• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    líderes do futuro

    Imagem Miguel Á. Padriñán: Pexels

    times remotos
    Como desenvolver times remotos de alta performance
    11 de novembro de 2020
    mobilidade
    O futuro da mobilidade no pós-pandemia
    11 de novembro de 2020
    Cultura

    Entenda quais são os comportamentos e as habilidades para os líderes do futuro

    Executivos de empresas de dentro e fora do Brasil apontam para o novo perfil que a liderança necessita ter

    por Eric Visintainer em 11 de novembro de 2020

    Um mundo digital, este será o panorama de decisões e interações que líderes do futuro e da nova economia vão trilhar. Com isso, a habilidade de trabalhar, pensar e atuar em rede é apontado como uma das características fundamentais nas lideranças do futuro. Ah, e não se esqueça da empatia, escuta ativa, horizontalidade nas decisões, e das chamadas soft skills tão buscadas ultimamente. 

    E em 2021, estudos apontam que mais da metade da força de trabalho no Brasil será composta por Millennials. Qual será o comportamento desta nova geração na liderança das empresas?

    Para colaborarem com as respostas, Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento, Grupo Padrão, Tatiana Gracia, diretora de Marketing Excellence na Mondelēz Brasil e colunista na Consumidor Moderno, Alfredo Soares, vice-presidente Institucional da VTEX e Luiz Antonio Costeira Urquiza, vice-presidente de Clientes Multisetor na Atento, conversaram durante o Whow! Festival de Inovação 2020.

    O perfil dos líderes do futuro

    Como o vice-presidente de Clientes Multisetor na Atento pontua, o atual cenário é de incertezas e com a necessidade do desenvolvimento de novos modelos de negócios. E para que isso aconteça são requeridos profissionais com mentalidades diferentes. “Estamos passando por um período de mudança. Seja do ponto de vista das empresas ou no ambiente do governo. Isso tudo é um processo de transição e cabe a nós acompanharmos e aperfeiçoarmos as equipes para uma sociedade melhor e empresas sustentáveis e com inovação”, comenta.

    líderes do futuro

    Imagem de Luiz Antonio Costeira Urquiza, vice-presidente de Clientes Multisetor na Atento

    Também com a opinião do foco na construção de um mundo melhor, a diretora de Marketing Excellence na Mondelēz Brasil diz já observar novas características em algumas lideranças. “Agora vemos líderes com marcas com mais propósito, com um mindset mais flexível e se adaptando. 

    “E, hoje, quase não falamos de consumidores e sim de seres humanos, e vivemos uma era da assistência, de estar à disposição para alguém e com alguém.”

    Tatiana Gracia, diretora de Marketing Excellence na Mondelēz Brasil

    Os líderes do futuro devem focar em um aspecto, citado pelo vice-presidente Institucional da VTEX, a mais nova startup unicórnio do Brasil, como essencial: a comunicação. “A performance não começa na hora que bateu o ponto, o líder de alta performance se vale da clareza da mensagem que passa. Os problemas das empresas não estão nos processos, mas sim na comunicação”, afirma.

    O gestor ainda complementa que o novo líder senta-se na mesa com o estagiário, contrário ao que se via antigamente, com executivos com o próprio elevador, destaca Alfredo.

    Promoção do protagonismo

    Jacques comenta que mesmo com o boom das soft skills no mercado corporativo, muitas empresas têm este conceito na agenda, mas não o aplicam. “É possível que estas organizações continuem a sua maneira, produzindo inovações ou precisam matar as suas culturas para produzir inovação?”, questiona.

    Na visão de Tatiana, a cultura da multinacional na qual atua vem se atualizando: “Na Mondelēz Brasil temos como cultura amar os nossos consumidores e trazer o protagonismo, independentemente da geração. Todos estão ali para testar, aprender e refazer. A mentalidade ágil, que vem junto ao protagonismo, é muito nova.” Ela também comenta que vê como fundamental a escuta ativa e empática e exemplifica com o projeto, “Consumidor Nº1” da empresa, que cocria soluções com os consumidores.

    Alfredo também acredita na funções dos novos líderes como empoderadores do protagonismo, dentro das equipes: “O líder antigo centralizava a atenção e o protagonismo, só ele poderia falar sobre a empresa. E, hoje, isso acabou e todo mundo pode falar sobre a empresa. O líder precisa ser um promotor do protagonismo.”

    líderes do futuro

    Imagem de Alfredo Soares, vice-presidente Institucional da VTEX

    Ruptura com o passado e escuta ativa

    O diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão avalia que, por conta da rápida digitalização das empresas, haverá uma ruptura com o passado. “A digitalização pressupõem que as empresa ganhem uma outra atmosfera para se tornarem imateriais”, aponta ao dizer que assim, elas tornam-se mais democráticas no seu acesso.

    Esta adaptabilidade comentada por Jacques também ilustra a visão do vice-presidente de Clientes Multisetor na Atento. Ele afirma que as empresas presas aos velhos paradigmas e padrões vão sumir. “Olhe para frente e revisite a sua estratégia para ficar conectado com as tendências. Não dá para não estar aberto para a inovação. Hoje, cada pessoa pode ajudar a desconstruir o seu modelo de negócios e potencializar novas receitas. É a capacidade das empresas de ouvirem e promoverem novas possibilidades”, diz.

    Assim como Luiz, o vice-presidente Institucional da VTEX também aponta para a necessidade dos líderes de escutarem as pessoas. “Não a toa há uma valorização dos conselheiros, e isso está se expandindo. As pessoas são os efeitos colaterais das influencias que sofrem”, comenta.

    Comportamentos e habilidades para os líderes

    Antes do encerramento do bate-papo, os participantes deixaram as suas respectivas sugestões sobre os comportamentos e as habilidades mais importantes para os líderes do futuro. Veja as indicações de cada um abaixo:

    Tatiana Gracia, diretora de Marketing Excellence na Mondelēz Brasil

    Comportamento: escuta ativa

    Habilidade: reciclagem para si para ser algo diferente

    Luiz Antonio Costeira Urquiza, vice-presidente de Clientes Multisetor na Atento

    Comportamento: autenticidade

    Habilidade: coragem

    Alfredo Soares, vice-presidente Institucional da VTEX

    Comportamento: ser acessível

    Habilidade: aprender com os profissionais iniciantes


    +LIDERES DO FUTURO

    Novos modelos de liderança: como eles ajudam na inovação e os seus efeitos nos negócios
    Confira dicas de especialista sobre mindset e liderança ágil
    Driblando a crise: empresas inovam e investem em novos mercados
    Startup abraça causas sociais e envolvimento com comunidades

    comportamentos
    habilidades
    Liderança
    líderes do futuro
    nova economia
    soft skills
    Whow! 2020
    Cultura

    Economista desenvolve curso de empreendedorismo para alunos do ensino fundamental e médio

    Cultura

    A pandemia aumentou a desigualdade entre profissionais de TI, segundo pesquisa

    Cultura

    Coreia do Sul é o país mais inovador do mundo; Brasil se manteve na 46ª colocação em ranking internacional

    Cultura

    Como desenvolver o intraempreendedorismo nos colaboradores

    Cultura

    Banco Central posterga Open Banking para 2021

    Cultura

    Como a cultura de feedback beneficia as empresas

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR