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5 Ferramentas para ganhar tempo no seu negócio

Ganhar tempo no dia a dia é um verdadeiro desafio para os micro, pequenos e médios empreendedores. Aqui, conheça 5 ferramentas de gestão de tempo

POR Redação Whow! | 18/06/2021 18h42

Ganhar tempo é um verdadeiro desafio para os micro, pequenos e médios empreendedores.  Neste conteúdo, veja algumas dicas para lidar com a falta de tempo e também 5 ferramentas que ajudam na gestão das atividades do dia a dia.

Gestão de tempo é desafio para os líderes e empreendedores

Não é à toa que vários projetos e tarefas sofrem atrasos nas empresas. Sim, precisamos aceitar que, em pleno século 21 e com as melhores ferramentas de comunicação de todos os tempos, a dificuldade em gerir o tempo é latente.

Das grandes corporações até os MEIs: atire a primeira pedra quem nunca ficou perdido em meio a tantas atividades para fazer, sem saber por onde começar. O resultado de tudo isso é o estresse não somente do dono da empresa, mas também de todos os colaboradores.

Mais do que isso, muitos sequer conseguem distinguir o que é prioridade ou não, apresentando dificuldades em delegar atividades.  Logo, o maior desafio corporativo é: ser produtivo. Mas afinal, o que significa isso? Ser produtivo não é estar ocupado o tempo inteiro e sim, realizar o precisa ser feito e o que realmente agrega valor à empresa. Em suma, é possível sim aprender a gerenciar melhor o tempo. 

Empresários: como lidar com a falta de tempo?

Poderíamos sugerir a compra de uma agenda física ou uso de uma agenda digital, por exemplo. Porém, não serão poucos os que irão dizer que não têm tempo nem para isso. E agora, então: viver no caos ou começar a organizar a rotina, de uma vez por todas, de forma eficaz? Preferimos optar pela última opção. Separamos algumas dicas que podem ajudar empreendedores e líderes nessa missão que é  ter mais tempo e menos atrasos nas atividades.

1. Planeje o dia considerando imprevistos: você não tem bola de cristal

Liste, todos os dias, as atividades prioritárias e comece por elas. Considere para cada tarefa um espaço em que haja uma condição para fazer essas ações, dentro da sua carga horária estipulada

2. Empreendedor não precisa ser onipresente: confie nos colaboradores!

Algumas tarefas podem ser delegadas e você não precisa estar o tempo inteiro dentro da empresa e em de cada setor. Vale ressaltar também que, nem sempre, os colaboradores irão produzir da forma que você orientou. Porém, eles precisam aprender com os erros para se desenvolverem! Nesse sentido, eles precisam ter espaço e receber o famoso voto de confiança.

Do contrário, tudo dependerá de você, sendo que a onipresença ainda não é uma de suas skills.

3. O que é prioridade para você talvez não seja para o negócio

Você sabe mesmo quais são o que é realmente prioritário para a sua empresa? Por exemplo, muitas vezes, os empresários ficam focados em fazer tantas atividades que acabam esquecendo de ponderar o que realmente é importante. Entenda que a qualidade da execução das tarefas é muito mais importante do que a quantidade do que é realizado.

Entretanto, você acaba fazendo, também, com que sejam executadas tarefas fora do planejamento estratégico da empresa. Aliás, você tem um planejamento estratégico?

4. Além do seu planejamento, não esqueça da estratégia da empresa

Cada ação realizada no negócio, seja uma grande uma parceira comercial ou até mesmo um post, devem estar alinhados com o planejamento estratégico da empresa. 

5. Sua memória pode ser boa, mas ainda não é um super HD

Não confie na sua memória, mesmo que você se lembre do nome do seu primeiro amiguinho no jardim de infância. Dessa forma, tenha uma agenda, um caderno de anotações, ou use algo virtual, para acompanhar as suas atividades. Entretanto, é preciso que seja em local fixo: nada de papéis e post its, que estão sujeitos a parar na lixeira em qualquer momento.

6. A tecnologia está aí, fica sem ferramenta quem quiser

Hoje no mercado, temos várias ferramentas de produtividade importantes que podem ajudar bastante o desempenho das atividades, bem como a gestão do tempo. Logo, é um verdadeiro pecado ignorá-las sendo que, algumas delas, possuem até versões gratuitas!

Dicas de ferramentas para ganhar tempo no seu negócio

Confira agora algumas ferramentas que podem te ajudar a melhorar a rotina dos negócios.

Ferramenta de gestão para ganhar tempo 1 : Soluções do Google

O conjunto de soluções do Google são as mais conhecidas e acessíveis. Além disso, em grande maioria, são gratuitas! Assim, com elas, é possível criar e compartilhar arquivos de texto, planilhas, apresentações, por exemplo.  Nesse contexto, outra solução muito interessante da empresa é o Google Agenda: de maneira simples, você pode cadastrar os seus compromissos e até mesmo inserir outras pessoas, além de poder adicionar lembretes.

Ferramenta de gestão 2: Trello

O Trello é uma verdadeira mão na roda de quem precisa ter uma visualização de tudo que está sendo executado. Ele utiliza uma organização em forma de cartões e colunas que podem ser personalizadas. Além disso, inserir comentários, checklists, enviar notificações por e-mail e marcar os participantes. Intuitivo, o Trello possui uma versão gratuita que pode ser utilizada por pequenas equipes

Ferramenta de gestão 3 : Pocket

O Pocket é ótimo para quem deseja gerenciar os conteúdos interessantes que você encontra para leitura. Assim, com ele, você pode salvar textos e vídeos para assistir depois, com mais calma. Acima de tudo, o mais importante é que, com o Pocket, é possível selecionar um tempo para o consumo deste conteúdo de maneira offline, sem ser incomodado.

Ferramenta de gestão 4 : Slack

Todo mundo sabe que, embora o WhatsApp seja um dos meios de comunicação usados por todos, o App também pode atrapalhar bastante a produtividade. Afinal, nem toda empresa pode ceder um celular corporativo aos colaboradores, que acabam usando seus números pessoais. 

Em síntese, o slack é uma ferramenta de bate-papo empresarial, que pode ser facilmente integrada com outras, como o próprio Gmail e o Trello. Nela, o colaborador tem contato apenas com os colegas de trabalho, o que evita distrações. 

Ferramenta de gestão 5: Todoist

Um aplicativo gratuito que permite você compilar, em listas, o que precisa fazer no dia, em vários formatos: em texto, imagem, áudio ou qualquer outro formato que preferir.

Ele realiza integrações com ferramentas como Drive, Dropbox e Amazon Alexa e está disponível para Android e IOS. Viu só quantas ferramentas de gestão de tempo que podem transformar a sua rotina e a da sua empresa?

Analise qual delas se enquadra melhor em seu modelo de trabalho, busque opiniões de outras pessoas que já utilizaram e não se esqueça das nossas dicas. Portanto, saber lidar com a falta de tempo é crucial para ter sucesso nos negócios e, o melhor de tudo, saúde mental e qualidade de vida! Gostou do nosso conteúdo? Assine então a newsletter da Whow gratuitamente para recebê-los em primeira mão!