Dia dos Pais: pesquisas indicam retomada do varejo físico - WHOW

Vendas

Dia dos Pais: pesquisas indicam retomada do varejo físico

Em comparação com o Dia das Mães, data comemorativa deste domingo teve aumento de 7% na preferência das compras em lojas físicas

POR Daniel Patrick Martins | 04/08/2021 17h52

Com a chegada do Dia dos Pais no próximo domingo (8), a procura por presentes aumenta e, este ano, a novidade é que a maioria irá comprar em lojas físicas. Ainda em plena pandemia, porém com o aumento da vacinação em todo o país, a tendência é que para 69% das pessoas a compra física seja realidade, segundo pesquisa feita pela startup MindMiners

Em comparação com o Dia das Mães, o aumento foi de 7% na preferência das compras em lojas físicas se comparado ao ambiente virtual. Ainda de acordo com a pesquisa, os valores médios de interesse para a compra dos presentes ficarão entre R$50 a R$100. Os itens mais buscados para os presentes serão roupas e perfumes, com 44% e 41% da preferência, respectivamente.

Na mesma linha, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) prevê um aumento de 32% nas vendas em shopping centers em relação a 2020. Para os lojistas, na semana que antecede o Dia dos Pais há a retomada dos níveis de consumo pré-pandemia, já que se vê um aumento na circulação das pessoas pelas cidades e também um aquecimento nas atividades fora de casa em geral. 

O cenário apresentado acima, porém, não indica que as compras virtuais estarão em baixa. Um estudo do Instituo Behup mostra que há intenção de compra online para 31,3% dos consumidores. 

Este interesse para as compras digitais é influenciado pelos fatores de frete grátis (66%), preços baixos (57,1%), promoções (56,6%) e a variedade de produtos disponíveis no catálogo digital (54%), segundo informa uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico.

Ainda de acordo com o Instituto Behup cerca de três a cada dez consumidores vão gastar menos do que no ano passado, pois estão em pior situação financeira.