso. Um bom posicionamento, feito na hora certa, permite que você conquiste certos espaços na mente dos consumidores.

De forma idêntica, se a empresa se posicionar de maneira errada sobre determinada situação, é bem provável que perca clientes e, consequentemente, faturamento. Portanto, é importante que a empresa defina uma linguagem para se comunicar. Assim, o público poderá criar maior empatia com a marca e compreender melhor suas mensagens.

Escolha canais de comunicação assertivos

Para aqueles que desejam ter sucesso na presença digital, é muito necessário escolher os canais de comunicação certos. Até porque, o seu público-alvo não está presente em todas as plataformas da internet. Ou seja, basta estudar e escolher os melhores canais de comunicação com os seus clientes, e investir em comunicação através deles.

Como, por exemplo, as redes sociais. Elas são muito diferentes entre si, e cada uma tem um público específico. Portanto, mais importante do que estar em todas as redes sociais, é estar presente nas certas.

Explore ferramentas gratuitas

Uma ferramenta que muitos empreendedores têm utilizado, são os canais de Telegram. Neles, é possível criar grupos com até 200 mil pessoas. Ou seja, o aplicativo permite que as mensagens e comunicação da empresa tenham um alcance enorme. Diferente do WhatsApp, que só permite grupos de até 256 pessoas.

Por isso, muitos negócios estão apostando neste aplicativo, para conseguir um relacionamento mais próximo com seus clientes. Além disso, um grupo que tenha a partir de 500 pessoas, permite que os administradores tenham acesso às métricas da comunicação.

Assim, os donos dos grupos, podem compreender melhor qual horário é melhor para postagens, qual é o perfil dos seguidores e até dados mais pessoais deles. Em síntese, pudemos ver que a presença online é algo de grande importância para todas empresas, principalmente para as pequenas.

Afinal, ela permite que sua marca e seus produtos e serviços sejam mais conhecidos, tenham mais relevância e credibilidade, sejam consumidos e gerem um processo virtuoso de agregar valor aos seus clientes, através do contínuo processo de interação e obtenção de conhecimento das reais necessidades dos clientes.  Desta forma, sempre ajustando a sua oferta de produtos e serviços às constantes evoluções das necessidades dos clientes.  

Isso, num lugar em que muitas pessoas estão presentes, que é a internet. Tornando assim, a concorrência um pouco mais justa.

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