Desafios da inovação aberta na indústria do futuro - WHOW
Vídeos

Desafios da inovação aberta na indústria do futuro

Acompanhe a primeira semana da Oiweek 2020, mais tradicional evento sobre inovação aberta do Brasil, com a parceria estratégica do Whow!

POR Redação Whow! | 25/05/2020 08h00

A inovação aberta é um dos principais modelos para grandes empresas inovarem atualmente. Mas este processo exige o relacionamento próximo e contínuo com startups, além de parceiros especialistas no tema para que as conexões sejam eficientes e consistentes.

E pensando nisso, o Whow! atuou como parceiro estratégico da Open Innovation Week (Oiweek) 2020, o maior e mais tradicional evento do setor no Brasil, realizado desde 2008, e que este ano terá a sua 12ª edição e em formato inédito 100% digital. A realização é da 100 Open Startups. Nesta primeira semana os assuntos foram: Sociedade da Informação, Saúde e Bem-estar, Energia e Indústria do Futuro.

Na sexta-feira (22), aconteceu o quinto dia novamente com o tema central sobre “Indústria do Futuro – o que aprendemos e quais os novos desafios”, com as participações de Mirella Lisboa, gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais da Basf, Stephanie Blum, gerente de inovação da BRF, Daniel Dias, inovação de biotech na Solvay, Sydney Rebello, general manager Consumer Health – Brazil da Bayer, Juliana Glezer, coordenadora de inovação da Nestlé, Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, e Leonardo Gomes, professor da FEA-USP.

Veja abaixo alguns dos principais destaques dos participantes e o vídeo na íntegra no topo deste texto.

Desafios da inovação aberta na indústria do futuro

A gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais da Basf comentou sobre as conexões com o ecossistema de inovação e soluções já testadas. “O nosso centro de experiências digitais é que concreta todas estas oportunidades, muitas vezes com os projetos que a Bast tem com os clientes.”

Enquanto isso, a gerente de inovação da BRF abordou como a empresa organiza os desafios internos para inovação e engaja os colaboradores.

“Para lançar o ciclo te desafios de 2020, fizemos uma comunicação interna muito forte. Depois de listar mais de 50 oportunidades, a gente organizou uma metodologia para priorizar quais eram os desafios que lançaríamos para este ano. O gerente responsável da área se compromete a disponibilizar recursos financeiros e parte do time para trabalhar junto com as startups, scale-ups e pesquisadores, fazendo o piloto acontecer.”

Já o executivo de inovação de biotech na Solvay falou dos desafios para as startups captarem recursos atualmente. “Para que você quer captar o recurso? Acho que este é o grande segredo. Nem sempre isso está claro para as startups, assim como a proposta de valor. Por tanto, isso não fica tão evidente para quem está do outro lado com o capital de risco, para que esta startup tenha um valor maior no futuro.”

O general manager Consumer Health – Brazil da Bayer comentou sobre como a empresa organiza as iniciativas de inovação em termos de modelos de gestão. “A inovação é descentralizada entre as divisões. Temos a complexidade de uma corp science business , a pharma e a consumer. Mas dentro de cada divisão há sua particularidade. Mas temos um comitê de inovação com times multidisciplinares aqui no Brasil.”

E a  coordenadora de inovação da Nestlé destacou como as startups devem fazer para apresentarem um case para a companhia. “A área de inovação tem este papel de fazer a ponte, entre a área de destino e a startup. E avaliamos a startup com critérios bem objetivos de empreendedor e a solução que a empresa apresenta.”


Perdeu a 1ª Open Innovation Week de 2020?

Assista ou reveja tudo o que aconteceu, no perfil da 100 Open Startups no YouTube. Todos os meses acontecerá um novo evento voltado para open innovation, com foco em diferentes setores da economia. Acompanhe as novidades, através das redes sociais do Whow! e da 100 Open Startups.


+OIWEEK

Veja tudo o que aconteceu na 1ª Open Innovation Week de 2020
Desafios da inovação aberta no setor da saúde
Desafios da inovação aberta na indústria

Desafios da inovação aberta no setor de energia
Desafios da inovação aberta na Sociedade da Informação