A inovação corporativa dentro da centenária EY
A EY, consultoria e auditoria, criou o seu próprio um centro de inovação em 2016 e vem aperfeiçoando o seu funcionamento, com foco em intraempreendedorismo
POR Adriana Fonseca | 04/08/2020 19h16Como uma empresa centenária faz para continuar a inovação corporativa ano após ano? A consultoria britânica EY tem seus mecanismos. “A EY é uma empresa centenária e para nos mantermos relevantes precisamos inovar e ajudar a construir um mundo de negócios melhor”, afirma Denis Balaguer, diretor do BeyondLabs, o centro de inovação corporativa da companhia, ao Whow!.
Desde 2016, a EY investe de forma crescente no BeyondLabs e, como parte desse processo de estimular a inovação corporativa, estabeleceu, em 2018, o Wavespace, um laboratório dedicado a imersões de inovação corporativa para clientes.
A equipe, incialmente com duas pessoas, hoje é formada por dez profissionais, divididos nas práticas de Design Studio, Digital Garage e Venture Lab. Este ano, o centro de inovação também estabeleceu um programa de fellowship, em que profissionais de outras áreas ficam um período trabalhando no programa.
Desde o princípio, o foco do centro é manter uma esteira de inovação corporativa que traga os colaboradores para desenvolverem suas ideias de novos negócios, serviços e ferramentas.
Inovação corporativa e intraempreendedorismo
Uma das iniciativas do BeyondLabs é o BeyondMakers, o programa interno de inovação da companhia, que permite a participação de qualquer um dos aproximadamente 10.800 funcionários da EY em toda a região que engloba Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
O diretor do centro de inovação da EY explica que o programa vem evoluindo ano a ano desde sua criação, em 2016, como um projeto-piloto, quando foi rodado em uma das linhas de serviço. “Desde então ele vem evoluindo em termos de escopo e abrangência”, diz. Na edição 2019-2020, o programa rodou pela primeira vez em larga escala, envolvendo a região toda e com um escopo de aceleração completo, indo até o desenvolvimento dos MVPs (Produto Mínimo Viável, em português).
“O objetivo do BeyondMakers é capturar de forma aberta, e depois acelerar de forma sistemática e disciplinada ideias transformadoras para o nosso negócio e, ao mesmo tempo, abrir espaço para empreendedores internos se desenvolverem”, conta o executivo.
“Um benefício colateral é que, por se tratar de um programa de grande visibilidade, envolvendo muitas pessoas, temos um grande impacto na cultura de inovação, com a disseminação e capacitação em conceitos, ferramentas e metodologias de inovação.”
Denis Balaguer, diretor do BeyondLabs, da consultoria EY
Foto Denis Balaguer da EY (divulgação)
Prototipação de um novo modelo de negócio
Com início em março deste ano, e envolvendo a EY em quatro países da América do Sul, o BeyondMakers recebeu 110 ideias na primeira etapa, alcançando o 1º lugar entre os demais programas de inovação da EY nas Américas e apareceu entre os cinco mundialmente, em termos de volume de submissões. Dessas, dez propostas foram selecionadas para o pitch day, momento de defesa dos projetos, e quatro passaram pelo Design Sprint, com cinco dias dedicados exclusivamente aos processos de discussão e cocriação.
Agora, três ideias estão em fase de desenvolvimento, em que um MVP será construído para iniciar a comercialização em fase de teste. Até o fim do mês, as soluções serão transferidas para as áreas responsáveis e começarão a funcionar no dia a dia na empresa.
Uma das ideias que está sendo desenvolvida trata da criação de um novo modelo de negócios na área de consultoria em gestão de pessoas. Alinhada à tendência de assinaturas de serviços, novos clientes da EY poderiam, a partir de taxa anual fixa, ter acesso a diversos materiais e eventos da EY e contar com um executivo que os ajudaria a resolver um certo número de consultas por mês, relacionadas à gestão de pessoas.
O objetivo é atrair startups e empresas menores, que não possam custear projetos mais complexos. As outras soluções envolviam soluções digitais para o ambiente de compliance e de créditos tributários.
“Há outros desenvolvimentos que estão em fases diferentes de testes”, conclui Denis. Hoje, a EY atua com serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria em mais de 150 países.
+INOVAÇÃO CORPORATIVA
Você conhece a ISO da Inovação?
Novas tecnologias: do básico ao avançado
Entenda os mitos e as verdades sobre a criatividade
Curitiba: um dos ecossistemas de inovação mais promissores do mundo