Desenvolvimento sustentável para pequenas empresas - WHOW

Tecnologia

Desenvolvimento sustentável para pequenas empresas

Entenda aqui o conceito, a importância, alguns números sobre o tema e como aplicar ações sustentáveis em um pequeno negócio

POR Redação Whow! | 09/07/2021 14h40

Desenvolvimento sustentável é um dos temas mais comentados hoje em dia, tendo em vista sua importância no que diz respeito à relação entre o meio ambiente e o crescimento econômico. Neste conteúdo, entenda mais sobre o conceito e como ele pode ser aplicado nas empresas. Continue a leitura!

O que é desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento sustentável trata-se do desenvolvimento capaz de suprir todas as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às gerações futuras. Em resumo, é o desenvolvimento equilibrado junto ao meio ambiente, com objetivo de evitar que os recursos se esgotem no futuro. 

Essa é uma das definições mais aceitas e também mais propagadas sobre o desenvolvimento sustentável e foi criada em 1983, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, na época,  discutiu e propôs formas para equilibrar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. 

Em resumo, o desenvolvimento sustentável propõe um grande processo de mudança no que diz respeito à exploração dos recursos naturais pelas organizações. Afinal, segundo o conceito, o desenvolvimento tecnológico, as mudanças institucionais e o direcionamento dos investimentos devem estar em harmonia com o meio-ambiente. 

Princípios do desenvolvimento Sustentável

Você sabia que todos os recursos naturais são finitos, ou seja, um dia irão acabar? Uma das missões do desenvolvimento sustentável é fazer com que esse fim esteja cada vez mais distante das nações do mundo inteiro. 

Para que isso aconteça, algumas ações precisam ser implementadas, considerando os três pilares do desenvolvimento sustentável: 

  • desenvolvimento econômico, que prega o desenvolvimento da economia, respeitando-se as boas práticas ambientais e de competitividade entre as empresas; 
  • desenvolvimento social, que visa o bem-estar do capital humano, ou seja, das pessoas; 
  • conservação ambiental, que engloba tudo que for voltado à preservação do meio ambiente e seus recursos como um todo.

Desenvolvimento sustentável nas empresas

Os conceitos do desenvolvimento sustentável já vêm sendo aplicados no mundo empresarial. Afinal, além do cuidado com o meio ambiente, as ações de sustentabilidade também contribuem para uma imagem positiva da empresa perante o público. 

Em síntese, o público atual está buscando marcas que estejam alinhadas aos seus valores e propósitos, sendo a sustentabilidade ambiental um desses. Uma pesquisa realizada ainda em 2019 pela Accenture traz dados importantes sobre o assunto.

Ao todo, foram entrevistados 30 mil consumidores pelo mundo inteiro. Dos brasileiros, 79% desejam que as marcas se posicionem frente a assuntos importantes, sendo as questões ambientais um deles.

Além disso, as organizações que estão comprometidas com o uso de matéria-prima de qualidade, o bem-estar dos seus colaboradores e que focam na redução do uso do plástico estão entre as mais procuradas, segundo o levantamento. O estudo concluiu que as empresas que definem um posicionamento, frente a causas importantes, têm muito mais chances de atrair consumidores e influenciar o momento da compra.  

Sustentabilidade vira foco das pequenas empresas

Nesse contexto, os pequenos negócios já estão seguindo essa tendência, conforme dados do documento Engajamento dos Pequenos Negócios Brasileiros em Sustentabilidade e aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Para começar, segundo o levantamento, são basicamente quatro motivos principais que levam as pequenas empresas a adotarem estas ações de desenvolvimento sustentável. São elas:

  • preservação ambiental (67%);
  • redução de custos (20%); 
  • marketing (3%); 
  • cumprir a legislação (2%).

Além disso, a pesquisa também apontou que 93% dos pequenos negócios estão comprometidos com a sustentabilidade, 54% já aplicam ações isoladas e 29% já possuem ações mais planejadas.  E, dentre as principais ações sustentáveis desenvolvidas pelos pequenos negócios estão:

  • substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes econômicas e LED (97%);
  • iniciativas de separação e destinação correta de resíduos (81%);
  • ter horário definido para ligar e desligar equipamentos (74%);
  • práticas para economia de água (60%).

Por fim, 8% dos pequenos negócios entrevistados afirmam que o desenvolvimento sustentável é o coração da empresa. 

Começando do básico: como aplicar o desenvolvimento sustentável no negócio?

Depois de entender o que é o desenvolvimento sustentável, você pode estar se perguntando como aplicar na sua pequena empresa. Considerando os três pilares do desenvolvimento sustentável, listamos algumas ações:

  • invista em programas educacionais em geral, não somente relacionados ao meio-ambiente, aos funcionários;
  • ofereça descontos para quem dispensar as sacolas plásticas; 
  • desenvolva uma campanha para estimular a coleta seletiva na empresa e também para que os colaboradores repliquem o mesmo comportamento em casa;
  • apoie ações sociais na sua comunidade, como por exemplo, um mutirão de combate à dengue;
  • estimule a redução do consumo de energia e de água.
  • reduza o uso do plástico, crie campanhas internas para que cada colaborador utilize seu próprio copo, dispensando o uso dos descartáveis; nesse sentido, também podemos citar o uso de canecas próprias e personalizadas, por exemplo. Por que não investir neste item aos seus funcionários?
  • propague, principalmente nas redes sociais, conteúdos informativos sobre o desenvolvimento sustentável junto à marca.

Com certeza você e os seus colaboradores já devem ter ouvido falar sobre essas ações. Contudo, quais delas você aplica na sua empresa ou em casa? E os seus colaboradores? Por isso, a sugestão é começar aos poucos, com atitudes mais simples.

Seja sustentável em seu negócio

Nenhuma empresa vive isolada em uma ilha. Nesse sentido, além das relações com os demais parceiros comerciais, deve estar o compromisso com o meio ambiente, de uma forma sincera.

Os conceitos de desenvolvimento sustentável podem ser aplicados em organizações de qualquer tamanho ou natureza. Assim, cuida-se do meio ambiente,  ao passo que consumidores e também outras empresas podem se inspirar nas  ações sustentáveis do seu negócio

Gostou do conteúdo? Se sim, assine agora mesmo, gratuitamente, a nossa newsletter gratuitamente! Diariamente, produzimos artigos interessantes sobre o mercado, gestão, empreendedorismo e tecnologia!