Dicas de vendas direto do cinema - WHOW

Consumo

Dicas de vendas direto do cinema

Mesmo quando não tratam especificamente sobre as áreas em que trabalhamos, muitas vezes as obras de ficção podem servir de inspiração

POR Redação Whow! | 13/05/2021 17h43

Você já parou para pensar que, muitas vezes, as melhores lições podem estar fora de grandes cursos, treinamentos e salas de aula? Confira conosco dicas de vendas direto do cinema que separamos para você

Por mais que os métodos “tradicionais” de aprendizado sejam indispensáveis, nossas descobertas e perspectivas não devem se limitar apenas a eles.

Inclusive, muitas vezes somos capazes de aprender e absorver melhor certas ideias enquanto vivemos momentos de lazer e estamos nos divertindo.

Pensando nisso, preparamos este artigo para tratar sobre alguns filmes que podem servir como fonte de inspiração para impulsionar as suas vendas.

Quer entender melhor como os enredos apresentados nas telonas podem impactar os seus negócios? Acompanhe!

Lições de vendas na telona

Mesmo quando não tratam especificamente sobre as áreas em que trabalhamos, muitas vezes as obras de ficção podem servir de inspiração.

Isso porque, de forma simples e divertida, filmes, livros, séries e outros tipos de entretenimento nos convidam a descobrir sobre certos comportamentos e ações.

Dessa maneira, quando torcemos por um personagem ou reprovamos suas atitudes durante o enredo, inconscientemente também estamos praticando os valores que guiam nossas rotinas.

Os filmes são análogos à vida e até ao mercado. Assim como eles constroem uma narrativa e nos fazem se identificar com certos personagens. Nesse sentido, o mundo corporativo também exige um contexto claro e didático para que o público enxergue o valor daquilo que é ofertado.

Ainda não entendeu como funciona esse relacionamento e processo de inspiração? Logo abaixo, vamos demonstrá-los por meio de alguns exemplos que já fizeram muito sucesso nas salas de cinema.

Métricas e rituais de vendas retratadas no cinema

Contudo, antes de listar nossas dicas de filmes com lições sobre vendas, é importante destacar que esses aprendizados podem estar até mesmo nos pequenos detalhes, que inclusive passam despercebidos para a maioria das pessoas.

Um ótimo exemplo disso é uma cena do filme Amor por Contrato. O corte dura apenas três minutos, mas possui um valor imenso para quem gerencia times de vendedores ou deseja seguir essa carreira.

Dessa forma, a obra trata sobre a família Jones, que é perfeita sob o olhar dos vizinhos. Porém, Steve, sua esposa Kate e seus filhos na verdade têm um relacionamento de fachada e trabalham para a empresa LifeImage, que influencia outras famílias a comprar suas soluções no mercado de luxo. Eles são supervisionados pela executiva de vendas KC.

Em certo momento, KC realiza uma apresentação detalhada sobre as vendas obtidas por cada um dos personagens nos 30 dias anteriores.

Logo ao começar com os resultados de Steve, que aumentaram em 3,5%, ela fez com que ele ficasse muito empolgado, mas um simples olhar logo colocou essa percepção em dúvida.

Depois, KC aponta que os filhos tiveram aumentos de 16% e de 14%, enquanto Kate cresceu 20% em suas vendas, e discorreu sobre as ações que eles realizaram para atingir metas tão boas.

Sem reprovar ou desestimular Steve, ela apontou como ele poderia melhorar sua performance simplesmente dando os devidos méritos aos colegas que foram melhor do que ele.

Como resultado, isso demonstra como engajar todo o time é importante, e que a liderança deve ser desempenhada sob uma perspectiva coletiva.

Por fim, sem conflitos ou discussões, KC fez Steve perceber que poderia aprimorar-se por meio de suas próprias atitudes, e que o sucesso de seus colegas era a prova disso.

5 filmes com dicas de vendas para ver esse final de semana

Finalmente, vamos às nossas dicas de filmes para inspirar os seus processos de vendas! Confira nossas sugestões, prepare sua pipoca e desfrute dessas narrativas incríveis em sua plataforma favorita:

1.   O Primeiro Milhão

A história de O Primeiro Milhão traz diversas técnicas sobre como superar as objeções dos clientes e como lidar com as pessoas até o encerramento de uma venda.

Apesar de apresentar protagonistas de caráter duvidoso, a narrativa também aponta como a ética é fundamental para que o sucesso seja real, e que sem conhecimento e esforços transparentes, os resultados não são permanentes.

2.   Steve Jobs

No mundo dos negócios, é praticamente impossível não conhecer o nome de Steve Jobs, que é reconhecido como referência corporativa ao popularizar os computadores de uso pessoal, por liderar o crescimento da produtora Pixar e as inovações da Apple.

Além de narrar marcos como a criação dos computadores Macintosh e o célebre lançamento do iPod, a história demonstra com destreza como é importante entender os desejos das pessoas e superar suas expectativas na entrega de novas soluções.

3.   O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street é outro filme que, assim como o primeiro da lista, alerta que a ambição desenfreada e a falta de ética não geram carreiras bem-sucedidas, mesmo que os resultados iniciais sejam sedutores.

A narrativa é repleta de insights e reflexões sobre o mundo dos negócios e conta a história real de Jordan Belfort, que abriu sua corretora depois de ganhar experiência na área, gerando milhões (que depois foram perdidos) por meio de técnicas questionáveis de vendas.

4.   À Procura da Felicidade

Nesse contexto, À Procura da Felicidade está entre os clássicos de nossa lista baseados em acontecimentos reais, e traz a jornada emocionante de um homem que busca criar uma carreira depois de perder tudo e de ter que criar seu filho sozinho, sem dinheiro.

5.   O Homem Que Mudou o Jogo

Para finalizar, temos o filme que trata sobre o homem que mudou para sempre o modo como o beisebol é praticado nas ligas norte-americanas.

Portanto, ao se deparar com cortes de orçamento, o técnico de um time procurou por novas soluções para conquistar as vitórias almejadas. Utilizando sua experiência em estatística, ele empregou dados e indicadores numéricos para aumentar a performance de sua equipe.

Quer saber mais sobre as sugestões que trouxemos no texto? Então não perca tempo e assista aos filmes que mais chamaram a sua atenção! Depois, deixe o seu comentário nos contando o que achou das histórias e suas inspirações.