• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Whow! Festival 2020
    MENU
    Nestlé

    Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

    ecossistema de inovação
    Conheça o ecossistema de inovação de Alagoas
    18 de agosto de 2020
    negócios sociais
    Negócios sociais ganham plataforma de financiamento coletivo
    18 de agosto de 2020
    Corporate

    Como a Nestlé usa a inovação aberta e tendências para se manter competitiva

    Maior empresa de alimentos e bebidas do mundo lança novos projetos e cria startup própria para manter liderança no mercado e passar pela crise da Covid-19

    por Luiza Bravo em 18 de agosto de 2020

    No século XVIII, o economista britânico Thomas Malthus desenvolveu uma teoria segundo a qual a produção de alimentos (que cresceria em progressão aritmética) não seria capaz de acompanhar o crescimento em progressão geométrica da população mundial, o que resultaria em problemas como fome e miséria. Suas previsões, no entanto, não se concretizaram. A tecnologia ajudou o homem a acompanhar esse crescimento e a lidar, inclusive, com períodos de crise, como guerras e tragédias climáticas. 

    A Nestlé, maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, acompanhou de perto essa revolução no setor. Hoje, aos quase 100 anos, a companhia está presente em 191 países e tem um portfólio de mais de duas mil marcas. Mas, como se manter à frente de um mercado tão importante por tanto tempo, em nível global? A resposta pode estar na capacidade de inovação. O Whow! conversou com a diretora de Transformação Digital da Nestlé, Carolina Sevciuc, sobre as conquistas e os desafios nesse segmento.

    Inovação: um ingrediente fundamental

    De acordo com a executiva, a cultura da inovação e o estímulo ao empreendedorismo são fortemente trabalhados dentro da companhia. O time de inovação identifica tendências e orquestra as novas ideias para produtos e serviços na empresa, que é desenvolvida em todas as áreas. 

    Além desta área, a equipe de Transformação Digital engloba outras quatro subáreas. O objetivo, com a divisão, é proporcionar mais robustez e agilidade às iniciativas. “Com o data lab, ampliamos nossa inteligência de dados; com vendas digitais, enriquecemos nossa atuação crosschannel e com IT, a estratégia digital. E através da Nature’s Heart fortalecemos o propósito da Nestlé”, explica Carolina.

    A empresa, que só no Brasil emprega mais de 30 mil colaboradores diretos, também participa ativamente do ecossistema de inovação do país: mais de 300 startups já passaram pela empresa de alguma forma. A companhia também já desenvolveu diversas soluções por meio de inovação aberta com diferentes parceiros, como universidades e empresas de diversos portes. A diretora de Transformação Digital diz que essa maneira de atuar ajuda a encontrar soluções para os problemas da companhia.

    “A inovação aberta nos coloca em contato com um mundo quase infinito de possibilidades que não enxergaríamos sozinhos.”

    Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé

    Nestlé

    Foto Octavian Rosca: Unsplash

    Startup dentro da Nestlé

    A Nestlé também tem acelerado diversas startups e scale-ups: só este ano, serão quase 40. O 4º edital de aceleração com a Endeavor, inclusive, está aberto. Na última edição, a multinacional de alimentos e bebidas buscou negócios de tecnologia que ofereçam produtos e serviços com foco no consumidor final nos segmentos de e-commerce, marketplaces, bem-estar, pet, comunicação, games e entretenimento. 

    No ano passado, a primeira startup da Nestlé começou a funcionar: a Vem de Bolo, uma plataforma que conecta boleiros aos consumidores. “Criamos o marketplace depois que observamos este mercado por mais de um ano, buscando entender quem são os doceiros, quais são as dores do negócio, no que precisam de suporte e como a tecnologia pode ajudá-los com seus problemas. Com ela, também aprofundamos nosso entendimento sobre os consumidores no momento da busca e compra de bolos e doces, principais necessidades não atendidas e o que buscam nesta ocasião de compra”, comenta Carolina.

    A startup foi criada com  premissas das metodologias ágeis, e segue funcionando assim. Todo o planejamento é feito em sprints de 21 dias, que buscam entender o que está funcionando, o que não está e como melhorar.

    Planos em meio à crise

    A pandemia do novo coronavírus trouxe desafios para a Nestlé. A executiva conta que a multinacional está se preparando para evoluir com base em novos comportamentos que estão surgindo. “No momento atual estamos focando nossos esforços em vendas digitais, trazendo inclusive colaboradores de outras áreas para reforçar a equipe. Além disso, continuamos com o movimento de inovação além de produtos, pensando em novos modelos de negócios e serviços”, diz.

    Segundo ela, o “Empório Nestlé” tem sido um espaço importante para o teste de modelos omnichannel. Até março deste ano, as entregas da loja virtual eram feitas apenas na capital paulista, quando foram expandidas para todo o Estado. No fim de julho, a empresa ampliou o atendimento para toda a região Sudeste e abriu uma dark store na Zona Oeste da cidade de São Paulo e assim ampliar a capacidade de entrega expressa na capital. 

    Presente em 99% dos lares brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, a empresa assumiu a sua responsabilidade para atuar na crise e reduzir, dentro do possível, os impactos para seus parceiros de menor porte. “A frente de inovação buscou soluções que pudessem apoiar a comunidade, entrando em projetos como o “Apoie um Restaurante” (em parceria com Nespresso e Stella Artois), incorporando os segmentos de cafeteria e confeitaria. 


    +INOVAÇÃO

    Como implementar a inovação na prática dentro das empresas
    Você conhece a ISO da Inovação?
    Como desenvolver a colaboração efetiva nos times de inovação
    Você sabe mesmo o que é cultura da inovação?

    corporate
    Especial: desafios para inovar
    inovação aberta
    startup
    Tendências
    Corporate

    Você sabe o que é a Sociocracia 3.0?

    Corporate

    5 laboratórios de inovação corporativa em finanças

    Corporate

    Demanda por profissionais de CX e CS aumenta 221%

    Corporate

    Via Varejo aposta em superapp e parcerias com startups

    Corporate

    Facebook é acusado de discriminação por Governo dos Estados Unidos

    Corporate

    Web Summit: Novidade nas oportunidades de inovação da Philips e Citi durante a crise

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Conheça o clube dos 500 unicórnios globais

    Startups

    10 startups brasileiras de educação de destaque

    Startups

    HubLocal, a startup que cresceu 1000% durante a crise

    Startups

    Startups de esportes encontram lar nos Estados Unidos e Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    João Kepler

    Partner e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Graziela Di Giorgi

    CGO da SCOPEN e autora de O Efeito Iguana

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    Bill Fisher

    professor de gerenciamento de inovação do IMD

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR