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Eficiência

Os desafios de inovação da BRF

Uma das maiores indústrias alimentícias do mundo convida startups e pesquisadores para participar de seu programa de inovação aberta. Saiba mais

POR Melissa Lulio | 22/05/2020 16h11 Arte Grupo Padrão (Flavio Pavan) Arte Grupo Padrão (Flavio Pavan)

A ideia de inovação aberta é cada vez mais bem vista no mercado. E não é por acaso. Esse modelo coloca muitas mentes brilhantes para buscar soluções para dores que, em muitos casos, são bastante específicas – sentidas apenas em alguns nichos, departamentos, modelos de negócio e segmentos de mercado. Um exemplo disso é a experiência da BRF, que realiza inovação aberta por meio do BrfHub.

Uma das experiências vividas por lá é o Programa de Desafios, que chega agora à segunda edição e tem como foco inovar e solucionar as principais dificuldades da empresa. De acordo com Stephanie Blum, gerente de Inovação da BRF, a definição dos desafios a serem enfrentados dependeu de um processo bastante complexo. “Conversei com diversas diretorias da empresa”, conta. “Recebemos mais de 50 sugestões de temas a serem inseridos, mas selecionamos 12”.

Apoio em todos os formatos

“O Hub é a porta de entrada para a inovação aberta”, diz. Diferentemente de algumas outras organizações de fomento à inovação, o Hub da BRF considera válidos também casos em que a startup tem apenas um protótipo. Ao mesmo tempo, ideias já desenvolvidas e já em funcionamento no mercado muitas vezes buscam ganhar escala – e a BRF é o lugar perfeito para isso. As inscrições vão até o dia 31 de maio.

A etapa de seleção visa captar soluções com alto potencial, após as inscrições as startups selecionadas serão convidadas para um evento de pitch. Devido à chegada da pandemia de coronavírus no Brasil, todas as etapas do desafio criado pela BRF serão digitais neste ano. “Isso ajuda, inclusive, a nos conectarmos com startups de outros estados e até mesmo de outros países, já que temos uma plataforma internacional”, explica Stephanie.

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Conheça os 12 desafios da edição 2020

1. Ingredients

O desafio busca atrair iniciativas para o beneficiamento de resíduos do abate, como sangue e ossos.

2. Saúde animal

A companhia está de olho em soluções para o uso de biomarcadores com a meta de fazer predição e avaliação da saúde animal.

3. Rotas de entrega

A empresa busca um sistema inteligente para otimização de rotas de entrega. A ideia deste desafio é obter uma forma de monitoramento ou cálculo para entender paradas, mudanças de rota e calcular valores.

4. Tracking de caixas

A BRF conta com vendedores que fazem contato com seus clientes para reabastecimento. A ideia deste desafio é criar uma alternativa capaz de identificar a necessidade de um novo contato para evitar a chamada “ruptura”, ou seja, a falta do produto no estabelecimento.

5. Descanso térmico

Naturalmente, algumas áreas da produção da BRF são refrigeradas. É obrigatório que os colaboradores que trabalham nesses locais façam pausas de tempos, que são monitoradas pelos coordenadores das equipes. Neste desafio, a BRF procura uma forma de monitorar esses breaks de forma automatizada.

6. Qualidade de ovos

Os ovos que ficam nos incubatórios passam por processos de desinfecção. A BRF busca soluções de limpeza que utilizem alternativas de matéria prima.

7. Redução de desperdício

Uma das grandes preocupações da BRF é a sustentabilidade. A companhia levanta a bandeira da redução de desperdício não apenas de seus consumidores, mas internamente. O quadro de funcionários da BRF é gigante: No Brasil são quase 90 mil pessoas. A empresa espera encontrar uma inovação que envolva até mesmo especialistas em comportamento humano para entender como desenvolver consciência de consumo em seus refeitórios.

8. Grades de entrega

Para evitar filas no momento de descarregar seus produtos em estabelecimentos, a BRF almeja por um sistema que utilize históricos de dias/horários e otimize as grades de entrega.

9. Tech & Pack

Quanto tempo demora para descongelar um alimento? Para deixar seus produtos ainda mais convenientes, a BRF deseja tornar esse processo mais eficiente e busca uma tecnologia para embalagens que acelere o descongelamento.

10. Tipologia de clientes

É importante para a empresa saber qual é o perfil de cada estabelecimento que recebe seus produtos. Por isso, tem interesse em um sistema capaz de identificar os diversos tipos de clientes, facilitando a determinação de portfólio de produtos, por exemplo. Atualmente, esse trabalho é feito manualmente.

11. Big Data

A BRF possui variados dados a respeito de controle de qualidade. A ideia deste desafio é aprimorar a análise desses dados, gerando insights de valor para a empresa.

12. Monitoramento visual d e processos

A proposta deste desafio é, por meio de câmeras, fazer o monitoramento de processos e, por exemplo, identificar possíveis riscos de contaminação.

Desafio extra – “Não me encaixo nos desafios”: Caso a solução tecnológica da startup ou do pesquisador possa funcionar para a BRF mas não se encaixe em nenhum dos desafios, ainda é possível optar por este caminho para se conectar com a empresa.