7 livros essenciais para empreender e inovar - WHOW
Eficiência

7 livros essenciais para empreender e inovar

Seleção dos melhores títulos que todo empreendedor não pode deixar de conferir

POR Daniel Patrick Martins | 05/08/2021 18h52 7 livros essenciais para empreender e inovar

Livros são uma ótima opção para qualquer viagem, ainda mais quando se está neste caminho do empreendedorismo e inovação. A partir deles é possível aprender sobre atitudes, conceitos e respostas para surpreender dentro e fora dos negócios.

A busca ativa por conhecimentos para ajudar a impulsionar seu comércio, marca ou mesmo o produto que está à disposição do consumidor depende do conhecimento adquirido por meio da leitura de livros, que também ajuda o empreendedor a se preparar para uma gestão de sucesso.

Com isso, nós do Whow! selecionamos estes 7 títulos que serão transformadores e ajudarão a trazer inovação aos seus negócios. Aproveite e veja também estes documentários interessantes ao empreendedor.

Confira nossa seleção:

A Arte do Começo, de Guy Kawasaki

Guy Kawasaki, além de referência em negócios e inovação, é colunista da Forbes e CEO da Garage Tecnology. Neste livro ele apresenta passos importantes para o começo de qualquer empreendimento, assim como dicas para lançar e manter produtos, marcas e projetos.

O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen

Clayton M. Christensen foi o criador da teoria da Inovação Disruptiva, que traz o conceito de tornar os negócios mais baratos e acessíveis, rompendo assim com o mercado estabelecido. E neste título o autor apresenta um conjunto de regras e princípios para a inovação para este sentido, além de trazer ideias para escutar melhor os clientes e  investir no desenvolvimento de produtos.

O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell

Malcolm Gladwell é colunista da revista norte-americana The New Yorker. Neste livro, que não sai da lista de best-sellers da New York Times, o jornalista aborda como um produto, serviço ou atitudes viram moda da noite para o dia. A partir deste insight, ele propõe formas diferentes de ver o mundo e as coisas, e, sob esta perspectiva, inovar. O autor diz também que é esta observação de fatos e acontecimentos do dia a dia que traz tendências e constrói novos negócios.

Do sonho à realização em 4 passos, de Steve Blank

Steve Blank é empreendedor e acadêmico de negócios atuando no Estados Unidos. Com foco em como escrever planos de negócios, marketing e vendas, este livro é a principal referência para a metodologia Customer Development. Esta estrutura visa descobrir mercados em que se pode estruturar o seu negócio e validar a ideia ou produto no segmento escolhido. A partir desta leitura, é possível traçar o passo a passo para as suas estratégias e saber, com exemplos, como muitos empreendedores, executivos e líderes de diversos setores da economia revolucionaram seus negócios.

Inovação Aberta, de Henry Chesbrough

Henry Chesbrough é professor e criador do termo Open Innovation. Muita gente pensa que a Inovação Aberta é recorrente somente para empresas de tecnologia, onde o termo foi cunhado, mas esta metodologia tem o papel de acelerar e melhorar os processos de inovação nas organizações, independentemente de seu tamanho. E, neste livro, o autor, além de exemplificar esta conduta, também cria paradigmas para a organização e a gestão de pesquisa e desenvolvimento nos negócios.

Empreendedores Extraordinários, de John A. Byrne

John A. Byrne é desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos e, neste livro, o autor resgata as histórias que todo empreendedor tem em sua trajetória. Aqui o convite é para que, a cada página de leitura, quem empreende tenha a oportunidade de conhecer, aprimorar e ainda se inspirar com os conselhos, dicas e conhecimentos de pessoas como John Mackey (Whole Foods), Fred Smith (FedEx), Howard Schultz (Starbucks), Reed Hastings (Netflix), entre outros.

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Robert Kiyosaki é empresário, investidor e escritor, e Sharon L. Lechter é contadora, autora e empresária americana. Os autores, neste livro, que não pode faltar na mesa de nenhum empreendedor, tratam de um assunto que nunca sai de moda: as finanças pessoais. O best-seller traz o conceito de que, com maior inteligência financeira, muitos dos problemas que temos na vida cotidiana podem e devem ser resolvidos. A partir desta leitura, é possível determinar o destino de toda a renda que chega às suas mãos, seja no lado pessoal ou mesmo no profissional, e fazer com que a vida financeira fique saudável.