WHOW

Cursos online com inscrições abertas em TI, empreendedorismo e startups

Cursos Topo 1

(Foto: Freepik)

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Nos próximos quatro anos a demanda por mão de obra capacitada em T.I., no país, chegará a 420 mil.

O dados são da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), no Relatório Setorial de TIC 2019. O estudo mostra, também, que a oferta de profissionais qualificados é de apenas 42 mil por ano.

Para dar conta de uma demanda tão grande, as formações de curto prazo surgem como alternativas contra a escassez.

A Ciência da Computação é a décima escolha de graduação nas universidades brasileiras, segundo Noam Bardin, CEO do Waze. Ele comentou em uma entrevista ao Whow! que essa inclinação deveria estar em primeiro lugar: “O maior problema [no Brasil] é que não existe uma cultura de engenheiros. Eu me encontrei com alguns dos CEOs das maiores empresas de tecnologia do Brasil e todos falaram deste problema.”

“Você pode ter acesso à tecnologia de machine learning, que os meus amigos engenheiros usam, através do Google Cloud. Por conta própria, como um engenheiro”

Noam Bardin, CEO do Waze

Formação gratuita contra carência do mercado

Recentemente, a empresa de desenvolvimento de software GeneXus lançou uma capacitação gratuita na plataforma Udemy. O curso GeneXus 16 — Nível Júnior (português) ensina criação de aplicativos, através do sistema da empresa. A aula é direcionada para qualquer pessoa que seja familiarizada com programação e databases, e queira desenvolver aplicativos simples.

Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil, explica que há uma enorme carência de desenvolvedores de sistema no Brasil. Por isso, a empresa optou pela gratuidade da formação, com a intenção de reduzir essa demanda: 

“Mesmo em um momento de crise, estamos com mais de 40 mil vagas e gaps. Se a economia decolar, isso vai duplicar fácil. A T.I. cresce mais que o PIB da economia, e todas as empresas têm necessidade de desenvolvimento”

Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil

Cursos

(Foto: Shutterstock)

Ricardo comenta que a plataforma GeneXus utiliza o sistema low-code, um modelo minimalista de desenvolvimento de software. Ele acredita que o curso será capaz de gerar de um a dois mil novos profissionais — o equivalente a dez ou vinte mil desenvolvedores tradicionais: “Ao invés de dez desenvolvedores profissionais, você precisaria de dois GeneXus para dar conta da mesma carga de trabalho. (…) A inteligência artificial gera os programas, e isso vira um sistema. Ao invés da pessoa escrever duas mil linhas de Java na mão, o próprio GeneXus vai gerá-las.” 

Outras universidades, empresas e plataformas também estão com cursos abertos para empreendedorismo e criação de startups. Confira na sequência.

[/vc_column_text][vc_cta h2=”” txt_align=”center” color=”black”]

Design Thinking para a inovação

University of Virginia — via Coursera

O curso de Design Thinking da University of Virginia oferece uma visão geral da abordagem  dentro do universo de inovação. Segundo a descrição oficial, a inovação é um assunto da conta de todas as profissões hoje em dia. A formação oferece cases de organizações que usaram a metodologia para descobrir soluções atraentes.

Nível — iniciante

Início — 23 de janeiro de 2020

Língua — inglês

Acesse o curso aqui

Empreendedorismo: Como Iniciar um Negócio Inovador

University of Maryland — via Coursera

A capacitação é parte do programa de cursos integrados sobre empreendedorismo da University of Maryland. O programa completo contém os seguintes temas: 1. Desenvolvimento de Ideias Inovadoras para Novas Empresas: O Primeiro Passo para o Empreendedorismo; 2. Inovação para empreendedores: do nascimento da ideia ao mercado; 3. New Venture Finance: Financiamento ao Empreendedorismo Inovador; 4. Projeto Final em Empreendedorismo.

Nível — iniciante

Início — 23 de janeiro de 2020

Língua — inglês com legendas em português

Acesse o curso aqui

Startups e Empreendedorismo

Technion (Israel Institute of Technology)  — via Coursera

Da mesma forma que a formação da University of Maryland, a capacitação da Technion oferece um programa integrado com quatro cursos inseridos: 1. Quebrando o Código da Criatividade: Descobrindo Ideias; 2. Da Ideia para a Startup; 3. Inovação: Lições de Carreira por um Master Innovator; 4; Plano de Negócios Orientado Ações: da Sala de Aula para o Mundo.

Nível — iniciante

Início — 23 de janeiro de 2020

Língua — inglês com legendas em português

Acesse o curso aqui

Startup: Ferramentas Essenciais para Começar seu Negócio

Endeavor

A Endeavor oferece mais de 20 formações gratuitas para empreendedores iniciantes ou em fase de validação dos negócios. São oferecidos cursos nas áreas de Estratégia, Jurídico, Gestão de Pessoas, Finanças e Investimentos, Marketing e Vendas e Impacto Social. As inscrições são perenes e requerem apenas cadastro na plataforma.

Nível — iniciante e intermediário

Início — sempre disponível

Língua — português

Acesse o curso aqui

Sua Startup Está Pronta Para Captar Recursos?

Sebrae

Da mesma forma que a Endeavor, o Sebrae também oferece formações para “startupeiros” iniciantes e intermediários sem data limite de inscrições. O curso Sua Startup Está Pronta Para Captar Recursos? fala sobre todos os recursos necessários para validar uma empresa, que vão além das finanças.

Nível — iniciante e intermediário

Início — sempre disponível

Língua — português

Acesse o curso aqui

Internacionalização de Startups

Sebrae

Para fundadores que estão no processo de expansão mundial, esse curso oferece ferramentas de conexão internacional para ajudar no desenvolvimento de produtos e captação de clientes. É gratuito, online e com certificação 100% digital.

Nível — intermediário

Início — sempre disponível

Língua — português

Acesse o curso aqui

Mentalidade Inovadora

ESPM

A Escola Superior de Propaganda e Marketing disponibiliza cursos livres, a distância, nas áreas de empreendedorismo, negócios e inovações. A especialização em Mentalidade Inovadora capacita empreendedores sobre o mundo em mudança. Também aborda como adotar o mindset de crescimento para se tornar um agente de transformação, entre outros tópicos.

Nível — de iniciantes a diretores

Início — 24 de março de 2020

Língua — português

Acesse o curso aqui

Business Intelligence: Desenvolvendo e Monitorando Estratégias

ESPM

O curso em Business Intelligence da ESPM é destinado para profissionais de estratégia, gestão e marketing que atuem em cenários de competitividade em empresas. Alguns dos tópicos abordados são tecnologias de aquisição da informação, Preservação da informação, resultado e análise de viabilidade do modelo de business intelligence, modelo, equipe e objetivos de inteligência e necessidades de informação, entre outros.

Nível — iniciante a avançado

Início — 24 de março de 2020

Língua — português

Acesse o curso aqui

[/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]


DICAS E LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO


+EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo social: o propósito que guia o negócio
Veja as lições de empreendedorismo com o presidente da Cabify no Brasil
Influenciadores como ferramenta de engajamento de público e estratégias das marcas
Whow! 2019 premia as mulheres mais inovadoras do ano[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

JÁ SEGUE O WHOW! NO INSTAGRAM?

Sair da versão mobile